Patricia Porto
Bronze DIVISÃO 3 , AssistenteBom dia.
Estou com uma certa dificuldade de encontrar no CPC - Comite de Pronunciamentos Contábeis, a CPC que trata do Patrimonio Líquido, onde posso encontra-la?
respostas 4
acessos 12.771
Patricia Porto
Bronze DIVISÃO 3 , AssistenteBom dia.
Estou com uma certa dificuldade de encontrar no CPC - Comite de Pronunciamentos Contábeis, a CPC que trata do Patrimonio Líquido, onde posso encontra-la?
Pedro Paulo S. de Assis
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Patricia,
Não existe nenhum pronunciamento que fale exclusivamente sobre o Patrimônio Líquido. Qual seria a dúvida? Se for conceitual, verifique o CPC 00.
Patricia Porto
Bronze DIVISÃO 3 , AssistentePreciso do conceito de PL e suas contas, como reservas, ajuste de avaliação patrimonial lucros ou prejuizos acumulados, com fundamentação legal.
Pedro Paulo S. de Assis
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Neste caso a pesquisa deve ser em várias fontes...
Já que você necessita de fundamentação, acho que posso de ajudar a iniciar suas pesquisas:
Conceito de PL:
o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo (Ativo menos Passivo). Portanto, o valor do Patrimônio Líquido, pode ser positivo, nulo ou negativo (RESOLUÇÃO CFC Nº 847/99)
As contas:
A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira:
a) Capital Social
b) Reservas de Capital
c) Ajustes de Avaliação Patrimonial
d) Reservas de Lucros
e) Ações em Tesouraria
f) Prejuízos Acumulados.
Patricia Porto
Bronze DIVISÃO 3 , AssistenteMuito Obrigada Pedro, me deu um ponto de partida.
Patricia
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade