Paulo Kutwak
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoBem, estou estudando para concurso público, eu já li sobre a matéria, estudei as fórmulas de lançamento etc. O problema é no lançamento das informações. Não há uma padronização de como deve ser feito esses lançamentos. Só diz que tem que ter os cinco elementos, como conta, data, valor, local e número. Não sou formado em contabilidade e nem conheço muito sobre o assunto. E a forma colocada em vários textos que li, deixou-me muito confuso.
1º - É obrigatório colocar em forma de tabela?
nº conta data valor local histórico(operação do fato contábil), como foi pago, número da nota fiscal, etc.
Pois vejo que muitos colocam por extenso, sem ser uma tabela.
Depósito bancário com recursos do caixa:
Data do lançamento: 21.10.2007
D – Banco Bradesco S/A (Ativo Circulante)
Histórico: N/depósito em dinheiro em 21/10/2007 R$ 10.000,00
C – Caixa (Ativo Circulante)
Histórico: N/depósito em dinheiro no Bradesco S/A R$ 10.000,00
Eu não posso fazer como abaixo, pelo amor de deus, faltam informações importantes:
D: Fornecedores 4.000,00
D: Juros Passivos 400,00
C: Caixa 4.400,00
Cadê as outras informações? Como foi pago aos fornecedores? Bananas? E o histórico?
E nem indica qual conta e se é passivo ou ativo. Em em que data? Esse exemplo peguei de uma apostila. Outros colocam somente o ativo Valor e Passivo Valor
Em alguns casos, vi tabelas sem a descrição da operação.
A minha dúvida está na forma de fazer os lançamentos.
Em determinado livro eu li que não havia local para a descrição das operações, mas somente escrito conta.
Os exemplos que eu vejo são péssimos e deixaram-me com muitas dúvidas.
Ou seja, fazer uma boa escrituração com uma boa descrição do fato contábil com os seus elementos de forma correta. E por último, onde coloco o histórico, sei que é a descrição do fato contábil como data, nº de nota fiscal, se foi pago através de cheque ou dinheiro, etc.
Por que depois haverá problemas na passagem da informação correta para os livros.
Parece sempre faltar algo.
Obrigado pela atenção.