x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 8

acessos 3.663

Livros Fiscais

EMERSON PEREIRA

Emerson Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 01:22

Livros Fiscais.

Boa noite,

Bom tenho um cliente que estou vendo a situação dele em relação aos livros fiscais para escrituração dos mesmos, eu uso o sistema do e-contab, alias muito bom mesmo, agora o que gostaria de saber mesmo, quais os livros que devo comprar pra escriturar essa empresa, ou eu posso usar o do sistema, mas queria realmente saber quais..? esse cliente ele é comércio varejista de material elétrico e na segunda opção Representantes comercias e agentes do comercio, sendo ainda prestador de serviços, ele não é do simples, estou fazendo pelo Lucro Presumido, e no caso da escrituração ser pelo sistema evitando assim gastos com livros, onde eu poderei altenticar os mesmos após a escrituração.

por favor me ajudem.

Att: Emerson.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 08:42

Bom dia Emerson!!

Os livros fiscais podem ser escriturados manualmente ou pelo sistema informatizado.

Não vejo razão nenhuma se utilizar um sistema de escrituração e contabilização informatizado sem que o mesmo não imprima os livros fiscais.

Verifique com o suporte do sistema que você utiliza.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 09:19

Bom dia Emerson Pereira da Silva

Independetemente da escrituração ser manual ou eletrônica, em geral os livros fiscais são os seguintes:

Livros Fiscais no âmbito municipal:
Registro de Prestação de Serviços

Livros Fiscais no âmbito estadual:
Registro de Entradas
Registro de Saídas
Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências
Registro de Inventário
Registro de Apuração do ICMS

Livros Fiscais no âmbito federal - área trabalhista:
Livro Registro de Empregados
Livro de Fiscalização do Trabalho

Livros obrigatórios no âmbito federal - área contábil e societária:
Diário
Razão

Enfim, o padrão é que os próprios sistemas de informática produzem no mínimo estes livros; maiores detalhes poderão ser obtidos com os cessores dos sistemas.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 13:44

[code]bom dia , estou a procura de um modelo para protocolar o registro de uns livros fiscais,desde ja agradeço.

[code]
Bom dia Ademilsom. A maioria dos programas la na opção de relatórios oficiais - livros - possue termo de encerramento e abertura, e um requerimento para autenticar os livros. Eu uso Tron, e tem isso. Todavia, falar de modelo...
basta você encaminhar para o orgão um requerimento solicitando a autenticação dos livros - descrevendo um por um dos livros, numero do livro quantidade de folhas - mais ou menos como no termo de abertura e colher a assinatura do responsável. pra você ter idéia, pelo menos no SEFAZ aqui da minha região, eles nem protocolam. mas devolvem o livro autenticado no dia seguinte.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 16:05

Boa tarde Caroline

Sim, é obrigatório;;; cfe site do simples nacional / perguntas e respostas / item 12 Obrigações Acessórias

12.1. QUAIS OS LIVROS FISCAIS E CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS PARA AS MICROEMPRESAS (ME) E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (EPP) OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL?
As ME e EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas, os seguintes livros:

- Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira e bancária;
- Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, quando contribuinte do ICMS;
- Livro Registro de Entradas, modelo 1 ou 1-A, destinado à escrituração dos documentos fiscais relativos às entradas de mercadorias ou bens e às aquisições de serviços de transporte e de comunicação efetuadas a qualquer título pelo estabelecimento, quando contribuinte do ICMS;
- Livro Registro dos Serviços Prestados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços prestados sujeitos ao ISS, quando contribuinte do ISS;
- Livro Registro de Serviços Tomados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços tomados sujeitos ao ISS;
- Livro de Registro de Entrada e Saída de Selo de Controle, caso exigível pela legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Livro Registro de Impressão de Documentos Fiscais, pelo estabelecimento gráfico para registro dos impressos que confeccionar para terceiros ou para uso próprio;
- Livros específicos pelos contribuintes que comercializem combustíveis;
- Livros específicos pelos contribuintes que comercializem combustíveis;

Att,

Béti

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:06

Boa tarde, participantes do debate

Considerando que neste tópico foram mesclados assuntos pertinentes a salas diferentes, ele será remetido para a sala de arquivo morto porque em essência não há algum assunto predominante que permita deslocá-lo para outra sala mais adequada.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade