x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 54

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 horas Quarta-Feira | 7 outubro 2026 | 08:41

Pessoal bom dia estou com uma empresa do lucro real, que não faz a contagem de estoque, e a contabilidade nos fechamentos trimestrais de anos anteriores fizeram alguns lançamentos de custo contra o estoque muito elevado para a empresa pagar menos tributo ai hj o estoque hoje esta baixo,   
alguns artigos que li o pessoal fala para D - estoque e C - CMV só que aqui aumentaria o lucro e paga mais tributo do que ja foi recolhido , e outros dizendo para D - estoque e C - ajuste de exercícios anteriores... alguém sabe dizer

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 9 horas Quarta-Feira | 7 outubro 2026 | 09:52

Bom dia, Geovany

Abstenho-me de pautar alguma opinião porque o Lucro Real é um sistema tributário complexo e depende totalmente de contabilidade completa e estritamente com base nos Princípios técnicos e previsões legais.

Nesse contexto, mesmo que eu o auxilie na compreensão de contabilização de custo de mercadorias vendidas, considerando que as suas informações estão incoerentes ou incompletas, é grande o risco de induzi-lo a erro, pois um problema tão grave quanto o seu não pode ser solucionado em um fórum de debates públicos.

Enfim, como são informações sensíveis, o ideal seria procurar algum profissional de sua região para orientação pessoal.

Boa sorte

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies