x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 17

acessos 6.946

carteira crc tecnico

Rivaldo Sousa

Rivaldo Sousa

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 17:18

Ola amigos. Tenho duvidas a resipeito da carteira do CRC para tecnico. Até quando posso tirar, tendo em vista que terminei o curso tecnico e tenho dúvidas se realmente so posso fazer o exame até junho de 2015 ou já que sou tecnico, posso tirar depois desta data. De já agradeço aos nobre colegas.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 17:25

Rivaldo,

Junho de 2015 é a data final para emissão de CRC para técnicos, após essa data não haverá mais emissão por parte do CRC para técnicos.

Também penso se haverá prova em 2015, deverá ser só a primeira do ano, que normalmente é em Março ou Abril - veja que se for ter prova, nem temos informação.

Em junho de 2015 você deverá já ter sido aprovado e seu nome já deve constar na lista oficial de aprovados para que possa dar entrada no CRC, normalmente a lista dos aprovados sai quase dois meses após a realização da prova, por isso pode até ser que a prova de setembro de 2014 seja a última para técnicos.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 13:08

Bom Mayara, para você ser uma contadora você precisa ter o CRC. Mas conforme acima, para técnicos apenas até 15/06/2015. Após isso somente terão CRC os bachareis (formados na faculdade).

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
William Martins

William Martins

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 13:20

Bom dia Mayara, a diferença é que sem CRC você legalmente não pode fazer nada e nem exercer a profissão, pois existe fiscalização contante.

antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) Técnico
há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 01:59

Ser técnico ou bacharel, não importa, obrigatoriamente vc deve se inscrever no CRC de sua região, pagar as taxas e retirar a sua carteira, pois se vc não tiver a inscrição no CRC não poderá exercer a profissão, que diga-se de passagem é apaixonante, é uma vida inteira de estudos e cada dia que passa vc tem que aprender novas técnicas, novas maneiras, sem contar que com a emissão de Leis a todo dia e sistemas, vc nunca parará de estudar.

Antonio de Campos
Tc/Sp
FRANCISCO CHAVES

Francisco Chaves

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 11:48

Bom dia prezados,

Tenho uma dúvida.

O Contador formado e com habilitação em seu estado de origem precisa de registro em outros estados? Caso este profissional da Contabilidade desenvolva trabalhos para clientes com sede em outra localidade.

Agradeço desde já a todos.

Grande abraço!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 12:33

Boa tarde Francisco!
Olha, eu já indaguei sobre isso, mas meu CRC é de SP e fazem 16 anos que atuo em MG e nunca tirei o secundário no Estado, então na minha opinião, não é necessario.

Sds

FRANCISCO CHAVES

Francisco Chaves

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 15:08

Pessoal,

Muito obrigado pelas respostas!

Me informei com o conselho do Rio Grande do Sul e realmente temos que fazer a inscrição secundária a fim de assinar balanços, fora isto podemos atuar normalmente.

Desejo um bom trabalho a todos nós!

Grande abraço a todos!

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

"Para ser o que sou hoje, fui vários homens e, se volto a encontrar-me com os homens que fui, não me envergonho deles. Foram etapas do que sou. Tudo o que sei custou as dores das experiências. Tenho respeito pelos que procuram, pelos que tateiam, pelos que erram. E, o que é mais importante, estou persuadido de que minha luz se extinguiria se eu fosse o único a possuí-la." Goethe.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 07:30

Bom dia Francisco!
Para você ver como as coisas são regionais. Em MG não é necessário ou pelo menos nunca me exigiram isso.
Mas no CRC de SP eu informo que estou atuando em outro Estado, já que recebo as correspondências do CRC-SP em minha casa e ago a anuidade para o CRC-SP e não para o de MG. Acho interessante você ver essa questão da anuidade para não ficar inadimplente, ok?
A Carteira do CRC tem validade Federal já que ela substitui como comprovante o CPF e o RG.

Sds

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 00:19

Caro Eduardo Molinari,

Acho que é legal vc dar uma verificada na sua posição diante do CRC MG, pois que eu saiba todos os estados tem o seu CRC(Conselho Regional Contabilidade).
Como o próprio nome diz o o CRC é regional, de cada região, e cada estado tem o seu. A sua carteira é de CRC, e não de CFC (Conselho Federal Contabilidade).

Aconselho vc verificar isso diante do CRC do estado em que vc está atuando, vc pode se complicar com isso.

Att.

Raul Giraldini
contabilidaderr@terra.com.br
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 07:55

No meu modo de ver, acho que deve ser tirado sim o secundário, pois a administração do conselho de contabilidade é por região, e a jurisdição da assinatura de um contador, acredito ser da mesma maneira, ou seja, a cada estado que precisar tirar o registro secundário, deveria realizar o exame de suficiência.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 08:27

Tafarel;

Concordo com o fato de que o contador, se realiza seu trabalho em estado diferente do seu registro do CRC, deve fazer um registro secundário (ou comunicação).

Mas não há lógica em todos os estados que precisar fazer o registro secundário, ter que fazer o exame de suficiência.

O exame é um só no Brasil inteiro, se acaso o candidato tiver sido aprovado no exame, significa que ele está apto a trabalhar no Brasil inteiro.

As leis do CFC não se alteram de estado para estado. Isso é a mesma coisa de dizer que Goiás não está no mesmo país que Brasília.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 09:05

Bom dia Pessoal,

Concordo com vc Kleber Ribeiro, como eu comentei o CRC é regional no caso Estadual né, cada estado tem o seu, portanto deve-se fazer registro secundário.

E o exame de suficiência não é o CRC quem promove, e sim o CFC que é o orgão que regulariza a contabilidade no Brasil, os CRC's apenas promovem, mas a Lei vem do CFC, portanto exame de suficiência não precisa.

E ainda temos nossos dados disponíveis para quem quiser consultar, pois é só digitar o CPF, numero do CRC, ou alguns outros dados que o CRC mostra se o contador está apto para o trabalho.

Att.

Raul Giraldini
contabilidaderr@terra.com.br
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) Técnico
há 10 anos Terça-Feira | 18 novembro 2014 | 15:23

Entende-se que a carteira do contabilista é regional, mas por lei federal é um documento aceito irrestritamente em todo o ambito nacional pois nas primeiras carteiras contem os dizeres " Esta carteira tem fé publica, documento de identidade nos termos do artigo 18 do Dec Lei 9295 e art primeiro da Lei 6208 de 07/05/1979" diante disto e por instruções do CFC e dos CRc é sim obrigatório o portador comunicar que desenvolve trabalhos em outras regiões que não a sua, igualmente aos advogados, que tbm necessitam tão apenas informar a sua atuação fora de seu domicilio. Torna-se uma questão legal, bem como moral, pois são os pequenos atos praticados com correção que tornam a nossa classe tão imprecindivel nos dias atuais uma classe bem vista pela sociedade. Além do mais não custa nada informar via net, on line

Antonio de Campos
Tc/Sp
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 08:48

Bom dia!
Exatamente isso que o colega Antonio postou. Eu tenho que comunicar, como já o fiz, ao CRC de origem, no meu caso SP, que eu atuo em MG e já fiz também a indagação aqui em MG sobre esse registro secundário, onde me foi passado que não é necessário, já que o CRC é Federal e seu numero é único.

Mas o debate foi bom....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: