x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 2.298

Deusi Paes

Deusi Paes

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 10:46

Olá, bom dia!

Estou precisando urgente de uma ajuda na escolha de um tema para meu TCC de contábeis.
Queria fazer algo na área trabalhista porque acho mais facil desenvolver o texto e tambem acho que a literatura é mais simples.
Quero um palpite sobre como posso desenvolver o tema para que não abra muito o leque para o direito, leis e tal. Tipo alguma coisa sobre encargos.

Obrigada.

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 10 agosto 2013 | 01:27

Oi Deusi,

Veja só, está para ser votado no Congresso o projeto de lei 4330/2004, que pretende estender a terceirização para todas as atividades das empresas. Seria interessante um TCC que fizesse uma comparação contábil entre uma empresa ter seu próprio quadro de funcionários ou terceirizar os serviços, seja na área meio ou área fim.

Lembrando que se a terceirizada não pagar corretamente os direitos trabalhistas e os encargos de seus funcionários, e se houver negligência da contratante, ela também terá que assumir as despesas, pois para a justiça trabalhista, o empregador é um só.

Nessa comparação seria possível ver se o percentual economizado compensaria o risco da responsabilidade solidária.

É apenas uma sugestão.

Abraços

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
THIAGO MARQUES PASSOS

Thiago Marques Passos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 08:37

Bom dia Deusi.

Se me permite sugerir um outro tema apenas para abrir um leque, recentemente fiz meu TCC sobre uma ferramenta que está sendo muito utilizada por profissionais da área contábil, do direito e muitas outras áreas: o tema foi Certificação Digital.
É um assunto novo, muito discutido mas que precisa ser mais conhecido, principalmente por nós Contabilistas, pois é algo que fará parte do nosso presente e do nosso futuro.
Se por acaso quiser mais informações posso te ajudar, é só me avisar.

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 08:52

Deusi, o ramo é bastante abrangente, tem varios temas especificos. Seguem algumas sugestões:

Área social: Gestão de pessoas, Projeto EFD-SOCIAL, Carreira contabilista, Rotinas trabalhistas como indices estatisticos (CAGED, RAIS), etc

Área Fiscal: Regime tributação simplificado (SIMPLES), Substituição Tributária, Planejamento Tributário, etc

Área contábil: Nova estrutura balanço, Projetos SPED, Contabilidade na tomada de decisões, etc

Espero ter ajudado

Deusi Paes

Deusi Paes

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 20:20

Obrigada gente... ajudaram muito... gostei mto das idéias... vou pesquisar pra saber em que me identifico mais,

Obrigada mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade