x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 170

Contabilização Empréstimo Bancário

Thais Domingues

Thais Domingues

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 3 dias Sexta-Feira | 11 setembro 2026 | 10:00

Bom dia a todos! 
Uma empresa do regime de tributação Lucro Real contratou um empréstimo bancário sendo o Valor liberado em conta de R$ 2.827.100,00;
Valor total financiado R$ 3.010.239,41 ( Valor liberado em conta + IOF R$ 101.068,25 + ECG R$ 82.071,16); Valor total a ser pago R$ 4.950.369,02 ( Valor financiado + juros). O cronograma de pagamento é de 70 parcelas. Mas o cliente me disse que pretende quitar antes desse prazo. 
Minha dúvida é como contabilizar para que não haja um impacto incorreto na apuração de resultado dessa empresa. 
Algum colega que possa me orientar qual será a melhor forma de contabilizar essa operação? 

Glauber Maranha Santos

Glauber Maranha Santos

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 4 horas Segunda-Feira | 14 setembro 2026 | 11:42

Os vencimentos contratuais vale a regra, em minha interpretação, mesmo que os sócios tenham a vontade de realziar o pagamento antes mesmo das 70 parcelas. 
12 no CP e 58 no LP. Mediante realização de cda parcela e mês vai baixando e também "subindo" para o circulante.

Thais Domingues

Thais Domingues

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 2 horas Segunda-Feira | 14 setembro 2026 | 13:14

Boa Tarde Glauber! Obrigada pelo seu retorno! 
Se puder me ajudar também com a questão do IOF e ECG, qual a melhor conta para utilizar no lançamento? 
Pois no meu entendimento não posso utilizar uma conta de resultado para contabilizar esses encargos ao valor liberado em conta, que irei registrar no passivo. Pois isso trará um prejuízo muito grande na apuração do período. 
Ou dessa forma seria correto ? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies