Segue a parte que eu li na íntegra:
Introdução
O custo-padrão, desenvolvido por Garke, Fells e Hamilton é um custo médio tomado como base para o registro da produção antes da determinação do
custo real. Seria um custo ideal ou um custo mínimo que deveria ser obtido pela indústria, nas condições de eficiência plena e rendimento máximo, e que deve servir de base para a administração mediar a eficiência da produção e conhecer as variações de custo.
É a forma mais eficiente de se controlar custos, que tanto pode ser usado com o custeio por absorção como pelo variável (direto).
Sabendo-se, por exemplo, que um custo padrão de $ 100,00 por unidade
está assim dividido: $ 30,00 MP; $ 50,00 MOD; e $ 20,00 CIF; e que o processo
real acusa um desvio para mais de $ 5,00 na MP, tem-se a possibilidade de investigar motivo da ocorrência desse desvio, transformando, assim, em um importante instrumento gerencial e de controle.
Custo Contábil
Aula 11 - Análise das Variações
87 Faculdade On-Line UVB
Anotações do Aluno
uvb
Custo-padrão é um conceito de custo unitário, aplicável a qualquer tempo à quantidade produzida, obtendo-se, rapidamente, o custo total dos produtos fabricados.
Exemplo: no mês, foram produzidas 100 unidades do produto “cadeira”,
que tem um custo-padrão de $ 30,00 por unidade, tendo sido vendidas 60
unidades, sabendo-se que não havia estoque inicial desse produto. Logo, o valor dos estoques finais de produtos acabados seria de R$ 1.800,00 e o custo dos produtos vendidos de R$ 1.200,00.
Att.