x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.049

Ajuste de Depreciação

Tiago Freitas de Lacerda

Tiago Freitas de Lacerda

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 15:33

Prezados(as), boa tarde!



Durante uma mudança de sistema o critério de estimativa da deprecição mudou e causou um forte impacto no resultado, o caso é o seguinte:

Se um bem fosse dado entrada no dia 9/xx/20xx a depreciação passaria a ser contada a partir de 10/xx/20xx, porém com a implantação de um novo ERP as depreciações foram calculadas a partir da data de entrada do bem, ou seja, no nosso exemplo o dia 9/xx/20xx. o novo sistema recalculou todos os ativos com um dia a mais e este ajuste foi feito no período todo no mês em que houve a implantação. Meu questionamento é se este ajuste de besn que foram depreciados desde 2008 poderiam ser ajustados em 2010? Tendo em vista que esta nova despesa afetou o resultado de 2010.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 11 anos Sábado | 27 julho 2013 | 20:06

Sua questão comporta vários enfoques.

Do ponto de vista contábil o lançamento está correto.

Do ponto de vista fiscal há duas vertentes.

a)- Não há problema em se lançar no exercício seguinte uma despesa do exercício anterior desde que não haja diferença na composição da base.
Deixar de lançar uma despesa no exercício anterior provoca um pagamento a maior de i.Renda neste exercício.

No entanto se a empresa deixar de lançar uma despesa por que está com prejuízo, não pode, por que a compensação no exercício seguinte é limitada.

b) Já a depreciação é uma faculdade. Assim se não houve lançamento ou lançamento insuficiente em um exercício, este valor só poderá ser registrado no último ano da depreciação.
Fazer isso daria um trabalho enorme de controle. Por isso acho que , na prática, o lançamento englobado não será questionado pelo fisco. Fica só a explicação.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: