x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 862

acessos 154.448

Exame de Suficiência 2014.1 - Bacharel - Debates das Questõe

Ivone

Ivone

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 23:54

Valdeci,

Obrigada pela dica, mas acertei ambas.
Espero encarecidamente que sejam anuladas 2 questões, porem aqui no fórum as discussões da prova de bacharel são justamente as que acertei. Acredito que no meu caso não tenho chances, porem tudo pode mudar.

Torço por você e todos que precisam de pouco para atingir a meta.
Abraços.

"Não importa o que as pessoas pensam. Se você acredita que vale a pena, lute por isso."
Diego Weber

Diego Weber

Bronze DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:07

Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social. "

Paloma, na questão 6 não cabe anulação, na lei, como voce mesmo citou diz que: "Do lucro liquido do exercicio 5% [...] que NÃO EXCEDERÁ 20% do CS"

CS: 150.000,00
Reserva Legal: 26.000,00
Limite de Reserva: 150.000 x 20% = 30.000

Lucro: 120.000,00 x 5% = 6.000

Ou seja, a reserva já acumula saldo de 26.000, somando os 6.000 do exercicio ultrapassa o limite, ou seja, voce registrar na Reserva 4.000
que fica tudo beleza :)

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:09

Ivone
Eu acertei a 43 de técnico, letra C) II e IV, mas eles no gabarito puseram a letra D) I, II e IV conforme havia caido em exame anterior, porém no outro exame estava escrito OS e não DOS no item I.
Agora a que puseram o valor de R$ 48.0000,00 achei meio estranho e acabei errando.
Vou entrar com recurso das duas e tentar a sorte.

Ivone

Ivone

há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:21

Valdeci,

Verdade, estou acompanhando essa :

"TEXTO ORIGINAL
I. A entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

TEXTO DA QUESTÃO
I. A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens"

Espero que essa questão seja anulada.

"Não importa o que as pessoas pensam. Se você acredita que vale a pena, lute por isso."
PRISCILA

Priscila

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:33

Boa noite!
Pode ser que eu esteja errada em relação a esta questões.
Peço desde já minhas humildes desculpas, mas estou em busca de questões que realmente há 100% possibilidades de anulação, se alguém pode me ajudar com questões mas favoráveis, Agradeço!

Questão 1 - De acordo com a NBC TG 16... ,esta correta, devemos observa a data do enunciado da questão, mercadoria entra em 31/12 2013 e estoque tbm é a mesma data.
Pessoal, bombei tbm na questão 1, temos q nós concentrar nas possíveis realmente de anulação.
De acordo com a NBC TG 16...
A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. A Norma proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido ¨SE A DATA FOSSE OUTRA SERIA CONSIDERAVEL"
Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques " VAMOS ANALISAR".

CONCEITO SOBRE ESTOQUE:
Estoque é toda aplicação de recursos que, diretamente relacionada à atividade-fim da entidade, gera, por si só, benefícios econômicos futuros. Conforme descrita no item 6 desta norma, estoques são ativos mantidos: (a) para a venda, no curso normal dos negócios; (b) No processo de produção para a venda; ou (c)na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção ou na prestação dos serviços. De forma em geral, a sua compra estará sempre vinculada à expectativa de auferir receita futura, na atividade da empresa:

SE A DATA FOSSE OUTRA INVÉS DE 31/12/2013: PODERÍAMOS UTILIZAR O MÉTODO DO PEPS QUE NÃO É O CASO:
Pelo critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período. A média pode ser determinada em base periódica ou à medida que cada lote seja recebido, dependendo das circunstâncias da entidade.
A novidade desta norma é a mensuração, ou seja, a determinação do valor do estoque e a avaliação de redução de valor do valor líquido realizável.

Questão 28 - tem um 0 a mais na questão, dando dupla interpretação.

dúbio sentido, pois quando ele fala que o valor do ganho de capital é 48.0000,00, esse valor não existe, foge totalmente do valor em questão que é 48.000,00 ou seja, 48.000,00 não é o mesmo que 48.0000,00, assim sendo influência diretamente no valor da resposta da questão, pois se tratando de ganho de capital ele é utilizado para o calculo do lucro presumido. Inclusive se tratando da matemática esse tipo de valor 48.0000,00(absurdo) não existe.

Questão 45 -

Porque o juiz questiona sobre um tributo "ICMS" e a resposta é sobre outro "ISSQN".

III. Pode o Sr. Perito informar se o valor do ICMS a pagar está apresentado
de acordo com o faturamento total em 31.1.2014?
Resposta: Analisando a planilha apresentada e auditada em 31.1.2014,
com os valores dos tributos apresentados no Balanço Patrimonial, mais
precisamente no Passivo Circulante, verifica-se que foi computado
corretamente o valor do ISSQN sobre venda de serviços.

Fique na Graça de Deus.
Obrigada.

diogo de sales passos

Diogo de Sales Passos

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:37

Questão 28 - valor desconhecido R$ 48.0000,00 (Passivel de Anulação)
Questão 45 - Independente de a resposta do Perito ser correta. O juiz questionou
sobre o ICMS e adversamente o perito responde sobre ISSQN, estando errado ao questionamento!!!

Vamos láh nação contábil elaborar os recursos!!!

Ivone

Ivone

há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:46

Acertei a 28 e 45, então minhas chances são pequenas de passar.
Fiz 23 pontos precisaria de duas, porem as mais comentadas aqui no fórum são essas.

THIAGO FARIAS

Thiago Farias

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:58

gente muita calma nessa hora quem fez 25 é possível de alteração de resposta, ou seja alterar a alternativa correta...
mas também procuro um modelo de recurso para a questão 45 pois a 28 eu acertei mas vou entrar nas duas pois, eu acertei e teve
outras pessoas que não acertaram ... vamos nos unir quantos mais recursos melhor...

Vonaldo Sousa

Vonaldo Sousa

Iniciante DIVISÃO 3 , Bancário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 01:05

A QUESTÃO 45 DE BACHAREL COM CERTEZA CABE RECURSO . O JUIZ PERGUNTOU SOBRE O ICMS,NO ENTANTO O PERITO RESPONDEU SOBRE ISSQN. ENTAO A LETRA CORRETA SERIA A LETRA B.

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.243/09

APRESENTAÇÃO DO LAUDO E DO PARECER PERICIAL CONTÁBIL

64. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil deverão ser escritos de forma direta, devendo atender às necessidades dos julgadores e dos interessados e ao objeto da discussão, sempre com conteúdo claro e limitado ao assunto da demanda, de forma que possibilite os julgadores a proferirem justa decisão. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil não devem conter documentos, coisas, e/ou informações que conduzam a duvidosa interpretação, para que não induza os julgadores e interessados a erro.

QUESITOS E RESPOSTAS

87. O perito deve observar as perguntas efetuadas pelas partes, no momento próprio dos esclarecimentos, pois tal ato se limita às respostas a quesitos integrantes do laudo pericial, ou do parecer pericial contábil às explicações sobre o conteúdo da lide ou sobre a conclusão.

Vonaldo Sousa

Vonaldo Sousa

Iniciante DIVISÃO 3 , Bancário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 01:47

A 1ª QUESTÃO É IGUAL A DO 02 EXAME DO CFC 2011 E SÓ MUDA OS VALORES. ENCONTREI A RESOLUÇÃO NO SITE DO PROFESSOR MARIO JORGE . SERA QUE A ALTERNATIVA CORRETA NÃO SERIA A LETRA A? VAMOS VER SE CABE RECURSO!

7. Uma sociedade empresária mantém no seu estoque de mercadorias para revenda três tipos de mercadorias: I, II e III. O valor total do custo de aquisição, preço de vendas e gastos com vendas, em 31.12.2010, estão detalhados a seguir:
TIPO CUSTO PREÇO DE VENDA GASTOS COM VENDAS
I 660 820 100
II 385 366 38
II 800 750 45

No Balanço Patrimonial em 31.12.2010, o saldo de Estoque de acordo com a NBC TG 16 é de:
a) R$1.693,00.
b) R$1.753,00.
c) R$1.845,00.
d) R$1.936,00.
Resolução

A partir do processo de convergência contábil às Normas Internacionais – IFRS, foi emitido o Pronunciamento Contábil (CPC) nr. 16, que trata dos critérios de valoração e registro dos Estoques.
No item 9 do pronunciamento, relativo a Mensuração dos estoques, está escrito:

O CPC nr 16 estabele em vários itens os critérios utilizados para a devida apuração do custo do estoque, porém no item 10, temos uma definição mais genérica, que nos ajuda a resolver esta questão, a saber:

“Custos do estoque

10. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.”
Sobre o Valor Realizável Líquido, o tratamento é dado nos itens 28 a 33 do referido CPC 16, porém em resumo significa o valor de mercado subtraído de todas as despesas comerciais inerentes a venda do produto em análise, como por exemplo: comissões, fretes etc.

Para a resolução da questão, temos que fazer um confronto entre o Custo e o Valor Realizável Líquido de cada item, e considerar para efeito de saldo de estoque o valor menor entre os dois.

Produto I

Preço de venda líquido = R$820,00 - R$100,00 = R$720,00

Custo = R$660,00

Valor a ser considerado para estoque = R$660,00 (o menor valor entre o custo e o valor de mercado líquido)

Produto II

Preço de venda líquido = R$366,00 - R$38,00 = R$328,00

Custo = R$366,00

Valor a ser considerado para estoque = R$328,00 (o menor valor entre o custo e o valor de mercado líquido)

Produto III

Preço de venda líquido = R$750,00 - R$45,00 = R$705,00

Custo = R$800,00

Valor a ser considerado para estoque = R$705,00 (o menor valor entre o custo e o valor de mercado líquido)
Valor total dos estoques:
Produto I = R$660,00
Produto II = R$328,00
Produto III = R$705,00
TOTAL = R$1.693,00

Resposta correta:
a) R$1.693,00.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 01:51

Continuo discordando quanto a questão 1.
O enunciado da questão informa:
Uma sociedade empresária mantém no seu estoque de produtos para venda as mercadorias A, B e C. Os valores totais de custo de aquisição, preço de vendas e previsão de gastos com vendas, para fins de cálculo do Valor Realizável Líquido, na posição de 31.12.2013, estão detalhados a seguir:

Mercadoria Custo de Aquisição Preço de Venda Gastos com Vendas
A R$ 420,00 R$ 500,00 R$ 100,00
B R$ 650,00 R$ 900,00 R$ 130,00
C R$ 900,00 R$ 850,00 R$ 170,00

Considerando o que determina a NBC TG 16 (R1) - Estoques, o saldo da conta Estoques de Mercadorias em 31.12.2013 será de:
Antes de realizar o cálculo vamos a determinação do CPC 16:
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Este Pronunciamento proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.
E apesar de não ser citado a mensuração podemos supor pelo objetivo dessa norma que devemos calcular o valor realizável líquido e verificar qual será utilizado para ser mantido no estoque.
Calculando o preço realizável verificamos:
Preço de Venda - Gastos com Vendas = Valor realizável líquido
R$ 500,00 R$ 100,00 R$ 400,00
R$ 900,00 R$ 130,00 R$ 770,00
R$ 850,00 R$ 170,00 R$ 680,00

Comparando com o custo de aquisição e utilizando as definições/objetivos do CPC citado chegamos a seguinte conclusão dos valores a serem utilizados:
Mercadoria Custo de Aquisição Valor realizável líquido (dos dois, o menor)
A R$ 420,00 R$ 400,00
B R$ 650,00 R$ 770,00
C R$ 900,00 R$ 680,00
Total a ser lançado/corrigido no estoque = R$400,00 + R$650,00 + R$680,00 = R$1730,00 (alternativa A)
Lembrando que em nenhum momento se diz quando foi adquirido tais produtos e no meu entendimento não faria diferença nenhuma, visto que seguindo as definições da norma, tem que ser lançado o menor dos resultados de cada item do estoque.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 02:01

Tem razão Vonaldo Sousa, na minha faculdade um dos professores esta realizado uma revisão nesse semestre, utilizando as provas anteriores como base, e tive a oportunidade de ver a resolução dessa questão da prova de 2011 e também questionei o mesmo professor hoje, sobre a nova questão e ele concorda que ocorreu erro pelo CFC.

Abs,

daiane marins da silva abe

Daiane Marins da Silva Abe

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 07:40

RECURSOS PARA QUESTÃO 35/ 40

Na questão 35:
Na prova de Bacharel ela está digitada errada, mas a mesma questão na prova de técnico está formulada corretamente.

Na prova de Bacharel, o erro é após o quadro diz assim:
Esta(ão) apenas o(s) tem(ns): (estão os itens o que?)

Na prova de técnico está correto assim:
Esta(ão) CERTOS apenas o(s) item(ns):

Na questão 40 BACHAREL

Nessa questão tem o seguinte porém, o texto está escrito diferente da Norma, uma palavra que mudou o sentido da frase inteira sendo passível de anulação ao meu ver, pois mudar apenas uma letra de um artigo com a intenção de fazer o participante errar, isso não é casca de banana é covardia e falta do que fazer, segue a explicação:
TEXTO ORIGINAL
I. A entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

TEXTO DA QUESTÃO
I. A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

Elis Camatta Cecato

Elis Camatta Cecato

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 07:50

O prazo para os recursos começam hoje, dia 10/04 a partir das 10:00hs e encerra amanhã, dia 11/04 às 18:00hs.
Após esse prazo, vocês sabem me dizer quanto tempo em média demora para eles avaliarem os recursos e divulgar os aprovados no Diário Oficial ?

Ennelise Raquel da Silva

Ennelise Raquel da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 08:26

Pessoal que acertou 24 questões, fiquem tranquilos, até porque é fato que serão anuladas algumas questões. E podem contar comigo com a entrada de recurso. Vamos se unir :)
No edital fala:

7.4.1. Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinados,
independentemente de eventual interposição de recurso.

Eu acertei 28 questões...

Abraços.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 08:30

Bom dia Pessoal,

O melhor é verificar as questões que realmente cabem recurso e unir forças apenas nessas.

Há casos que as pessoas entram com recurso em quase todas as questões, e é claro, eles no máximo anulam só duas. Vejam que na prova passada anularam só uma, e esta que foi anulada não existia debates aqui no fórum para anulação dela.

A banca FBC é muito criteriosa, infelizmente não dá pra ter esperanças demais não.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Marcelo Martins da Fonseca

Marcelo Martins da Fonseca

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Rede
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 08:41

Recursos

Com a divulgação dos gabaritos neste dia 09/04, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 10/04 (quinta-feira) e se encerra às 18h do dia 11/04 (sexta-feira).
Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição, por meio do formulário padrão, disponível no sistema, nos sites da FBC e do CFC.

Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.
Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s), Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.

Bruno Silveira Teixeira

Bruno Silveira Teixeira

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 09:06

Bom dia pessoal! não vi ninguém comentar sobre a questão 49 de português. A alternativa C conforme o gabarito certamente está errada. Mas observem a alternativa B, no meu ponto de vista ela também está errada. Observem o que ela diz: b) A competição entre candidatos a sediar os grandes eventos esportivos acaba por condená-los a perder dinheiro.
Quem é condenado a perder dinheiro? No meu entender é o País, mas por essa frase da a entender que seja os candidatos. Alguém mais observou isso? Obrigado

Caroline Ferreira

Caroline Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 09:20

Bom dia galera, sou de técnico. Preciso de 2 questões, sei que a do lucro presumido certamente será anulada.. botei fé na nº 1 pois pra mim o gabarito é LETRA D - 1730,00. Levando em consideração a prova de 2011, sim a questão é identica, mas acho que o que pode pegar nessa questão é que lá atrás, a 3 anos ... eles pediam o saldo de estoque de acordo com a NBC TG 16, e a 4 dias atrás rs, eles pediram de acordo com a NBC TG 16 (R1) o que acredito eu que seja alguma alteração na norma.. bem, se ela for anulada ficarei muito feliz, pois preciso do meu registro para poder ingressar na marinha, concurso o qual fui a 6º colocada do Brasil. Confio em Deus que dará tudo certo. Gostaria de compartilhar também que acho uma covardia a prova de bacharel ser muito parecida com a de técnico, e no nosso edital ser cobrado o que nem é dado no curso técnico. Fico por aqui esperando ansiosamente as 10 horas e boa sorte a todos, assim como eu que precisam de anulações!

Página 4 de 30

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade