x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 54

13º no eCAC como rend. tributavel e no informe do INSS como trib. exclusiva

FERNANDO CESAR DE SOUZA MESQUITA

Fernando Cesar de Souza Mesquita

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 dias Segunda-Feira | 6 abril 2026 | 10:55

Bom dia,
o informe de rendimentos do INSS de uma cliente nosso está constando o 13º como tributação exclusiva, mas no informe do eCAC está como rendimento tributável. Inclusive, na pre preenchida puxou como rendimento tributável.
Como vocês estão fazendo nessa situação ? Pois tenho quase certeza que se eu lançar pelo informe do MEU INSS, vai cair na malha. Mas, até onde sei, 13º sempre foi tributação exclusiva.

Jeferson de Souza da Silva

Jeferson de Souza da Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Gerente Administrativo Financeiro
há 2 dias Segunda-Feira | 6 abril 2026 | 14:35

Até onde sei 13º é tributação exclusiva. Se você colocar como rendimento tributável vai aumentar o imposto devido. Se de fato for 13º, siga conforme o informe de rendimentos e se cair em malha fina envie a documentação para comprovação. Antes de enviar, logue no sistema Meu INSS e pegue todos os extratos de pagamentos. Faça o cálculo para ver se o valor do informe está de acordo. Em caso de malha fina, envie além do informe, os extratos de pagamento para comprovação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade