x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 1.805

Exame de Suficiência

MATHEUS CAVALCANTE

Matheus Cavalcante

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 14:20

www.contabeis.com.br

Esta notícia que foi publicada hoje aqui no portal Contábeis, diz que não será obrigatório fazer a prova do CRC para ter o registro (DF).

A minha dúvida é, se vai valer para todos os estados, inclusive Pernambuco.

Alguém tem mais informações a respeito ?

Aguardo !

Att, Matheus Cavalcante
Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 13:35

estou ansiosa tbm, mas vi que tem alguma a respeito de alguém já tinha o registro e cancelou... mas o artigo fala que não seria necessário fazer a prova.. fiquei em dúvida, por favor se alguém esclarecer isso, nos informe aqui... boa sorte ...

Douglas de Macedo

Douglas de Macedo

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 14:10

Fato isolado, o Exame continua de pé.

PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO
SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL
Processo N° 0011224-32.2012.4.01.3400 - 14ª VARA FEDERAL
Nº de registro e-CVD 00205.2013.00143400.2.00500/00128
Sentença / 2013 / EMG / 14ª Vara Federal
Autos nº 11224-32.2012.4.01.3400
Mandado de Segurança
Impetrante : Alessandro Tavares Vieira de Lucena
Impetrado : Presidente do Conselho Regional de Contabilidade
S E N T E N Ç A
Cuida-se de mandado de segurança impetrado por
ALESSANDRO TAVARES VIEIRA DE LUCENA contra ato atribuído ao
PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE.
O Impetrante é Bombeiro Militar no Distrito Federal e, tendo
concluído o curso de Contabilidade, foi aprovado no Exame de Suficiência em 2001, mas como havia incompatibilidade para o exercício da profissão de Contador, solicitou a suspensão do seu registro profissional.
Ao obter aprovação no concurso público do TJDFT para o
cargo de Contador, o Impetrante solicitou junto ao CRC a reativação de seu registro, o que lhe foi negado sob o argumento de que seria necessário que realizasse novo Exame de Suficiência para reativação de seu registro.

Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 14:25

obrigada Douglas... eu não tinha verificado ao certo, aonde eu li não estava muito detalhado, mas foi o que mais ou menos eu havia entendido... que pena, gostaria que estivéssemos errados!!

Douglas de Macedo

Douglas de Macedo

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 14:56

Então Karina, eu sou a favor do Exame e acho que deveria ser ainda mais difícil. Comentei em outro tópico que acabei de concluir o técnico no Senac, um curso com duração de mais de um ano com conteúdo pífio e professores que nada entendiam do assunto, creio que 90% dos alunos concluiu sem base nenhuma para exercer a profissão, minha sorte é que já trabalho há muito tempo na área e gosto muito de estudar. Esses alunos serão os mesmo que vão tomar bomba no Exame, será, pelo menos de forma parcial, a separação do joio do trigo, imagina a enxurrada de profissionais sem um mínimo de conhecimento básico seria despejado no mercado caso a prova não fosse aplicada. Sejamos sinceros, você e eu confiaríamos nossa saúde à um médico que não fizesse as provas necessárias? ou uma causa à um advogado que não prestasse o exame da OAB? Pense nisso! Grande abraço!!

Joshiro

Joshiro

Bronze DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 16:48

Olá Pessoal! Só pra aproveitar o tema, acho necessário o exame, e embora já possuindo o meu CRC e não precise me preocupar com esse exame, considero errado a cobrança de R$ 100,00 para realizar a prova...acredito que o correto seria a isenção da taxa considerando uns critérios, como para aqueles que ficaram próximos da pontuação necessária para aprovação...Pois fico na dúvida se o objetivo do exame é filtrar os profissionais ou arrecadar dinheiro...
Como disse o Douglas, tem que ser dificil a prova...mas o foco deve ser filtrar os formandos e apenas isso...
Já não basta os vestibulandos que precisam pagar o ENEM e também PAGAR o vestibular para buscar aprovação?
Exame de Suficiencia sempre...pagar R$ 100,00 para fazer um exame mesmo após quase ser aprovado no anterior...talvez não...
Abraços,

Deus é +
Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 16:56

não sou contra a prova, mas não acho que deveria ser mais difícil, já fiz a prova de técnica e passei bem tranquilo.. acho que tem haver com a nossa rotina, trabalho na area ha vinte anos, to sempre estudando e me atualizando... reprovei na ultima de bacharelado, essa sim, não acho fácil, muito cansativa e confusa, olhando edições anteriores, muitas anuladas e até com respostas trocadas.. acho meio desmotivante e acabo não me dedicando ao estudo como deveria, porque acho que tem perguntas que fogem demais... mas faz parte, boa sorte para quem vai prestar a prova dia 29. Abraço, Douglas.

Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 17:01

Concordo Joshiro, penso que a dificuldade é função da taxa de inscrição sim.. na última, haviam outras questões que estavam sendo discutidas por professores em foruns e que não foram anuladas. Em alguns casos, são até mal elaboradas..

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 14:10

Concordo com Karina,

Minha prova houve vários correções pelo professores, mas existem 4 questões que tinha duas interpretações então deveria ser cancelada.
Mas como este ano é da contabilidade ele não quiseram cancelar.

Essa é uma falta de respeito...

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade