x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.009

Provisão dev. duvidosos

André Rocha Viotto

André Rocha Viotto

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2013 | 11:16

Bom dia!
Sou estudante, e tenho duvidas quanto a lançamentos contábeis de provisão p/ devedores duvidosos.

No Razonete vem Assim (Resumido):

Contas D C
Dup. a Receber 9.800
Provisão Dev. Duvidosos 540

ai vem uma ocasião:

3) Durante o ano de 2011 a empresa deixou de receber R$ 200 de clientes que tiveram a sua falência decretada. Utilize a provisão para devedores duvidosos e faça a reversão do saldo remanescente.

Não sei como proceder com os Lançamentos, se alguém puder me ajudar.

Obrigado

JORGE DA SILVA LISBOA NETO

Jorge da Silva Lisboa Neto

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2013 | 16:15

André,

De acordo com o CPC 00 - Estrutura conceitual, nenhuma ativo deve apresentar valor superior ao valor recuperável, ou seja, por exemplo se existem duvidas significativas relacionadas ao recebimento de determinado contas a receber, devemos constituir uma provisão (atualmente chamada de PECLD - Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa).

Lançamento
D: PECLD (resultado)
C: PECLD (Ativo) - R$ X.XXX,XX

A partir do momento em que esse contas a receber passa a ser uma perda certa, por exemplo por falência do cliente, caso o saldo já estivesse na PECLD, o mesmo deve ser baixado, uma vez que agora não existe expectativa de recebimento.

Lançamento
D: Contas a receber (Clientes)
C: PECLD (Ativo) - R$ X.XXX,XX

Não entendi examente a sua questão, contudo espero ter ajudado.

Att,
Jorge Lisboa

Att,
Jorge Lisboa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade