
Ewerton Borges Sartori
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar EscritórioBom dia a todos.
Sou estudante do 3º ano do curso de Ciências Contábeis, e me deparei com uma situação na qual não concordo com a opinião de um professor meu.
A situação é a seguinte.
Em uma prova escrevi a seguinte frase:
"O valor de estoque e o valor do custo da mercadoria ou produto vendido é reconhecido na maioria das vezes pelo seu custo histórico."
Entretanto a minha frase foi considerada errada, pois não devia ter utilizado o verbo reconhecer, mas sim o verbo contabilizar. Porem fiz uma consulta no dicionário sobre a palavra contabilizar e o significado é o seguinte: " Realizar o registro das transações financeiras que acontecem numa empresa; assinalar (em livros apropriados e de maneira sistemática) o registro das entradas e saídas de dinheiro numa empresa". Então, desta forma contabilizar nada mais é do que registrar o fato ou o ato contábil em livro apropriado. Porem quando escrevi o verbo Reconhecer, me apoiei no livro Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013 de Osni Moura Ribeiro, na qual ele fala que para se fazer a contabilização de um fato ou ato contábil, se deve primeiramente identificar o ato ou o fato em si e examiná-lo, com o intuito de avaliar se o ato ou o fato é idôneo, obrigando assim a sua contabilização. Entretanto pesquisei no dicionário e a palavra reconhecer e ela tem o seguinte significado: "examinar a situação, a natureza e a força". Desta forma o verbo reconhecer na frase escrita acima, tem a função de descrever a idoneidade de um fato ou ato contábil já identificado e examinado, só não feito a contabilização em livros apropriados, pois há empresas que são desobrigadas de contabilização, como por exemplo as MEIs, porem para fins gerenciais, o empresário reconhece o seu estoque ou o custo da mercadoria vendida com base no custo histórico.
Já o fato de ter escrito "na maioria das vezes" me refiro a parcela minoritária de empresas que para fins gerenciais reconhecem seu valor de estoque e o custo de mercadoria ou produto vendido baseado no valor realizável liquido.
Peço que avaliem a minha resposta e respondam se eu tenho razão ou não na frase acima.