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Horizontalização Empresarial

Josiane Santos

Josiane Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Domingo | 2 maio 2021 | 09:50

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PREZADO ALUNO,Seja bem-vindo a este semestre!A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “Horizontalização empresarial de uma empresa comercial: aspectos tributários, administrativos e contábeis”. Escolhemos esta temática por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nesse semestre, uma vez que o processo envolvendo o estudo e a reorganização de um novo negócio, compreende várias etapas, além de demandar conhecimentos relacionados às áreas: jurídica, administrativa, contábil e fiscal.

Você e sua equipe de auditoria foram designados, apoiados pela controladoria, na condição de auditores, para revisar a parte do imposto de renda de Veste Formosa S.A., referente às demonstrações contábeis-financeiras levantadas em 31/12/2019. Você observou que a conta de Provisão para o Imposto de Renda, classificada no passivo circulante, apresentou um saldo de $62.055,00 em 31/12/2019. Além dessa informação patrimonial, a controladoria disponibilizou o acesso aos controles internos com os cálculos de imposto de renda e as demonstrações contábeis, como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) .

ATIVIDADE 1
Diante das informações apresentadas, realize o que se pede:
a) Determine os erros de procedimentos que a auditoria identificou no que tange a base de cálculo do imposto de renda;
b) Recalcule os novos valores do lucro real e do imposto de renda;
c) Compare os valores de cálculo para o imposto de renda realizado pela empresa e pela auditoria. Efetue os lançamentos contábeis necessários para registrar possíveis diferenças detectadas pela auditoria;
Observações: desconsidere quaisquer efeitos de contribuição social. Para esta atividade, o imposto de renda é calculado a uma taxa de 25%.

Em uma outra análise, você e sua equipe de consultoria e auditoria, juntamente com a controladoria, examinaram as demonstrações financeiras, procedimentos e controles internos da empresa que recentemente instalou e atualizou uma rede de computadores para melhorar as atividades internas. Os comentários a seguir foram levantados por membros da sua equipe que analisaram:
“Visando facilitar as operações, a empresa melhorou seu sistema de processamento de dados, adquirindo uma rede de computadores. A empresa fornecedora que instalou os computadores providenciou adequada assistência na implantação do sistema e treinou o pessoal que iria trabalhar na área do centro de processamento de dados, em programação, análise e operação do sistema, contudo não treinou o pessoal do Contas a Receber. Cada aplicativo é operado por um determinado
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colaborador, o qual é responsável por sua manutenção, por seu processamento e por dar explicações sobre o programa. Neste procedimento não está incluída a prática de se fazer backup das movimentações diárias e cada funcionário é responsável por seus próprios aplicativos. Pelo menos um funcionário do centro de processamento de dados permanece neste setor durante o horário de expediente, e somente os funcionários do CPD têm acesso às chaves. O sistema de documentação consiste no material fornecido pela companhia que instalou o computador, sendo composto por um apêndice de formatos de registro e uma lista de programas. Essa documentação e os relatórios diários são mantidos em um canto da sala do CPD. Os produtos da empresa são enviados diretamente do setor de estocagem, os quais enviam relatórios de saída para a contabilidade geral. Nesse setor, um auxiliar de faturamento registra os preços dos itens e registra a sequência numérica dos relatórios de saída de cada estoque. O auxiliar também confere diariamente e manualmente os relatórios com as unidades vendidas e com os preços unitários. Os relatórios de saída e os relatórios de venda são enviados para o CPD para conferência e processamento. Após o processamento são emitidas as notas fiscais em seis vias, e um registro diário de vendas mostra os totais das unidades vendidas e os respectivos preços unitários, os quais são comparados pelo operador do computador com os relatórios de vendas. Todas as cópias das notas fiscais são devolvidas ao auxiliar de faturamento. O auxiliar envia três cópias para o cliente, uma cópia para o setor de estocagem, mantém uma cópia em um arquivo pela sequência numérica e retém uma cópia em um arquivo corrente para um registro detalhado das contas a receber.”
ATIVIDADE 2
a) Descreva eventuais falhas de controle interno, do ponto de vista da controladoria.
b) Indique o que você recomendaria para saná-las.
Observações: CPD - Centro de Processamento de Dados. CPD corresponde ao departamento da empresa que guarnece os dados em sistema.

Como você e sua equipe puderam observar, a empresa optou pelo Lucro Real como regime de tributação, ainda que tenha calculado, incialmente, o valor do Imposto de Renda de maneira errônea. O regime de tributação caracteriza-se pela forma com que o contribuinte deve tributar seus
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resultados, operações, rendimentos ou rendas. Para fins de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) há 3 regimes de tributação distintos: Lucro Real; Lucro Presumido; Simples Nacional.
Você e sua equipe sabem que a escolha do regime tributário é um dos passos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Uma opção malfeita nesta etapa do processo pode gerar a necessidade do pagamento de um conjunto de impostos inadequado, comprometendo sensivelmente a saúde financeira do negócio, ou até mesmo gerando problemas fiscais com a Receita Federal.
ATIVIDADE 3
Nesse sentido, você e sua equipe devem:
a) Apresentar para a empresa todas as informações relativas a cada regime de tributação hoje existentes, incluindo as regras para enquadramento no que se refere a receita bruta e tipo de atividade desenvolvida, bem como base de cálculo, período de apuração e alíquota.
b) A partir da análise teórica, sugerir o regime de tributação que apresenta as melhores vantagens para a empresa no que se refere, principalmente, a apuração do Imposto de Renda, tendo em vista a sua receita bruta e o tipo de atividade desenvolvida.
Observações: você e sua equipe encontrarão informações importantes sobre os regimes de tributação em: <http://www.portaltributario.com.br/tributario/regimes-de-tributacao.htm> Acesso em: 30 jan. 2020.
Como é possível observar na SGA, a empresa em questão foi recentemente constituída, ela está em operação há apenas 5 meses. Ocorre que no processo de auditoria uma das técnicas envolve a verificação da correção dos procedimentos de registro dos fatos principais que afetam o patrimônio da entidade, como, por exemplo, a constituição patrimonial. Você, enquanto integrante do time responsável por aferir os registros que foram executados nesse sentido, precisa demonstrar aqui que conhece o processo constitutivo bem como a forma de registro contábil que resultou na formação inicial do patrimônio da empresa, portanto, contamos com seu conhecimento mais uma vez. Para
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fins de evidenciação sobre a correção deste processo, você deverá considerar as informações adicionais que seguem:
1. A ata de constituição da empresa Formosa traz como valor de capital social o montante de R$ 500.000,00, divididos em 5.000 ações que foram subscritas no ato da constituição sendo que 80% foram integralizadas em 10 dias pelos acionistas mediante transferência bancária conforme prevê as regras estatutárias da companhia.
2. Os outros 20% deverão ser integralizados no prazo de um ano.
ATIVIDADE 4
Seu desafio consiste em:
a) Realizar os lançamentos na forma como deveriam ter sido realizados pela contabilidade da empresa para sirva de base para a sua conferência.
b) Levantar o Balanço Patrimonial após estes lançamentos demonstrando como ficaria a situação patrimonial logo após a subscrição e integralização do capital social pela empresa conforma as regras estatutárias descritas.



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