Visitante não registrado
Em 2013 iniciei um pequeno negócio informal de venda de usados no Mercado Livre. Cresceu e, em 2015, faturei quase 100 mil reais. Em 2016 foi próximo disso. Em 2017 foi bem menos. Agora, em 2018, estou encerrando essa atividade devido a crise. Por isso não legalizei, não deu mais certo.
Como ignorante em tributos, demorei a tomar ciência que mesmo assim devia pagar o IR. Só que agora estou praticamente falido, e com 3 anos pendentes.
Será que posso deixar passar? Posso ser preso? Atualmente eu não tenho a mínima condição de pagar tributos abusivos, e nem tenho o CPF dos meus clientes.
Estou angustiado com tudo isso, temendo ser processado por sonegação tributária e ir preso... Eu não sei o que fazer. Preciso apenas de uma luz, mesmo que seja com a realidade cruel.
Fiz uma simulação no site da RF e pelo que entendi, pra um faturamento anual de 100 mil eu devo pagar 17 mil de IR. É isso mesmo? Estou perdido e triste com esse impasse, pois não tenho a menor condição de pagar, caso seja isso mesmo.
Agradeço a quem se disponibilizar em me ajudar...
EDIT: Apesar do faturamento "alto", meu lucro (dinheiro que eu realmente usava pra sobreviver) não passa dos 35 mil reais. O restante eu era obrigado a reinvestir. Então não acho justo eu ser tributado com base no faturamento.