x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 25

acessos 4.838

prestação de contas dos partidos políticos como é feita?

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 20 abril 2015 | 15:58

Boa tarde Leonardo,

ela segue o mesmo princípio do partido que possuí movimentação, só que nesse caso as informações serão zeradas.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 10:34

No site do TSE tem como fazer download dos relatórios necessários para entregar no cartório eleitoral.
Baixa ele, e na pasta zipada extrai tudo. Depois é só preencher com os dados do partido. Nos próprios cartórios eleitorais disponibilizam um check list do que precisa ser feito, aí é só acompanhar o que está lá.
Espero ter ajudado.

Silvana Oliveira

Silvana Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 13:19

Prestação de contas zeradas podem não ser aceitas, pois mesmo que o partido não tenha recursos financeiros ele tem a sede do partido, água, energia elétrica que são recursos estimáveis em dinheiro e devem ser apresentados pelo período em que o partido ficou ativo, além de gerar os recibos no site do TRE. Além do que é obrigatório que o partido abra conta bancária - ao menos outros recursos - e só isso isso gera gastos.

Silvana...
Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 5 maio 2016 | 16:51

Isso é verdade, depende muito da comarca. Mas, aqui é válida, pois muitos nem sede têm.

A partir de 2016 foi alterado essa prestação. Agora basta preencher uma Declaração de Ausência de Movimentos de Recursos do partido e entregar na comarca assinada pelo presidente e tesoureiro.

CARLA CRISTINA

Carla Cristina

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 18:55

Pessoal, boa noite

Estou pela primeira vez realizando uma prestação de contas de um partido, sou completamente leiga no assunto, será que alguém teria algum check list ou orientação de como fazer a prestação do inicio ao fim para me ajudar?

Desde já agradeço a atenção.

Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 10:23

Bom dia, Carla!

O partido teve movimentação em 2015?
A maioria dos partidos pequenos não têm.
Tenho um passo a passo aqui, mas sou nova no fórum e não sei anexar.. kkk

Silvana Oliveira

Silvana Oliveira

há 9 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 11:15

Oi Carla!

Tem os modelos neste link aqui...

www.tre-mg.jus.br

neste outro tem o sistema onde vc vai emitir os recibos eleitorais e ainda a resolução com a legislação especifica.

Inicialmente vc deve ver se o partido esteve em atividade em todo período... Vc tira a certidão no site do TRE.

Geralmente o Adv passa pra vc os contratos de locação e os recibos emitidos pelo TRE e vc faz os lançamentos.

Seja movimentação financeira ou estimáveis em dinheiro.

Veja com o advogadp que vai assinar com vc!

Boa sorte!

Silvana...
Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 11:26

Silvana, sobre os recibos, por exemplo, neste ano de eleições, tem um sistema específico do TSE?
Alguns amigos disseram que eu poderia fazer no word mesmo.

O link dos recibos não apareceu na mensagem acima.

Me ajuda aí.

Silvana Oliveira

Silvana Oliveira

há 9 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 11:41

Não...

Para a Prestação de contas do exercício de 2015 ... vc vai utilizar o sistema disponibilizado pelo TSE.

Vc vai cadastrar o Partido e fazer a emissão das faixas de recibo q vc precisar. Link abaixo

www.tse.jus.br

Nem pensar em fazer no word.

se atente as datas.

Para prestação de contas do Período Eleitoral -

Geralmente o TSE disponibiliza uma sistema tbm, mas ainda não está disponivel

http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/eleicoes-2016

Silvana...
CARLA CRISTINA

Carla Cristina

há 9 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 17:37

Olá pessoal

muito obrigado pelas respostas, vou tentar fazer aqui e na duvida vou perguntando vocês.

No momento estou com a seguinte duvida, onde baixar o programa para prestação de 2015? pois no site do TSE só consegui baixar o de 2014.

Paloma, seria possível me mandar o check list por email? pois como disse, tenho muitas duvidas e não sei por onde começar.

O email é @Oculto

Desde já agradeço a atenção.

Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 11:19

Bom dia, Carla!

Enviei para teu e-mail.
Qualquer dúvida, estamos aqui.

Silvana, muito obrigada!

Na questão, o partido que irá emitir os recibos, certo?
Eu falava sobre o contador, estes devem emitir RPA?

Seria bom iniciarmos um fórum sobre este ano eleitoral, para tirarmos algumas dúvidas.
Silvana, você teria um curso para indicar, sobre como fazer prestação de contas de eleições?

Desde já agradeço.

Silvana Oliveira

Silvana Oliveira

há 9 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 16:39

Isso mesmo!

Eu faço da seguinte maneira.

O advogado me passa os termos de cessão de uso e eu faço a emissão dos recibos, pois nem sempre ele fazem, mas se eles fizerem pra vc é melhor!

Outra coisa o SPCE é disponibilizado para a Prestação de contas Eleitorais...

A prestação de contas anual é outra coisa e vc gera os modelinhos lá no site do TSE e faz a parte contábil no seu sistema mesmo...

Tem um grupo no Whats... se quiser deixar seu número..

Silvana...
CARLA CRISTINA

Carla Cristina

há 9 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 18:28

Prezada Silvana boa tarde

Nossa, to muito, muito perdida nisso, nunca fiz mas queria aprender mas ta tudo muito confuso, não acho os programas no STE, estava achando que era no SPCE, agora você me disse que não, me inclui no grupo pra eu trocar umas ideias com o pessoal, será muito útil pra mim agora

0Oculto

Muito obrigada Silvana.

abraços.

Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 19:27

Silvana,

Eu entendo que são duas coisas diferentes: a anual e a eleitoral.
Já fiz a anual, só tinha dúvidas na emissão de recibos e, ainda fiquei com mais algumas, Silvana...rsrs.
O que seria esse termo de cessão do advogado?

Os recibos da eleição são emitidos nesse mesmo site do anual ou no próprio sistema: SPCE?

Quero muito estar nesse grupo. Vou enviar o número. Obrigada!

Acessa esse link e vê tudo lá:

www.tre-to.jus.br

Se o partido político não teve movimento financeiro em 2015:

www.tse.jus.br

Esse recurso de declaração de ausência de movimento, vigorou a partir deste ano, portanto, se o partido não teve movimento em 2015, é só entregar ela, assinar pelo presidente e tesoureira com seus dados.
Alguns cartórios eleitorais exigem procuração de advogado, aqui no meu não.

Abraço.

Silvana Oliveira

Silvana Oliveira

há 9 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 09:39

Termo de cessão é o documento pelo qual a Pessoa Física cede bem móvel ou imóvel para uso temporário do partido politico.

Termo de cessão de uso do imóvel para sediar as instalações do partido,

Entre outros... vale lembrar que a pessoas q está cedendo tem q ser o dono ... proprietário do imóvel e outros...

Silvana...
Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 3 junho 2016 | 19:35

Enteni, Sivana.
Obrigada pelos esclarecimentos. Na declaração tem esse termo mesmo, mas pensei que fosse outro, porque tu falou em recibos e não entendi esta associação.

Me adiciona no grupo, por favor.

Oculto.

Grata!

Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 16:21

Silvana adiciona a gente lá, por favor. O período eleitoral está aí e tenho algumas dúvidas. :D

Obrigada!!!

Paloma

Paloma

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 14:38

Boa tarde!

Tem muitos materiais bons na internet, mas existem alguns casos particulares que não é esclarecido lá, que só a prática ensina.

Me adiciona no grupo, por favor.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 09:32

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Segunda-Feira, 20 de abril de 2015 às 10:16:06, com o assunto: prestação de contas dos partidos políticos como é feita? já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=prestação+de+contas+dos+partidos+políticos+como+é+feita" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade