x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 326

declaração final de espolio

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 semana Sábado | 2 maio 2026 | 17:48

Boa noite, alguém puder me ajudar eu agradeço sobre Declaração Final de Espolio:
Meu pai e minha mãe eram desobrigados ao envio da declaração de ajuste a anos não enviavam.
Meu pai faleceu em dezembro de 2024, demos início ao inventario em 2025 e a minha mãe era a meeira. Neste meio tempo minha mãe
faleceu (ago/2025). Assim fizemos o inventario/partilha no cartório inventário em conjunto (pai e mãe). O inventario foi finalizado em dez/2025. 
Minha dúvida é com relação a declaração final d espolio:
1-tenho que fazer uma declaração de espolio para cada um ou uma única declaração?
2-no caso de uma para cada, vou pegar as informações no inventario (1ª e 2ª sucessão) e informar os valores de cada partilha, mas se
for em uma única declaração como fazer?
Obs. bens apenas uma casa onde no inventario do meu pai(1ª sucessão) foi utilizado o valor venal de 2024, já na 2ª sucessão foi
utilizado o valor venal de 2025 (que é maior do que 2024)

Se alguém puder ajudar eu agradeço e muito....obrigado

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 semana Sábado | 2 maio 2026 | 20:33

Edson,
Lamento pelos acontecimentos.
Serão duas declarações. Você deverá apresentar uma DFE para o seu pai, com a transmissão do bem inventariado e outra para a sua mãe de igual forma, com a partilha da meação que a coube.
Poderão ser atribuídos os valores do custo de aquisição ou o de mercado. Neste último. poderá incorrer em ganho de capital, a depender do valor, já que se trata de único imóvel. 

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 semana Sábado | 2 maio 2026 | 22:34

João, primeiramente agradeço pelo sentimento, obrigado

entendi com relação as duas DFE, em ambas declarações o correto não é informar os valores que foram mencionados no inventario?

não entendi o que vc quis dizer com: Poderão ser atribuídos os valores do custo de aquisição ou o de mercado

pq nos inventarios foram atribuidos o valor venal (iptu), em qual momento poderia usar o valor de mercado?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 semana Domingo | 3 maio 2026 | 16:29

Edson,
Na DFE você pode optar em transferir os bens pelo custo de aquisição (valores pagos e informados na ficha de bens e direitos do falecido) ou pelo de mercado. Optando pelo de mercado, deverá apurar se houve ganho de capital em nome do espólio.
Como mencionou que não há declarações entregues anteriormente, deverá identificar e calcular o custo de aquisição, se este for escolhido.
Custo de aquisição, valor de mercado e valor venal, são avaliações distintas.
Se utilizar o valor venal, deve verificar se não houve ganho de capital.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade