x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 694

acessos 165.730

Contabilidade e Tesouraria de Igreja Evangélica

Wanessa Amélia

Wanessa Amélia

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 13:58

Bem, só estou expondo que, em todas as leis que vi, não é mencionado o que pode integrar a prebenda do dirigente de uma igreja, se fala é de lucro real, presumido, de cálculo de Imposto de Renda CSLL, etc, em uma linguagem que não é de uma entidade. Mas, encerro por aqui esse assunto, vou dar mais uma olhada no "Manual das Entidades do 3º Setor" de Valdo Romão. Obrigada.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 14:12

Wanessa Boa Tarde
Aqui ninguem está querendo entrar em contraditórios, mas sim, como o Forum é uma ferramenta de esclarecimentos eu lamento se não pude esclarecer a sua duvida. Só que neste mesmo topico existe varias soluções para o mesmo problema. Agora acatar as respostas depende de cada um. Faça conforme o seu entendimentoComo vc. citou o livro do Dr. Valdo Romão, então verifique a pagina 63, talvez lá vc. resolva seu questionamento.
abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 08:08

Bom Dia
Tenho uma consulta do seguinte e estou em duvida; Uma igreja com uma sede (matriz) e ll filiais. O questionamento é o seguinte. Existe somente um numero de CNPJ mais com extenções para as filiais. Cada filial deve ter uma administração propria ou pode se reportar tudo a sede matriz. aguardo
abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 08:26

Bom dia, Osvaldo.

Eu entendo da seguinte forma: uma empresa com matriz e duas filiais - os donos são os mesmos, mas por questão de organização, cada uma acaba tendo um gerente ou demais administradores, mas a decisão final sempre é dada pelos donos, q normalmente ficam na matriz.
Numa igreja creio q funcionaria da mesma forma, por exemplo, digamos q se tenha uma paróquia com 1 pastor e umas 5 congregações. Cada congregação tem sua diretoria, para resolver problemas específicos daquela congregação, mas a paróquia tem sua diretoria tb, e como a paróquia é uma organização mais ampla e tb responsável pelo pastor, ela toma decisões mais gerais, q as demais congregações seguirão. N sei se deu pra entender.

Espero ter ajudado.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 08:46

Bom Dia Aline
Obrigado pela resposta. Mas ainda em duvida. é assim; uma igreja evangelica matriz e com 11 igrejas com extenções no mesmo cnpj. as receitas e despesas estão sendo enviadas a matriz para serem contabilizadas junto com as despesas e receitas da matriz e as acessorias estão sendo entregues somente com o cnpj. da matriz. Acho que agora consegui ser mais claro ok.
abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

há 15 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 09:05

Osvaldo.

Pelo que entendi, essas filiais só o são extraoficialmente, elas n tem CNPJ de filiais. Sendo assim, eu entendo q tudo deve ser feito na matriz. Por questão de organização elas podem ter controles próprios, mas a contabilidade deve ser feita na matriz. Será q agora entendi e consegui ajudar?

Evandro

Evandro

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 11 maio 2009 | 21:37

Pessoal do forum, quem poder me ajudar eu agradeço estou precisando de um modelo de uma ATA e de um ESTATUTO atualizado para abertura de uma IGREJA. Obrigado.

Evandro

WILLIAM JORGE PINHEIRO ABDON

William Jorge Pinheiro Abdon

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 12 maio 2009 | 18:56

Boa noite. Shalom a todos os amigos, colegas e irmãos!

Gostaria de saber quando começa o período de de calaração DIPJ (imunes e isentas). Apartir de que valor se deve declarar os bens comprados pela igreja? E os bens que foram doados sem documentos, devem ser declarados na DIPJ? Se sim, Como?

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 13:22

Boa Tarde
Gostaria de saber se temos que esperar a RFB. disponibilizar o Programa da DIPJ 2009 e se tem alguem com alguma informação, já que o término de vencimento de entrega é 30.06.2009. Aguardo.....abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 21:48

Boa noite Osvaldo,

Por enquanto o programa DIPJ 2009 ainda não foi disponibilizado pela Receita Federal à seus contribuintes.

A "demora" se deve, inclusive as alterações trazidas pela MP 449 editada no "apagar das luzes" em Dezembro de 2008, que trouxe importantes mudanças quanto a tributação, entre outras a instituição do Regime Tributário de Transição - RTT.

Mas a despeito de estarmos com o calendário de obrigações acessórias mais "apertado" que nunca, não se fala em prorrogação dos prazos.

Assim, é importante que tenhamos já as informações que deverão ser prestadas na DIPJ 2009.

...

Editado por Saulo Heusi em 14 de maio de 2009 às 11:38:08

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 08:16

Saulo
Tambem gostaria de parabeniza-lo por que vc. atingiu a marca de 5000 mensagens. Realmente a sua importancia para todos nós é muito grande. Que Deus possa reconpensa-lo por sua ajuda a todos do Forum, Parabens e Saude e que Deus o abençoe.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Fábio Lima

Fábio Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Programador(a)
há 15 anos Sábado | 16 maio 2009 | 23:34

Olá, sou novo por aqui e estou atuando na tesouraria da minha Igreja e estou disposto a tentar colocar em ordem essa parte da administração da Igreja e tenho a seguinte dúvida: Nesse Ministério existem dois pastores, um atuando na função de Presidente e o segundo foi "Jubilado" ("aposentado" das funções da Igreja). Os dois recebem uma ajuda de custo. Devo, assim como para o Pastor Presidente, emitir um recibo de sustento Pastoral para o Pastor Jubilado? Desde já, agradeço a atenção.

Editado por Fábio Lima em 16 de maio de 2009 às 23:34:59

Arísio

Arísio

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 01:06

Fábio:

Quanto a questão de sustento pastoral(um título antigo), eu no teu caso trocaria para Côngrua Eclesiástica, o resultado é o mesmo trata-se da mesma coisa mas o termo é mais leve diante de fiiscalização.

Quanto se você deve fazer o referido comprovante ao Pastor Jubililado, não tenha dúvida que sim,pois como a despesa existe,precisa ser comprovada com o referido comprovante.
Não tendo nada a ver se ele já é aposentado pelo INSS, mas se ele segue normalmente seus trabalhos na igreja,agora não mais na admi istração, mas como jubiliado no apoio direto,como caso de suporte no ministério de aconselhamento......ele é digno de duplicada honra.........
Até mais...........

....A humildade é essencial para um excelente aprendizado...pois é vivendo e aprendendo..
Jackeline Quinteiro Sales

Jackeline Quinteiro Sales

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Financeiro
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 09:35

Bom dia

Alguém responda hj ainda se possível por favor...

Se uma pessoa tiver interesse de doar uma casa para a Igreja, e essa pessoa tem o recibo de compra e venda, mas não tem a escritura, como deve ser o procedimento, quais documentos ela deve assinar e a Igreja passar a ter pleno direito sobre o imóvel?

URGENTE

Jackeline

Deus existe e é fiel!! amém
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 09:56

Jackeline Quinteiro Chaves.

Bom dia.

Bom dia

Alguém responda hj ainda se possível por favor...

Se uma pessoa tiver interesse de doar uma casa para a Igreja, e essa pessoa tem o recibo de compra e venda, mas não tem a escritura, como deve ser o procedimento, quais documentos ela deve assinar e a Igreja passar a ter pleno direito sobre o imóvel?

URGENTE

Como sugestão, gentileza verificar no cartorio de imovel de sua jurisdição essa informação, lá certamente o escriturário/tabelião, poderá lhe dizer quais procedimentos legais deverás trilhar para que essa transação seja feita com transparência.

Boa sorte.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

há 15 anos Quarta-Feira | 20 maio 2009 | 15:34

Olá, colegas!

Estou procedendo a escrituração de uma igreja evangélica que não dispunha de contabilidade e como tal, estou elaborando um balanço de abertura.
Ocorreu-me uma dúvida ao inventariar os bens: como avaliar o valor de instrumentos musicais e equipamentos de som? Como calcular sua depreciação? Alguns dispõem de notas fiscais e estou tendo dificuldade em depreciá-los para apurar seu valor contábil.

Desde já, agradeço,

William.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
ELAINE D E DA SILVA

Elaine D e da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 22 maio 2009 | 19:18

Boa noite a todos, este forum e uma verdadeira benção...
Sou recem formada e gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
1- Tendo a igreja varias filiais, o balanço patrimonial, DRE, DIPJ, livros razão e diario devem ser feitos pela matriz ou cada filial realiza tais obrigações? (O livro caixa é feito pela filial.)
2- Com relação ao imposto de renda sob sustento pastoral, a contadora de minha igreja sempre efetua o pagamento no 3º dia util do mês subsequente ao perido de apuração, li aqui que o vencimento é no dia 10. Peço a gentileza de me informarem onde obtenho essa informação, para questiona-la?

Gilnei Robson

Gilnei Robson

Bronze DIVISÃO 2 , Tesoureiro(a)
há 15 anos Sábado | 23 maio 2009 | 19:33

Olá e a paz para todos!

Tenho algumas dúvidas e ficarei muito grato se puderem me ajudar... não sou contador, porém trabalho no administrativo de uma igreja e estamos com alguma s dificuldades:

1- No livro Caixa só se contabiliza entradas e saídas que são feitas em dinheiro?

2- Qual a diferença entre o livro diário e o Caixa?

3- A igreja pode usar apenas o Diário?

4- Esta dúvida refere-se ao ítem 1, ok? Contabilizamos as entradas e saídas com dinheiro no livro caixa e em seguida todos tipos de entradas e sáidas no diário, tais como doações, cheques, depósitos e retiradas e etc... está correto

5- Se alguém tiver modelo de plano de contas eclesiástico poderia me enviar?

Por favor me ajudem nestas dúvidas que aparentemente são básicas mas que preciso saná-las.... tenho outras tb que serã enviadas. Abraços e apaz

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 09:26

Elaine,

De acordo com a sua ordem de perguntas:

1- A contabilidade deve ser centralizada na MATRIZ, porém isso não impede que a filial(congregação) possua o seu livro caixa para controle interno, contudo que toda movimentação seja encaminhada a Matriz para contabilizar. Quanto ao DIPJ também é centralizado na Matriz, não devendo ser informada pela filial.

2- A retenção do Imposto de renda na fonte do "sustento pastoral" também é recolhido -pela Matriz, código 0588, período mensal, vencimento dia 20 de cada mês veja: Agenda Tributária

Espero ter ajudado.

Elias

Wanessa Amélia

Wanessa Amélia

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 13:18

Alguém aqui sabe me informar se existe algum tipo de financiamento p/ construção de igreja? Ja me informei na caixa econômica e disseram não ter...

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 14:52

Wanessa

Os bancos oficiais não fazem emprestimos para igreja, ou seja para entidades sem fins lucrativos de um modo geral, é norma nesses bancos, porém existem alguns bancos particulares que vc pode consultar, como por exemplo o bradesco, esse consultei em uma determinada ocasião e o gerente me informou que é possível, mas contudo será preciso uma avaliação, a primeiro exigencia é a igreja possuir conta no banco e por aí segue outras exigencias. Não tenho maiores informações pois não fui ainda pessaolmente no banco, essa informação obteve na ocasião por telefone pois a nossa igreja tem interesse de aquirir um imóvel para construção da nova sede.

Tenho uma informação que o Panamericano empresta. O temido nesses financiamentos são os juros absurdos.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 maio 2009 | 11:15

Rosemeire Francisca da Silva, muito bom dia.

Seja muito bem vinda ao Fórum Contabeis, faça deste seu canal de pesquisa.

Bom dia,

Estou com dúvida a respeito do sustento pastoral, dependendo do valor que a igreja paga, temos que recolher imposto de renda?

Obrigada

Esse tema "Sustento Pastoral" já foi bem debatido nessa sala denominada "contabilidade tesouraria de igreja"., faça uma busca/pesquisa, você ficará surpresa com a grande quantidade de assuntos encontrada.

Se preferir comece por Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=sustento+pastoral" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">aqui

Bons estudos

Editado por Claudio Rufino em 28 de maio de 2009 às 11:18:26

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Quinta-Feira | 28 maio 2009 | 15:05

Boa Tarde
Ultimamente venho me deparando com certas coisas, que não aconteciam. Por exemplo; Uma Igreja contrata um pedreiro sem nenhum tipo de registro, o famoso homem dos trabalhos "bicos". Ai o Pastor, recebe o preço 1.000,00 pela mão de obra da reforma de uma sala. Eu pergunto, teremos que reter os 20% da Igreja e os 11% do Pedreiro e recolher a GPS em nome da Igreja.?? O documento a ser dado pelo pedreiro é um simples recibo e ainda o pedreiro"chia" pois não quer que desconte nada dos serviços. Como Proceder?? e no caso do I.R. tenho quase que certeza que deve-se aplicar a tabela e reter o devido e recolher.ok.// aguardo a resposta breve abraços.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Página 9 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade