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Formação do custo das atividades

KELY OLIVEIRA

Kely Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 17:30

A Cia. Industrial Itajaí Ltda., referência no mercado mundial em fabricação de equipamentos
hospitalares, atua há mais de 20 anos na exportação de seus produtos, embora também
atenda significativamente todo o mercado interno. Devido à concorrência cada dia maior, não
só em relação aos preços dos produtos, mas principalmente à qualidade destes e o cuidado
com o meio ambiente, a Sra. Rosa Lúcia – que preside a empresa há mais de dez anos, por
ser a herdeira na linha de sucessão da família, tendo sido altamente preparada para a função
pelo seu pai, o Sr. Marcondes, estudando numa das maiores universidades do país, com
diversos cursos de pós-graduação – entende que está no momento de fazer algumas
modificações na forma de apurar o custo industrial e, para tanto, contrata a “Consult Cost”, uma
conceituada empresa de consultoria na área de custo industrial.
A Sra. Rosa Lúcia conheceu a Sra. Jéssica, sócia-diretora da “Consult Cost” no último
Congresso Brasileiro de Custos (o próximo ocorrerá em novembro de 2013 em Uberaba – MG),
em que foram apresentados diversos trabalhos sobre a formação do custo industrial abordando
aspectos gerenciais, uma vez que, de acordo com a legislação brasileira, o único método
aceito para custear a formação dos produtos é o de absorção. O método gerencial que chamou
a atenção da Sra. Rosa Lúcia é o Custeio Baseado em Atividades, motivo pelo qual contratou
os serviços de consultoria da Sr. Jéssica.
Após uma reunião com a Sra. Regina – controllerda Cia. Industrial Itajaí –, e com alguns
assessores da Controladoria e a Sra. Jéssica, a Sra. Rosa Lúcia solicita uma simulação da
formação do custo das Atividades do Departamento de Controle de Qualidade, e para
tanto a Sra. Regina fornece os seguintes dados:
Custo do Departamento em R$:
Salário...............R$ 100.000,00
Aluguel..............R$ 20.000,00
Depreciação......R$ 10.000,00
Total.................R$ 130.000,00
As atividades a serem custeadas são:
• testar produtos;
• inspecionar produtos.

CLAUDIA PEREIRA

Claudia Pereira

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 13:57

Olá pessoal, Boa tarde a todos.
Tb preciso responder esse exercício, e não sei como se alguém tiver feito alguma coisa poste para que possamos ir discutindo a questão.
Obrigado a todos.

Cintiana de Souza Almeida

Cintiana de Souza Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:03

RESOLUÇÃO:

Calculo Aluguel, espaço ocupado:
Valor total do Aluguel: R$20.000,00
Espaço total ocupado: 120m² + 80m² = 200m²
Atividades__________Espaço ocupado m²___%_____Aluguel
Testar Produtos____________120_________60%____R$12.000,00
Inspecionar Produtos_______80__________40%____R$8.000,00
Total______________________200________100%____R$20.000,00

Calculo do custeio de cada atividade:
Custos____________________Testar Produtos_____Inspecionar Produtos
Salário, alocação direta____R$60.000,00__________R$40.000,00
Aluguel, espaço ocupado_____R$12.000,00__________R$8.000,00
Depreciação, equipamentos___R$5.000,00___________R$5.000,00
Total_______________________R$77.000,00__________R$53.000,00

Calculo do custo dos produtos A e B:
Total Testar Produtos: R$77.000,00
Produtos_______Nº de testes______%_______Custo Total
Produto A____________117________75%______R$ 57.750,00
Produto B_____________39________25%______R$ 19.250,00
Total________________156________100%_____R$ 77.000,00

Total Inspecionar Produtos: R$53.000,00
Produtos________Nº de lotes inspecionados___%____Custo Total
Produto A____________________40____________40%___R$21.200,00
Produto B____________________60____________60%___R$31.800,00
Total_______________________100___________100%___R$53.000,00

Custo por produto:
Produtos___Mat.-Prima___Testar Prod.__Inspecionar Prod._Total do Custo
Produto A__R$31.400,00__R$57.750,00____R$21.200,00______R$110.350,00
Produto B__R$37.830,00__R$19.250,00____R$31.800,00______R$88.880,00
Total______R$69.230,00__R$77.000,00____R$53.000,00______R$199.230,00

Não tenho certeza de que os cálculos estejam corretos, deem uma conferida.
O que acharam?
Agora referente ao relatório, não sou muito boa com as palavras.

Cintiana S. Ameida
MICHELLE ARAUJO VERA

Michelle Araujo Vera

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 13:50

Olá pessoal,
Alguém conseguiu fazer o relatório?

Eu fiz e coloquei como conclusão que a solução seria diminuir o número vezes que as atividades são realizadas, pois a atividade testar produtos está gerando um custo muito alto e talvez desnecessário. Os custos com os testes realizados nos produtos são maiores que o da matéria prima gastas para sua produção. Portanto gasta mais testar do que produzir. É necessário verificar se realmente isso é preciso. Com isso diminuiriam as despesas com salarios, alocação direta, o custo total do produto, gerando maior lucratividade.
Não sei se entendi da forma correta, mas acho que é mais ou menos isso. Alguém fez diferente?

Carolina Siqueira

Carolina Siqueira

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 13:52

Eu coloquei assim:
O produto A teve mais testes que o produto B :
Relatorio
_ Talvez pela matéria prima ter uma menor qualidade do que a do produto B,
_ Ou porque o produto A esteja entrando agora no mercado e seja pouco conhecido, já o produto B é mais conhecido e antigo no mercado, não havendo assim a necessidade de tantos tetes.

_Para reduzir o numero de testes, obter uma matéria prima de boa qualidade
_Para reduzir o numero de teste, esse produto precisa em primeiro lugar ser aprovado como um produto de boa qualidade e se tornar conhecido.
A empresa deve também tentar reduzir os custos dos produtoa A e B, sem prejudicar a qualidade dos mesmos.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 13 outubro 2013 | 11:49

Kely,

De onde você tirou esse exercício? O fato é que faltaram dados. Não entendi nem como a Cintiana conseguiu resolver.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
KELY OLIVEIRA

Kely Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 16:36

Revson,
Boa tarde!
Creio que Cintiana tinha o enunciado completo.
Abaixo está o exercício na íntegra.
Abraço.

A Cia. Industrial Itajaí Ltda., referência no mercado mundial em fabricação de equipamentos
hospitalares, atua há mais de 20 anos na exportação de seus produtos, embora também
atenda significativamente todo o mercado interno. Devido à concorrência cada dia maior, não
só em relação aos preços dos produtos, mas principalmente à qualidade destes e o cuidado
com o meio ambiente, a Sra. Rosa Lúcia – que preside a empresa há mais de dez anos, por
ser a herdeira na linha de sucessão da família, tendo sido altamente preparada para a função
pelo seu pai, o Sr. Marcondes, estudando numa das maiores universidades do país, com
diversos cursos de pós-graduação – entende que está no momento de fazer algumas
modificações na forma de apurar o custo industrial e, para tanto, contrata a “Consult Cost”, uma
conceituada empresa de consultoria na área de custo industrial.
A Sra. Rosa Lúcia conheceu a Sra. Jéssica, sócia-diretora da “Consult Cost” no último
Congresso Brasileiro de Custos (o próximo ocorrerá em novembro de 2013 em Uberaba – MG),
em que foram apresentados diversos trabalhos sobre a formação do custo industrial abordando
aspectos gerenciais, uma vez que, de acordo com a legislação brasileira, o único método
aceito para custear a formação dos produtos é o de absorção. O método gerencial que chamou
a atenção da Sra. Rosa Lúcia é o Custeio Baseado em Atividades, motivo pelo qual contratou
os serviços de consultoria da Sr. Jéssica.
Após uma reunião com a Sra. Regina – controller da Cia. Industrial Itajaí –, e com alguns
assessores da Controladoria e a Sra. Jéssica, a Sra. Rosa Lúcia solicita uma simulação da
formação do custo das Atividades do Departamento de Controle de Qualidade, e para
tanto a Sra. Regina fornece os seguintes dados:
Custo do Departamento em R$:
Salário...............R$ 100.000,00
Aluguel..............R$ 20.000,00
Depreciação......R$ 10.000,00
Total.................R$ 130.000,00
As atividades a serem custeadas são:
• testar produtos;
• inspecionar produtos.

Outras informações:
Os direcionadores de recursos selecionados foram os seguintes:
Testar produtos Inspecionar produtos
• Salário, alocação direta: R$ 60.000,00 R$ 40.000,00
• Aluguel, espaço ocupado: 120 m
2
80 m
2
Depreciação, equipamentos: R$ 5.000,00 R$ 5.000,00
Após custear cada atividade– testar produtos e inspecionar produtos – efetuar o custo dos
produtos “A” e “B”,sabendo-se que os gastos com matérias-primas foram, respectivamente,
de R$ 31.400,00 e R$ 37.830,00, e que foram selecionados os seguintes direcionadores de
atividade:
Direcionadores Produto A Produto B Total
Nº de testes 117 39 156
Nº de lotes inspecionados 40 60 100
Após apurar o custo de cada produto– A e B – elaborar um breve relatório sobre o
número de testes efetuados em cada produto, informando o que a empresa deveria fazer para
reduzir este número e qual o impacto desta decisão na formação do custo de cada produto.
Importante:
As respostas somente serão aceitas com a demonstração de todos os cálculos.
Desejo a você um excelente trabalho e que este possa contribuir com o seu conhecimento em
relação à formação do custo por produtos tomando-se como base o Custeio Baseado em
Atividades.

Cintiana de Souza Almeida

Cintiana de Souza Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 22:47

Boa noite pessoal.
Eu estava em vigem, por isso não tive tempo para responder, peço desculpas a todos.

Gustavo, referente ao valor da matéria prima tirei desse trecho do enunciado: "...Após custear cada atividade – testar produtos e inspecionar produtos – efetuar o custo dos produtos “A” e “B”, sabendo-se que os gastos com matérias-primas foram, respectivamente, de R$ 31.400,00 e R$ 37.830,00, ...".

Rozi,em relação ao relatório, eu também estava com dificuldades, essa foi a minha resposta, não sei se ela está correta:
"Nota-se que há um grande número de testes sendo efetuados nos produtos, principalmente no produto A. Para que haja uma redução desse número, sugiro:
•a realização uma pesquisa no Departamento de Controle de Qualidade, levantando todos os dados necessários para que sejam identificados possíveis desperdícios neste departamento, e assim sejam tomadas as devidas providências para evitar e eliminar os desperdícios com os testes;
•verificação dá qualidade da matéria-prima, pois se a mesma for de má qualidade também irá prejudicar a qualidade dos produtos produzidos, o que acaba gerando mais testes por produto, até que o mesmo atinja uma qualidade satisfatória;
•que seja estudada a possibilidade de elaborar e implantar testes mais eficientes, de forma que com um menor número de testes possam ser avaliados todos os itens necessários, conforme exigido pelos órgãos competentes de fiscalização.
Com a eliminação dos desperdícios, a utilização de matérias primas de qualidade e implantação de testes mais eficientes poderá haver redução de despesas que influenciam no custo da produção do produto."

Revson
, estou cursando ciências contábeis, assim, como a Kely disse, tinha o enunciado completo.

Mais uma vez peço desculpas pelo atraso ao responder, espero ter ajudado.

Cintiana S. Ameida
Rozi Souza

Rozi Souza

Bronze DIVISÃO 5, Agente Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 11:41

A Cia. Industrial Itajaí Ltda., referência no mercado mundial em fabricação de equipamentos
hospitalares, está, há mais de vinte anos, atuando na exportação de seus produtos, embora
também atenda significativamente todo o mercado interno. Devido à concorrência cada dia
maior, não só em relação aos preços dos produtos, mas, principalmente, à qualidade destes e
o cuidado com o meio ambiente, a Sra. Rosa Lúcia, que preside a empresa há mais de dez
anos, por ser a herdeira na linha de sucessão da família – mas foi altamente preparada para
função pelo seu pai, o Sr. Marcondes, estudando numa das maiores Universidades do país,
com diversos cursos de pós-graduação –, entende que está no momento de ampliar o quadro
de empregados, uma vez que pretende aumentar 30% o faturamento no próximo ano e, assim,
solicita informações ao Sr. Júlio, gestor de Recursos Humanos. As dúvidas dela são:
1) Podemos contratar empregados com idade inferior a 18 (dezoito) anos para atuar na
produção?
2) No caso de os empregados necessitarem de hora extra, o acréscimo poderá ser em até
30% sobre a hora normal?
3) Sobre o período das férias, este poderá ser inferior a 30 dias? Justifique a resposta.
4) No caso de termos, em nosso quadro de empregados, pessoas em licençamaternidade,
nós teremos que pagar este salário?
Pede-se:
Você deverá colocar-se no papel do Sr. Júlio, gestor de Recurso Humanos da Cia. Industrial
Itajaí Ltda. e responder cada dúvida da Sra. Rosa Lúcia, porém, deverá justificar a resposta
tomando-se como base a legislação trabalhista e social.

Leandra Duarte

Leandra Duarte

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 15:10

Também necessito de uma ajuda para esta questão.

A Cia. Industrial Itajaí Ltda., referência no mercado mundial em fabricação de equipamentos
hospitalares, está, há mais de vinte anos, atuando na exportação de seus produtos, embora
também atenda significativamente todo o mercado interno. Devido à concorrência cada dia
maior, não só em relação aos preços dos produtos, mas, principalmente, à qualidade destes e
o cuidado com o meio ambiente, a Sra. Rosa Lúcia, que preside a empresa há mais de dez
anos, por ser a herdeira na linha de sucessão da família – mas foi altamente preparada para
função pelo seu pai, o Sr. Marcondes, estudando numa das maiores Universidades do país,
com diversos cursos de pós-graduação –, entende que está no momento de ampliar o quadro
de empregados, uma vez que pretende aumentar 30% o faturamento no próximo ano e, assim,
solicita informações ao Sr. Júlio, gestor de Recursos Humanos. As dúvidas dela são:
1) Podemos contratar empregados com idade inferior a 18 (dezoito) anos para atuar na
produção?
2) No caso de os empregados necessitarem de hora extra, o acréscimo poderá ser em até
30% sobre a hora normal?
3) Sobre o período das férias, este poderá ser inferior a 30 dias? Justifique a resposta.
4) No caso de termos, em nosso quadro de empregados, pessoas em licençamaternidade,
nós teremos que pagar este salário?
Pede-se:
Você deverá colocar-se no papel do Sr. Júlio, gestor de Recurso Humanos da Cia. Industrial
Itajaí Ltda. e responder cada dúvida da Sra. Rosa Lúcia, porém, deverá justificar a resposta
tomando-se como base a legislação trabalhista e social.

ANTONIO

Antonio

Iniciante DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 10:03

ROSI, LEANDRA E CAROLINA- também estou com esta dificuldade. quem conseguir primeiro avisa aos outros interessados.

KELY OLIVEIRA

Kely Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 13:22

Boa tarde, pessoal!
Estou precisando de resolver esse exercício de Perícia Contábil.
Por favor, alguém pode me socorrer?
Muito obrigada!
Kely

Um estudo sobre perícia contábil aplicado em numa empresa fictícia:
Indústria e Comércio de Tecidos para Cortinas e Estofados Sol Nascente
Ltda.
No polo industrial de Americana, uma cidade do interior do estado de São Paulo, em
que a atividade têxtil predomina, situa-se a empresa “Indústria e Comércio de Tecidos
para Cortinas e Estofados Sol Nascente Ltda.”, composta de quatro sócios com
participações iguais: Lúcia Helena da Silva, José Américo da Nascimento, Luciana
Regina dos Santos e Jorge Luís de Souza. Esses quatro colegas de infância, após
trabalharem em empresas da região, resolveram montar a sua própria empresa. Lúcia
Helena e a Luciana Regina sempre trabalharam na área administrativa, mas, por
motivos financeiros, estudaram até o ensino médio; Jorge Luís exerceu, em várias
empresas, atividades relacionadas à área de produção, foi encarregado, supervisor,
enfim, diversas funções; o José Américo, por sua vez, filho de uma das famílias
tradicionais de Americana, concluiu seu curso superior em Administração.
A “Sol Nascente” já está no mercado há mais de oito anos e agora pretende ampliar
suas vendas exportando seus tecidos para Europa e, após a contratação de uma
consultoria especializada, escolheram a Itália para efetuar suas vendas. Os negócios
iam de vento em popa até José Américo receber a notícia de seu médico de que está
com uma grave doença e precisa de um tratamento com a máxima urgência e, assim,
afasta-se da empresa. Lúcia e Luciana passam a cuidar também da parte financeira
da “Sol Nascente”, função até então muito bem executada por José Américo. Após
uma reunião com a Sra. Mafalda, gerente do banco ao qual a “Sol Nascente” tem sua
conta corrente, as sócias ficam sabendo das dívidas assumidas por José Américo, as
quais têm a “Sol Nascente” como fiadora, ou seja, na falta do pagamento por José
Américo, a respectiva empresa torna-se devedora, o susto é de imediato e no mesmo
dia informam Jorge Luís sobre a situação.
Devido a gravidade de sua enfermidade, as dívidas assumidas por José Américo
equivalem a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), informações vindas da Sra.
Mafalda, os três sócios buscam informações, junto ao Sr. Roberto Macedo, de como
devem proceder nessa situação, ou seja, se realmente a empresa está comprometida
com tais dívidas. O Sr. Roberto é contador da “Sol Nascente” há mais de cinco anos e,
por ser extremamente cauteloso, sugere a contratação de um perito para analisar a
situação, teme por novas “surpresas”, ou seja, até que ponto a “Sol Nascente” está
comprometida com o negócios pessoais do sócio José Américo. Vale informar que
José Américo já está no terceiro casamento, pagando pensão alimentícia aos seis
filhos menores e, também, às ex-esposas.
O perito é contratado pelos sócios da “Sol Nascente”. Sr. Lucas é um profissional
altamente qualificado e conhecido na região, o trabalho de perícia da empresa é
iniciado de imediato.
Pede-se
Analisar os trabalhos de perícia realizados pelo Sr. Lucas e responder as questões
propostas, mencionando o respectivo item da NBC_TP 01 – Normas Brasileiras de
Contabilidade – Norma Técnica de Perícia Contábil.
a) O Sr. Lucas, contratado para efetuar a perícia na “Sol Nascente”,
subcontrata seu sobrinho, o Marquinhos como perito assistente,
recém-formado em Ciências Contábeis em uma renomada
universidade brasileira. A subcontratação é permitida legalmente?
b) Embora haja total confiança na indicação do perito pelo Sr. Roberto,
contador da “Sol Nascente”, Lúcia Helena gostaria de que a perícia
fosse efetuada pela sua prima, a Dra. Sueli, renomada advogada e
especialista em Direito Empresarial. No caso da contratação da Dra.
Sueli, o laudo pericial assinado por ela teria aceitação legal?
c) Na “Sol Nascente”, o Sr. Lucas, deverá executar o trabalho da perícia,
tomando-se o que como base?
d) Marquinhos, o assistente do Sr. Lucas, está um pouco confuso sobre
as etapas do trabalho de perícia, acredita que “o programa de
trabalho” deverá ser a primeira etapa a ser realizada. Você concorda
com Marquinhos ? Justifique sua resposta. Vale informar que seu tio,
o Sr. Lucas, está em reunião com outro cliente e não pode, no
momento, sanar a dúvida de seu sobrinho.
e) O Sr. Lucas informou à “Sol Nascente” que não seria possível
estabelecer um prazo para apresentar o laudo pericial, devido à
situação informada pelos três sócios requerer muita atenção. Você,
como perito contratado por essa empresa, daria a mesma informação
para estes sócios.

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