x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 18.093

TCC Ciências Contábeis

Danilo Mendes

Danilo Mendes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 11 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 14:52

Em muitas faculdades em um curto prazo adotaram a seguinte maneira de se fazer o TCC :
- Abrir um novo negócio, fazer as demonstrações e apresentá-las a banca que verá se o projeto é viável ou não para a empresa fictícia na qual eles buscam para novos investimentos. Nós como alunos temos de fornecer informações convincentes e esclarecedoras para fins gerenciais para ver se o negócio no qual queremos obter sucesso será de agrado da banca, ou seja, dos compradores do nosso negócio.

Os contadores formados e bem sucedidos do fórum acham uma ideia boa ou a velha e histórica monografia é melhor para se concluir o curso.

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 15:01

Depende do que se alcança buscar.

O projeto de Empresa é mais utilizado em administração pois não retrata todas as realidades do dia a dia do contabilista brasileiro.

Já a monografia busca fazer com que os contabilistas formandos mergulhem num mundo de informações que serão amplamente uteis para eles próprios bem como para aqueles que obtiverem acesso ao seu trabalho.

Particularmente no curso de Contábeis prefiro a monografia que tenha um conteúdo aproveitável para o crescimento profissional e intelectual daqueles que a desenvolveram.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Danilo Mendes

Danilo Mendes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 11 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 15:17

Talvez façam com que aprendamos a trabalhar melhor com as informações que nós mesmos geramos a fim de que possamos explicar e não apenas entregar relatórios. Cada um com seu jeito de ensinar a Ciência Contábil.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

há 11 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 15:24

Boa tarde a todos!

Na minha opinião, tanto faz o projeto de empresa ou monografia.

A partir do momento em que começamos a trabalhar na área, vemos que um monte de coisa que ´´estudamos`` não usamos pra nada.

Os cursos superiores não ensinam o primordial, a aprender o que realmente é preciso.

Veja que durante o curso, vemos matérias sobre vários cálculos e situações, que dificilmente iremos ver no cotidiano durante o trabalho. Em contrapartida, não vemos coisas essenciais, como preencher declarações acessórias que as empresas devem entregar mensalmente ou anualmente.

Pra falar a verdade, nem vi como se faz os cálculos para apuração do Lucro Presumido e Simples Nacional (Lucro Real vi bem superficial mesmo).

Sintetizando, faculdade só serve para quem quer fazer concurso, pois pra trabalhar na área, você precisa aprender tudo novamente.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Bruno

Bruno

há 11 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 15:27

Falou tudo!

Se não ensinam nem o teorico quanto mais "TCC pratico"

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Gislaine Alves da Costa

Gislaine Alves da Costa

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 17:49

Caros colegas,
a minha opinião quanto ao assunto ainda não está definida do qual seja melhor (TCC ou Monografia) , mas acho que depende da universidade que
estão realizando sua graduação e o grau de exigência dos docentes.

Irei me formar no ano que vem, a minha universidade está acrescentando muito no meu serviço,
não dá para generalizar que na faculdade aprendemos coisas superficiais ou não primordiais, pois eu aprendi as realizar os cálculos o Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e Simples Nacional , e o Lucro Real ainda tenho mais uma cadeira de Fiscal que irá tratar basicamente dele.

Em Auditoria aprender a realizar um parecer técnico, Cartas de confirmações preto e branco, entre outros.

Sobre o TCC ou Monografia, acho que cada faculdade deve realizar como achar melhor, somente exigir dos alunos que estão realizando para que
seu conhecimento seja ampliado, no decorrer da realização do trabalho de conclusão.

Atenciosamente
Gislaine Alves da Costa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2012479471598856
Graduanda de Ciências Contábeis (FURG)
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, (Tiago1:5a)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade