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Analise de Custo

CLAUDIA PEREIRA

Claudia Pereira

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 10:47

Após custear cada atividade – testar produtos e inspecionar produtos – efetuar o custo dos
produtos “A” e “B”, sabendo-se que os gastos com matérias-primas foram, respectivamente,
de R$ 31.400,00 e R$ 37.830,00, e que foram selecionados os seguintes direcionadores de
atividade:
Direcionadores Produto A Produto B Total
Nº de testes 117 39 156
Nº de lotes inspecionados 40 60 100
Após apurar o custo de cada produto – A e B – elaborar um breve relatório sobre o
número de testes efetuados em cada produto, informando o que a empresa deveria fazer para
reduzir este número e qual o impacto desta decisão na formação do custo de cada produto.

Rozi Souza

Rozi Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Agente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 20:32

A Cia. Industrial Itajaí Ltda., referência no mercado mundial em fabricação de equipamentos
hospitalares, atua há mais de 20 anos na exportação de seus produtos, embora também
atenda significativamente todo o mercado interno. Devido à concorrência cada dia maior, não
só em relação aos preços dos produtos, mas principalmente à qualidade destes e o cuidado
com o meio ambiente, a Sra. Rosa Lúcia – que preside a empresa há mais de dez anos, por
ser a herdeira na linha de sucessão da família, tendo sido altamente preparada para a função
pelo seu pai, o Sr. Marcondes, estudando numa das maiores universidades do país, com
diversos cursos de pós-graduação – entende que está no momento de fazer algumas
modificações na forma de apurar o custo industrial e, para tanto, contrata a “Consult Cost”, uma
conceituada empresa de consultoria na área de custo industrial.
A Sra. Rosa Lúcia conheceu a Sra. Jéssica, sócia-diretora da “Consult Cost” no último
Congresso Brasileiro de Custos (o próximo ocorrerá em novembro de 2013 em Uberaba – MG),
em que foram apresentados diversos trabalhos sobre a formação do custo industrial abordando
aspectos gerenciais, uma vez que, de acordo com a legislação brasileira, o único método
aceito para custear a formação dos produtos é o de absorção. O método gerencial que chamou
a atenção da Sra. Rosa Lúcia é o Custeio Baseado em Atividades, motivo pelo qual contratou
os serviços de consultoria da Sr. Jéssica.
Após uma reunião com a Sra. Regina – controller da Cia. Industrial Itajaí –, e com alguns
assessores da Controladoria e a Sra. Jéssica, a Sra. Rosa Lúcia solicita uma simulação da
formação do custo das Atividades do Departamento de Controle de Qualidade, e para
tanto a Sra. Regina fornece os seguintes dados:
Custo do Departamento em R$:
Salário...............R$ 100.000,00
Aluguel..............R$ 20.000,00
Depreciação......R$ 10.000,00
Total.................R$ 130.000,00
As atividades a serem custeadas são:
• testar produtos;
• inspecionar produtos. Outras informações:
Os direcionadores de recursos selecionados foram os seguintes:
Testar produtos Inspecionar produtos
• Salário, alocação direta: R$ 60.000,00 R$ 40.000,00
• Aluguel, espaço ocupado: 120 m2 80 m2
• Depreciação, equipamentos: R$ 5.000,00 R$ 5.000,00
Após custear cada atividade – testar produtos e inspecionar produtos – efetuar o custo dos
produtos “A” e “B”, sabendo-se que os gastos com matérias-primas foram, respectivamente,
de R$ 31.400,00 e R$ 37.830,00, e que foram selecionados os seguintes direcionadores de
atividade:
Direcionadores Produto A Produto B Total
Nº de testes 117 39 156
Nº de lotes inspecionados 40 60 100
Após apurar o custo de cada produto – A e B – elaborar um breve relatório sobre o
número de testes efetuados em cada produto, informando o que a empresa deveria fazer para
reduzir este número e qual o impacto desta decisão na formação do custo de cada produto.
Importante:
As respostas somente serão aceitas com a demonstração de todos os cálculos

Leandra Duarte

Leandra Duarte

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 13:55

Conforme nossa colega do forúm Cintiana de Souza


RESOLUÇÃO:

Calculo Aluguel, espaço ocupado:
Valor total do Aluguel: R$20.000,00
Espaço total ocupado: 120m² + 80m² = 200m²
Atividades__________Espaço ocupado m²___%_____Aluguel
Testar Produtos____________120_________60%____R$12.000,00
Inspecionar Produtos_______80__________40%____R$8.000,00
Total______________________200________100%____R$20.000,00

Calculo do custeio de cada atividade:
Custos____________________Testar Produtos_____Inspecionar Produtos
Salário, alocação direta____R$60.000,00__________R$40.000,00
Aluguel, espaço ocupado_____R$12.000,00__________R$8.000,00
Depreciação, equipamentos___R$5.000,00___________R$5.000,00
Total_______________________R$77.000,00__________R$53.000,00

Calculo do custo dos produtos A e B:
Total Testar Produtos: R$77.000,00
Produtos_______Nº de testes______%_______Custo Total
Produto A____________117________75%______R$ 57.750,00
Produto B_____________39________25%______R$ 19.250,00
Total________________156________100%_____R$ 77.000,00

Total Inspecionar Produtos: R$53.000,00
Produtos________Nº de lotes inspecionados___%____Custo Total
Produto A____________________40____________40%___R$21.200,00
Produto B____________________60____________60%___R$31.800,00
Total_______________________100___________100%___R$53.000,00

Custo por produto:
Produtos___Mat.-Prima___Testar Prod.__Inspecionar Prod._Total do Custo
Produto A__R$31.400,00__R$57.750,00____R$21.200,00______R$110.350,00
Produto B__R$37.830,00__R$19.250,00____R$31.800,00______R$88.880,00
Total______R$69.230,00__R$77.000,00____R$53.000,00______R$199.230,00

Não tenho certeza de que os cálculos estejam corretos, deem uma conferida.

www.contabeis.com.br

APARECIDO CARLOS DE PAULA

Aparecido Carlos de Paula

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 5 outubro 2013 | 09:59

Acredito que a maior dificuldade de todos é a elaboração do relatório - nos cálculos vamos tudo bem, porém, quando é para escrever (relatórios) há uma complicação imensa. Fiz os cálculos e tb concordo com a resposta da colega do forúm, Cintiana de Souza.

jorge pereira rodrigues

Jorge Pereira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sábado | 5 outubro 2013 | 12:13

bom dia a todos os colegas, eu tambem sou aluno da Unip interativa em P. Bueno Ro, consegui fazer os calculos com ajuda das colegas acima, porem agora nao estou conseguindo fazer o relatorio, se alguem tiver um modelo, ficarei grato, obrigado.

tania maria silva batista

Tania Maria Silva Batista

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 22:53

Esse relatório é feito com comentarios segundo nossa interpretações nos calculos.

O produto A teve mais testes que o produto B :
Relatorio
_ Talvez pela matéria prima ter uma menor qualidade do que a do produto B,
_ Ou porque o produto A esteja entrando agora no mercado e seja pouco conhecido, já o produto B é mais conhecido e antigo no mercado, não havendo assim a necessidade de tantos tetes.

_Para reduzir o numero de testes, obter uma matéria prima de boa qualidade
_Para reduzir o numero de teste, esse produto precisa em primeiro lugar ser aprovado como um produto de boa qualidade e se tornar conhecido.
A empresa deve também tentar reduzir os custos dos produtoa A e B, sem prejudicar a qualidade dos mesmos.
espero ter ajudado os colegas.

Maysa Oliveira de Melo

Maysa Oliveira de Melo

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 00:12

Outra sugestão de relatório:

Tanto para o produto B, quanto principalmente para o produto A, foram realizados testes em quantidades exageradas, a empresa deveria realizar um teste para cada produto (ou lote de produto) e analisar a situação desse teste, deve-se levar em consideração os pontos positivos e negativos do produto para assim tomar uma decisão do que se deve melhorar em relação a este, ou seja, antes de realizar um teste, a empresa precisa analisar seus custos e benefícios e também considerar os investimentos necessários para se fazer esses testes. Tomando como base os produtos A e B, podemos observar que a quantidade desnecessária de testes, teve um valor alto e significativo na formação do custo dos produtos, o que obviamente influenciará também no custo de venda do mesmo, pois a empresa precisará os vender por um custo maior, isso certamente fará com que ela perca para a concorrência e fique no prejuízo.

Boa Sorte a todos, espero ter ajudado...Abraços!

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