x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 3

acessos 440

Lei 13.161 Desoneração da Folha de Pagamento

Priscila da Silva Silveira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 15:09

Boa tarde,

Segundo a nova lei da desoneração da folha a empresa só será optante apos o primeiro recolhimento sobre receita bruta no ano que valerá até acabar o ano/calendário, correto?
Porém se a empresa em janeiro e fevereiro não teve faturamento e consequentemente sem recolhimento sobre a receita bruta, não pertence a desoneração mas se por um equivoco ela foi beneficiada ? Tendo o valor patronal da folha compensado.
O que deve ser feito ? No futuro existe a possibilidade de dar algum problema ?
A empresa é simples, anexo IV.

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 17:23

Essa é a parte mais nebulosa dessa Lei e confesso que também tenho dúvida. Já vi interpretações de que mesmo não tendo faturamento, devido a nova redação do § 13 do Art. 9, a opção seria retroativa à Janeiro se em algum mês você faturar. Veja:

§ 13. A opção pela tributação substitutiva prevista nos arts. 7o e 8o será manifestada mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente para a qual haja receita bruta apurada, e será irretratável para todo o ano calendário. [GRIFO MEU]

Como diz para TODO O ANO em vez de TODO O RESTANTE DO ANO, surge a dúvida.

No meu caso, continuamos com a desoneração de um cliente mesmo com previsão de faturamento apenas para abril, baseando-se nessa interpretação (mas que pra mim, ainda não é totalmente segura).

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 17:36

A minha consultoria informou que a desoneração começa a valer a partir do recolhimento sobre o faturamento.
Ex. se em março tiver faturamento valerá a desoneração para o resto do ano e que janeiro e fevereiro se não teve faturamento e recolhimento de receita bruta ele não esta na desoneração.
Estou na duvida pois agora tem tbm a dctf onde é informado se foi feito o recolhimento da receita bruta e nos meses de janeiro e fevereiro não foi informado mas a sefip foi informada como se estivesse na desoneração, se isso der problema futuramente.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 15:16

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quinta-Feira, 17 de março de 2016 às 15:09:43, com o assunto: Lei 13.161 Desoneração da Folha de Pagamento já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Desoneração+" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies