FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Imposto de Renda Retido na Fonte no Lucro Presumido
Renan Elias
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Tributos
há 4 dias Quinta-Feira | 17 julho 2025 | 12:06
Olá Pessoal!
Poderiam me tirar uma dúvida?
Estou com uma empresa na qual ela é optante pelo Lucro Presumido e que exerce atividade geral. Durante o ano de 2024 essa empresa não auferiu receitas de faturamento, tivemos apenas receitas de aplicação. Fato é que o ano de 2024 virou e fiquei com R$13.000 reais de IRRF, este valor não vira saldo negativo, neste caso posso ir utilizando para abater com a apuração de IRPJ trimestral no ano de 2025?
João H Jr
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 dias Quinta-Feira | 17 julho 2025 | 13:44
Renan,
O saldo remanescente do IRRF sobre aplicação financeiras, não compensado no IRPJ, deve ser objeto de pedido de restituição/compensação, via PERDCOMP, na opção de pagamento indevido ou a maior.
Nilson Marcos da Silva
Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 6 horas Segunda-Feira | 21 julho 2025 | 15:20
Sobre o post acima, o PERDCOMP web, ao informar esta opção " pagamento indevido ou a maior", no caso de aplicações financeiras o programa pede para selecionar o pagamento, o que não está sendo possivel, pois não ha DARF recolhido para detalhar o credito.
Alguem encontrou uma solução?
Regina Mukai
Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 6 horas Segunda-Feira | 21 julho 2025 | 15:26
Boa tarde, Renan
Sobre o post acima, o PERDCOMP web, ao informar esta opção " pagamento indevido ou a maior", no caso de aplicações financeiras o programa pede para selecionar o pagamento, o que não está sendo possivel, pois não ha DARF recolhido para detalhar o credito.
R: No bloco P300 (linha 10) da ECF ref ano de 2024, você deve informar o total das retenções. mesmo que no periodo não houve faturamento. o saldo da P300 ficará invertido (-) no IMPOSTO DE RENDA A PAGAR, esse será o saldo que você deverá usar em Perdcomp. Não se fala em pagamento indevido ou à maior, e sim em saldo negativo IRPJ .
Espero ter ajudado.
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 6 horas Segunda-Feira | 21 julho 2025 | 15:49