Edvaldo Júnior
Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a)Olá pessoal, estou elaborando minha monografia cujo tema é: "A Contabilidade como instrumento de Gestão dos Setores Criativos da Cultura". Com a finalidade de subsidiar a construção da mesma, estou fazendo uma pesquisa com contadores a fim de que sejam respondidas como são contabilizados os seguintes fatos contábeis (exemplos fictícios):
1 - A PETROBRAS vai patrocinar um espetáculo da Cia de Teatro Ariano Suassuna através da Lei Rouanet (Lei Federal 8.313/91) com 100% da Renúncia Fiscal. Quais lançamentos deverão ser realizados pela Cia de Teatro para o efetivo registro contábil?
2 - A Empresa Responsável pela Gestão da Carreira de Roberto Carlos está recebendo 50% da renda de Direitos Autorais referente a autorização para regravação de uma das músicas do cantor. Como a referida empresa deve contabilizar?
3 - Um Cidadão gosta muito de cultura e está doando à Associação Cultural Ato-Art`s uma quantia em dinheiro e um imóvel para a instalação de um centro cultural. Como devem ser registrados contabilmente?
4 - Uma Cia de Dança realizou um espetáculo no Teatro Santa Isabel (PE) e apurou uma receita significativa com a venda dos ingressos. Como ela deve registrar isto?
5 - Um Cantor foi ao Banco requerer um empréstimo para gravação do seu CD, tendo o Banco autorizado com juros, como contabilizar tal fato?