x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.224

Glaucia Pereira Maria

Glaucia Pereira Maria

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 31 maio 2014 | 11:45

Olá como vão você?

Estou com uma dúvida cruel.

Meu curso é autorizado pelo MEC, e o site no CRC, informa que somente pessoas formadas em curso reconhecido podem se registrar, isto na prática invalida meu curso, já que somente podem exercer a profissão pessoas devidamente registradas pelo CRC.

Fiz o exame de suficiência do CRC, fui aprovada e agora me deparei com esta informação.
Você sabe alguma coisa sobre isto ou conhece alguém que obteve o registro mesmo tendo feito curso somente autorizado pelo MEC?

Agradeço qualquer informação.

Um grande abraço.

Gláucia Pereira Maria.
Ciências Contábeis concluído em 2013.
Exame CRC aprovada em 2014.
Cel. 31 94518570.

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 21:33

Antes de se matricular para um curso de graduação é bom você saber se ele é autorizado ou reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Para entender esta diferença e o que isto pode afetar você, é preciso conhecer a dinâmica da criação de um curso:

Toda IES (instituição de ensino superior) precisa, em primeiro lugar, ser credenciada pelo MEC. Sem este credenciamento, ela não existe de forma legal e não pode emitir diplomas.
Estando credenciada, ela tem liberdade para criar cursos novos, bastando para isto pedir uma autorização para o MEC.
Com esta autorização, a IES pode abrir um processo seletivo e criar turmas para esta nova graduação. Por exemplo, uma universidade que não tinha o curso de Direito, pode passar a oferecê-lo mediante autorização.
Depois de iniciado o curso, a instituição deverá pedir o reconhecimento do mesmo para o MEC. Isto deve acontecer no segundo ano de funcionamento para cursos com duração de quatro anos e a partir do terceiro ano para aqueles cuja duração for superior a quatro anos.
Uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) visita as instalações, avalia a relação de docentes, grade curricular, laboratórios e demais aspectos relacionados ao curso e emite um parecer sobre a qualidade do que está sendo oferecido. Será com base neste levantamento que os técnicos do MEC irão reconhecer, solicitar ajustes ou negar o reconhecimento do curso.

Verifique como está o andamento da sua instituição, é possível verificar no site do MEC.

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade