x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 1.286

Indice de endividamento - Participação de capital de terceir

Leandro Marcos Borges

Leandro Marcos Borges

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 14:20

Duvida no indice de
Participação de Capitais de Terceiros - Capital de terceiros / Patrimônio Liq. x 100.
Dados:
Passivo Circulante : 50.650
Exigivel à longo prazo : 140.396
Patrimonio Liq: 63.144

Exe. PCT = PC + ELP x 100 191.046,00 302,56%
PL 63.144,00
Indice acima que mais foi consultado,e apresentado em aula, porém a professora considerou errado e apresentou o índice abaixo para o mesmo.

PCT: P.C + P.N.C x100 191.046,00 75,16%
Passivo Total 254.190,00

Ao invés de dividir Capital de Terceiros somente pelo patrimônio Liq, ela quer dizer que devemos dividir então, Capital de terceiros ( Passivo Circulante + Exigível a longo prazo ) por Passivo Total ( novamente Capital de terceiros + Patrimônio Líquido).

Segue abaixo raciocínio da Professora;
A Participação de capitais de terceiros , nada mais é, do que trazer através de percentuais qual a “dependência” dos negócios em relação a recursos de terceiros (bancos, fornecedores, recursos trabalhistas e tributários).
Por Terceiros entende-se todo o lado direito do Balanço, ou seja, o passivo. (Capital de Terceiros + Capital Próprio).
Em termos matemáticos, se eu lhe pedisse quanto há de meninos dentro da sala de aula "em comparação ao todo", que conta você faria? Dividiria o numero de meninos pelo todo e não somente pela quantidade de mulheres certo?
O mesmo ocorre para este índice. Como dividirei o total de dividas só pelo capital dos sócios se meu objetivo é saber quanto as dividas com terceiros representam no todo? Seria injusto então só utilizar o Capital dos Sócios , entende?
Tem algumas bibliografias que trazem a divisão conta o ATIVO TOTAL (que é o mesmo valor que Passivo Total).
De qualquer forma acho importantíssimo você questionar e levantar essas dúvidas. Me mande a bibliografia onde pesquisou essa informação para que eu possa analisá-la.
Observe esse caso hipotético:
P.C + P.N.C => 1.000 + 1.000 => 100 % dos recursos são dos terceiros? E os R$ 2.000,00...não valem nada?
P.L 2.000

P.C + P.N.C => 1.000 + 1000 => 66,67 % dos recursos são dos terceiros
Passivo Total 3.000

Neste raciocínio ela compara com o todo, no meu entender deve-se comparar o capital de terceiros somente com Patrimônio Liquido.
Este índice que ela apresenta eu acho que seria outro tipo de comparação.

Qual seria o considerado certo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade