x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 5

acessos 1.121

Dúvida sobre o curso.

João

João

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 23:59

Não sei se esta é a sala apropriada para este tipo de discussão. Peço desculpas caso esteja quebrando alguma regra.

Vamos lá. Gostaria de tirar quatro dúvidas com os senhores(as).

Há um tempo atrás, na época do ensino médio, acabei descobrindo a profissão de contador. Desde então me interessei muito pela profissão e passo horas e horas pesquisando sobre o mercado de trabalho, grades e até especializações na área. O problema é que após pesquisar bastante, encontrei diversos comentários negativos em relação ao curso/área. Alguns deles são a respeito de que o curso é muito chato(massante) e que é insuportável trabalhar por muito tempo na área. Isso é realmente verdade?

Agora a minha segunda dúvida. O quão difícil é para um formado em contábeis, em uma instituição não tão conhecida, adentrar em alguma grande empresa? Meu maior foco seria trabalhar na área empresarial. Porém não tenho a possibilidade de me mudar para estudar em alguma federal e também não tenho dinheiro para fazer alguma grande faculdade da área. Em contramão, eu faria de tudo para me especializar em alguma boa instituição.

Atualmente auditoria é uma boa área de especialização?

É aconselhável procurar estágio em alguma das big4 desde cedo? O retorno que elas podem me proporcionar vale o esforço?

Até o momento foi o único curso que me identifiquei, porém essas questões realmente me deixam com o pé atrás.

Grato pela atenção de todos.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 08:17

João,

Bom dia amigo tudo bom?

A sua primeira dúvida, é normal, todo curso tem seus críticos negativos. No entanto para quem realmente tem interesse e gosta da profissão(não apenas por necessidade) vai discordar totalmente destes comentários, que seria meu caso, eu por exemplo trabalho a 9 anos no ramo e a cada ano mesmo com toda essa demanda de obrigações acessórias eu sempre vejo como motivos de aprendizados e acabo me apaixonando mais, então se você tem vontade e pensa que isso será um bom investimento na sua vida, vá em frente!

Essa questão de instituições é um pouco relativo, claro que se você for de uma federal terá destaque, mas tudo é questão de indicação e o primeiro emprego para experiência, então não posso lhe afirmar certamente se é fácil ou não, pois para cada indivíduo a "sorte" e oportunidades veem diferentes. Mas se você focar, espalhar currículos e nas empresas mostrar que realmente tem seu interesse em evoluir junto a equipe vai ter sua chance.

Auditoria e Perícia são algumas das melhores áreas da contabilidade, normalmente se procura muito Analista Contábil de setor contábil e Analista de Custos, são umas áreas com bastante peculiaridades.

Estágio tanto faz a empresa ou o ramo, o que irá valer será seu esforço e busca de aprendizado.

No mais fica as dicas que citei, boa sorte e, se for fazer o curso dê seu melhor para que no futuro seja mais um Contador colega de profissão e de nome exemplar.

Sds

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 08:21

Bom dia João,

a primeira coisa que você precisa saber é que contabilidade não é algo fácil, a rotina é sim difícil, mas quando você gosta do que você faz se torna agradável, o problema é quando a pessoa entra nessa sem ter aptidão, sem gostar.
Hoje as grandes empresas tem programas de seleção extremamente rigorosos é claro que ter uma boa instituição no seu currículo vai contar pontos na pré seleção, mas o que realmente vai definir é o pós pré seleção, dinâmica de grupo e entrevista pessoal, então mesmo estudando em uma instituição pouco renomado você tem grandes chances de se destacar.
Eu não sou da área de auditoria, mas sempre vejo reportagens que dizem que este é o momento do auditor, mas toda área tem suas dificuldades e na contabilidade todas as áreas tem um déficit de bons profissionais, então aqui o que vale não é a especialização, mas sim a qualidade do serviço prestado, diferencial.
Trabalhar em uma das Big4 se você tiver oportunidade será ótimo para seu desenvolvimento, os programas de seleção tem alguns requisitos básicos então é interessante verificar se você os preenche para se preparar em caso negativo, ou já tentar caso os possua. Inglês por exemplo é algo que conta muitos pontos.

Boa sorte João, espero ter contribuído!

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
João

João

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Domingo | 13 março 2016 | 00:26

Muito obrigado, Geórgia e Kaik. Vocês tiraram um grande peso das minhas costas. Me sinto mais aliviado agora.

Lizandra Chagas Napoleao

Lizandra Chagas Napoleao

Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 11:34

Olá... Bom dia!

Estou no ultimo ano do curso de Contabilidade, pretendo fazer Pós na parte de Finanças, porém minha duvida é.. Qual?

Me identifiquei muito com Atuariais e Controladoria, mas tenho alguns receios principalmente referente ao mercado de trabalho.

Podem me orientar nesse assunto?

Desde já agradeço... Ótima semana! :)

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 14:04

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quinta-Feira, 10 de março de 2016 às 23:59:50, com o assunto: Dúvida sobre o curso. já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/163047/indicacoes-de-cursos/1

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=CURSO" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade