x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 54

RESGATE PELO SOCIO DO VIDA E PREVIDENCIA NA EMPRESA

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 8 horas Quarta-Feira | 5 agosto 2026 | 09:16

Bom dia, Loren

Favor informar:
a) regime tributário da empresa;
b) quem pagava as mensalidades;
c) data e natureza do resgate;
d) quando se iniciou o plano;
e) se havia controle contábil do saldo deste plano;
f) se o plano ofereceu extrato.

No aguardo.

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Loren Francisco

Loren Francisco

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 horas Quarta-Feira | 5 agosto 2026 | 12:16

Boa tarde Ricardo,

A Empresa é do Simples Nacional. A empresa depositou um valor unico em 2022, e o resgate se deu direto na conta de um sócio, sem me avisarem e sem extrato.
O saldo do plano consta no Patrimônio, e agora eu preciso dar baixa.

Agradeço pela atenção

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 4 horas Quarta-Feira | 5 agosto 2026 | 13:52

Boa tarde, Lore.

Obrigado pelo retorno.

Pelas informações apresentadas, prefiro me abster de sugerir um lançamento contábil.

O caso envolve aspectos que vão além da simples baixa de um ativo, pois o resgate de um investimento pertencente à empresa foi creditado diretamente na conta bancária de um sócio. Sem conhecer a documentação do plano, a titularidade do contrato, o comprovante do resgate, o extrato da aplicação e a justificativa para o crédito em conta particular, não é possível concluir qual foi, de fato, a natureza da operação.

Nessas condições, qualquer lançamento seria mera suposição e poderia mascarar uma eventual confusão patrimonial ou outra irregularidade documental.

Minha sugestão é, primeiramente, obter junto à instituição financeira toda a documentação relativa ao plano e ao resgate. Somente após essa análise será possível definir o tratamento contábil adequado.

Bom trabalho.

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies