Visitante não registrado
Contador: Francisco Daniel
CRC 5563-0/PI
Parnaíba-PI.
Meu cliente tem duas empresas uma de preparação de leite, onde ele e sua mãe são sócios, e também, 4 posto de gasolina e uma industria de beneficiamento de arroz formando uma só razão social.
As empresas se dividem em sociedade, (todas são limitada) pois se tratar de uma família, são 4 filhos dentro os quais meu cliente e sua mãe que é viúva.
Na primeira empresa de preparação do leite, os sócios são meu cliente e sua mãe; na segunda empresa formada por 4 posto de gasolina e uma empresas de venda de arroz beneficiado os sócios são meu cliente e seus 3 irmão).
Vale dizer que meu cliente e sua mãe como pessoas físicas são produtores rurais, ou seja, proprietários de 4 fazendas, onde se cultiva arroz e se trabalha com a pecuária.
Meu cliente que fazer uma espécie de partilha das empresas citadas da seguinte forma:
A primeira empresa de preparação de leite, continua como está, com pequenas mudanças.
A segunda Empresa de postos de gasolina e venda de arroz, como também as propriedades rurais dele meu cliente e sua mãe sofreriam a modificação, a saber:
1- Nasceria uma Empresa Rural: formada pelas propriedades rurais (fazendas) e a Empresas de venda de Arroz que deixaria de ser filial da segunda empresa para se incorporar a nova Empresa Rural.
2- De modo que as empresas ficassem dispostas da forma, a saber:
ü A primeira empresa (preparação de leite) teria como sócio; 1 filho com 50% das quotas, a mãe com 25%, e outro filho com 25% das quotas.
ü A segunda empresa que seria somente os postos de gasolina, seria formada por 4 sócios: os 4 filhos com divisão iguais das quotas.
ü A terceira empresa que seria a Empresa rural juntamente com a empresa de beneficiamento de arroz, tendo como sócios: 3 filhos e a mãe.
Perguntas:
1- Como fazer ou que meio, para tirar a empresa de beneficiamento de arroz da segunda empresa para inclui-la na nova Empresa Rural?
2- O capital da segunda empresa é de 2 milhões de reais, com fazer para levar parte desse capital para a nova Empresa Rural? Que alternativas eu teria para levar parte desse capital para a nova empresa rural, sendo que vai precisar de capital de giro?
3- Que outras questões estariam interligadas a situação exposta acima, nas área contábil e na área societária?
Por fim, estas são as minhas perguntas.
Favor me ajude,
Daniel Contador.