x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 3

acessos 8.052

Declaração IR Parto pode ser considerado despesa do Pai

Daniela

Daniela

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 12:55

Tenho um cliente que vou declarar o IR e ele pagou o parto da filha o ano passado, só que a nota esta em nome da esposa. Pode entrar como despesa da dependente filha ou tem que incluir a esposa para declarar como despesas dela?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 13:18

Boa tarde Daniela!

A esposa de seu cliente não é dependente dele no IR? Caso positivo, você pode sim lançar a despesa com o parto normalmente, sendo que esta despesa é abatida do IRRF (são despesas medicas), contanto que tenham o documento comprobatório (nota fiscal, razão social, cnpj. etc).

Se a esposa dele fazer declaração separado, o correto é lançar esta despesa na própria declaração dela.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Daniela

Daniela

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 13:33

Boa tarde!
Eduardo,

Achei no site da receita em perguntas a seguinte resposta abaixo:

DEDUÇÃO DE DESPESA COM PARTO NA DECLARAÇÃO DO MARIDO

354 — As despesas médico-hospitalares, em decorrência de parto, podem ser deduzidas pelo marido quando a mulher faz declaração em separado?

As despesas médico-hospitalares próprias de um dos cônjuges ou companheiro não podem ser deduzidas pelo outro quando este apresenta declaração em separado. Contudo, como se trata de despesas necessárias ao parto de filho comum, as importâncias despendidas podem ser deduzidas por qualquer dos dois.

Então nesse caso eu posso declarar a despesa do parto na declaração do meu cliente sem precisar de colocar a esposa dele como dependente pois ela não precisa declarar IR.

Obrigada!

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 17:40

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Sexta-Feira, 18 de março de 2016 às 12:55:27, com o assunto: Declaração IR Parto pode ser considerado despesa do Pai já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Declaração+IR+Parto+pode+ser+considerado+despesa+do+Pai" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade