x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 694

acessos 165.728

Contabilidade e Tesouraria de Igreja Evangélica

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 10:14

Tenho uma igreja que estou começando a cuidar da contabilidade, porém, o CNPJ da instituição só saiu no final do ano passado 2009, só que ela já tem alguns ativos... como posso fazer para regularizar isso na contabilidade, pois na maioria dos casos não tem documentos contabil habil...

Num caso semelhante, eu orientei uma igreja recentemente a utilizar um termo de doação cujo valor seria do preço médio do mercado para bem usado. Obviamente seria necessária a nota fiscal acompanhando-o, mas na falta desta, achei melhor documentar com o termo assinado em 02(vias) por um membro doador (pessoa física).
Se algum dos colegas tiver solução mais apropriada "sou todo ouvidos".

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 10:29

Bom dia Sr Osvaldo, muito obrigada pelos esclarecimentos.
só mais uma dúvida, então quer dizer que no caso do sustento pastoral nem precisa fazer sefip??

Exato. Pois o mesmo não é empregado ou prestador de serviço.

visto que a Igreja não tem obrigação de reter e recolher .. os pastores recolherão como contribuinte individual, terão que cadastrar um NIT para isso ??

Sim.
Pode ser feito neste link:

http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

só pode ser 11% caso a base de cálculo seja 1 salário mínimo??

Sim, pois é a contribuição mínima.

no caso dos 20% exceder o teto da tabela, ele deve recolher pelo valor máximo da tabela??

Sim.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Wanessa Amélia

Wanessa Amélia

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)