x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 3.046

Tamiris Fernandes de Almeida

Tamiris Fernandes de Almeida

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 10:27

Bom dia, estou na 7º fase do curso de Ciências Contábeis, e no proximo semestre começo a fazer o meu projeto de TCC, sei que quero fazer na área trabalhista, atualmente trabalho com isso e tenho domínio na área, iria fazer sobre o E-Social mais outro colega ja irá fazer, estou meio perdida gostaria de dicas sobre qual tema seria bom fazer.
Obrigada

Atenciosamente,

Tamiris F. de Almeida

Visitante não registrado

há 11 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 22:44

Tamires,

Terceirização é bom tema.
Existe uma proposta para mudança, seria legal analisar.
Além disso, a TST (maior tribunal da Justiça do Trabalho) recentemente mudou seu entendimento sobre o tema.

Outro tema em destaque são os Direitos Trabalhistas das empregadas domésticas.

Pode falar tbm sobre Periculosidade, Insalubridade.

Um tema que envolveria Direito do Trabalho e Tributário, seria a composição da base de cálculo da contribuição previdenciária sobre as verbas indenizatórias. Ex: Terço de férias, aviso prévio, etc.

Att.
Carlos Alberto Gama.

Cursos na área de faturamento? https://www.carlosalbertogama.com.br
Blog do Faturista - http://faturista.blogspot.com.br

Thaísa Queiroz de Souza

Thaísa Queiroz de Souza

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 11:35

Tamiris, que questão você abordaria sobre o eSocial? Também estou interessada nesse tema, mas fiquei um pouco perdida depois que adiaram o prazo para abril. Trabalho em uma empresa tributada pelo Lucro Real e queria falar sobre o processo de implantação, porém tenho que apresentar a minha monografia até fevereiro, antes do prazo estipulado para a conclusão da implantação.

Obrigada!

Ricardo, achei a PEC 231 um assunto interessante a ser discutido. Estava lendo sobre o projeto e tentando entender os argumentos... Fiquei pensativa em um ponto, sob que aspecto a redução da jornada de trabalho faria gerar mais empregos? Se as empresas tiverem que contratar mais funcionários sem a redução dos salários dos já funcionários, isso não aumentaria muito a despesa com salários para os empregadores e para alguns ficaria difícil de suportar?
Procurei material sobre o assunto e encontrei pouca coisa, a maioria diz o mesmo e fiquei com dúvidas em alguns pontos.

Thaísa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade