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lançamentos - confusão - novato

Paulo Kutwak

Paulo Kutwak

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 17:52

Bem, estou estudando para concurso público, eu já li sobre a matéria, estudei as fórmulas de lançamento etc. O problema é no lançamento das informações. Não há uma padronização de como deve ser feito esses lançamentos. Só diz que tem que ter os cinco elementos, como conta, data, valor, local e número. Não sou formado em contabilidade e nem conheço muito sobre o assunto. E a forma colocada em vários textos que li, deixou-me muito confuso.

1º - É obrigatório colocar em forma de tabela?
nº conta data valor local histórico(operação do fato contábil), como foi pago, número da nota fiscal, etc.

Pois vejo que muitos colocam por extenso, sem ser uma tabela.

Depósito bancário com recursos do caixa:

Data do lançamento: 21.10.2007

D – Banco Bradesco S/A (Ativo Circulante)

Histórico: N/depósito em dinheiro em 21/10/2007 R$ 10.000,00

C – Caixa (Ativo Circulante)

Histórico: N/depósito em dinheiro no Bradesco S/A R$ 10.000,00

Eu não posso fazer como abaixo, pelo amor de deus, faltam informações importantes:

D: Fornecedores 4.000,00
D: Juros Passivos 400,00
C: Caixa 4.400,00

Cadê as outras informações? Como foi pago aos fornecedores? Bananas? E o histórico?
E nem indica qual conta e se é passivo ou ativo. Em em que data? Esse exemplo peguei de uma apostila. Outros colocam somente o ativo Valor e Passivo Valor

Em alguns casos, vi tabelas sem a descrição da operação.

A minha dúvida está na forma de fazer os lançamentos.

Em determinado livro eu li que não havia local para a descrição das operações, mas somente escrito conta.

Os exemplos que eu vejo são péssimos e deixaram-me com muitas dúvidas.

Ou seja, fazer uma boa escrituração com uma boa descrição do fato contábil com os seus elementos de forma correta. E por último, onde coloco o histórico, sei que é a descrição do fato contábil como data, nº de nota fiscal, se foi pago através de cheque ou dinheiro, etc.

Por que depois haverá problemas na passagem da informação correta para os livros.

Parece sempre faltar algo.

Obrigado pela atenção.

Paulo Kutwak

Paulo Kutwak

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 10:10

Vou colocar melhor.
Vejam se posso fazer assim, modo 1.

D - Compra de uma geladeira, $500,00, nota fiscal XX, 17/05/2010(ativo circulante)
local - Rio de Janeiro
conta - móveis e utensílios

C - Pagamento de geladeira pago a Empresa Y S/A, $500,00, nota fiscal XX, 17/05/2010(passivo circulante)
local - Rio de Janeiro
conta - pagamentos diversos

modo 2, ou posso fazer assim:

Data do lançamento - 20/10/2008
D - Estoque de Mercadorias (Ativo Circulante)
Histórico: Vlr. Parte NF 9701 de Distribuidora Mercantil Ltda. - R$ 10.000,00
D - Estoque de Materiais de Consumo (Ativo Circulante)
Histórico: Vlr. Parte NF 9701 de Distribuidora Mercantil Ltda. - R$ 2.000,00
C - Bancos Cta. Movimento (Ativo Circulante)
Histórico: Cheque 009766 – Distribuidora Mercantil Ltda. - R$ 4.000,00
C - Fornecedores (Passivo Circulante)
Histórico: Vlr. Saldo NF 9701 de Distribuidora Mercantil Ltda. - R$ 8.000,00

ou posso fazer assim:

nº conta operação local Data valor D/C
1 móveis geladeira RJ 15/10/2010 R$500,00 D
utensílios NF 55,
pago a Empresa Y
S/A

Também posso lançar desse modo, o simplificado, nesse modo não tem vários itens.

Ativo Passivo
Caixa $R500,00
Geladeira $R500,00

Como vocês podem ver, existem vários modos de eu lançar, em modo tabela ou de forma por extenso, podendo ou não ter omissão de dados. Cada hora encontro um modo de fazer o lançamento. Eu sei é que o professor disse que tem ter os cinco elementos básicos.

Os elementos fundamentais de uma conta são:

a) Título - é o nome da conta onde identifica-se o que ela representa.

b) Número da conta - corresponde ao número constante do plano de contas;

c) Débito - são os registros efetuados na coluna do débito da conta;

d) Crédito - são os registros efetuados na coluna do crédito da conta;

e) Histórico - relata o fato acontecido em relação ao patrimônio;

f) Saldo - é a diferença existente entre o débito e o crédito de uma conta.

E utilizando uma das quatro fórmulas e fazendo a classificação das contas.

Outro problema, o que posso ou não omitir nos lançamentos?
Por exemplo, posso omitir o histórico?
Por exemplo, tirar o histórico do modo 2, e fazer somente uma descrição ou deixar como no modo 1.

Obrigado pela atenção.

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