x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 11

acessos 5.031

Sou estudante e preciso de ajuda...!! pode ser????

Andrey Lima Santos

Andrey Lima Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Gabinete
há 17 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 22:37

Olá colegas...

sou estudante do curso Bacharel em C. Contabeis e estou com esse questionamento a ser respondido porem sinto dificuldades de responde-lo. Se poderem analisem o texto abaixo e me auxiliem na formulação da resposta.

******************q u e s t ã o*************************
Ao solicitar um empréstimo junto a uma instituição financeira, o Diretor Financeiro de determinada empresa constatou, no contrato, que os juros dessa operação estavam pré-fixados em 10% do valor principal, mas que estes só seriam pagos na data de término prevista no contrato. Com este contrato em mãos, o Contador decidiu que reconheceria não só o valor do empréstimo como também o valor dos juros.
Ele agiu corretamente? Justifique a sua resposta.

Gente se possivel me informem onde encontro fontes ou bases de estudos para pder entender melhor as informações passadas.

Grato,
Andrey Lima

Andrey Lima Santos
estudante - Bacharel em Ciências Contábeis
[email protected]
75 - 8115-7550
Valente - BA
ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 26 março 2008 | 00:16

Olá Andrey Lima

Estou mostrando alguns exemplos de emprestimos veja o que se encaixa melhor na sua questão.

EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Tais contas registram as obrigações da empresa junto a instituições financeiras do País e do Exterior, cujos recursos são destinados para financiar imobilizações ou para capital de giro para ser aplicado na empresa.
Como regra geral, os empréstimos e financiamentos são suportados por contratos que estabelecem o seu valor, forma e época de liberação, encargos incidentes, forma de pagamento, garantias além de outras cláusulas contratuais.
Os empréstimos distinguem-se dos financiamentos pelo fato de que estes representam um crédito vinculado à aquisição de determinado bem, podendo ter a intervenção de instituição financeira ou diretamente com o fornecedor do bem.
Por outro lado, os empréstimos são concessões de crédito em espécie, sem vinculação específica, muito embora conste do contrato a finalidade do mesmo.

REGISTRO CONTÁBIL
O registro contábil deve ser efetuado quando a empresa receber os recursos, o que muitas vezes coincide com a data do contrato. No caso dos contratos em que a liberação dos recursos ocorrer em várias parcelas, o registro será efetuado à medida dos recebimentos das parcelas.
Os financiamentos e empréstimos ainda não liberados podem ser controlados contabilmente em contas de compensação e informados em nota explicativa.
Todos os empréstimos e financiamentos contraídos pela empresa, cujo prazo de pagamento final seja inferior a um ano, contado a partir da assinatura do contrato, deverão ser registrados contabilmente no Passivo Circulante. Caso o prazo final seja superior a um ano, esses contratos serão registrados no Exigível a Longo Prazo, e por ocasião da data do balanço, as parcelas dos empréstimos e financiamentos a longo prazo que se tornarem exigíveis até o término do exercício seguinte, devem ser transferidas para o Passivo Circulante.

Exemplo:
Contabilização de empréstimo de curto prazo com vencimento em parcela única, no valor de R$ 100.000,00, sendo deduzidos R$ 500,00 a título de IOF. Os juros serão pagos por ocasião do vencimento.
D - Bancos Cta. Movimento (Ativo Circulante) R$ 99.500,00
D - IOF s/Empréstimos (Conta de Resultado) R$ 500,00
C - Empréstimos - Banco Alfa S/A (Passivo Circulante) R$ 100.000,00

VARIAÇÕES MONETÁRIAS OU CAMBIAIS
Os empréstimos e financiamentos contratados em moeda corrente nacional pedem ser corrigidos monetariamente com base nos índices previstos nos contratos. Tratando-se de empréstimos pagáveis em moeda estrangeira, estes são atualizados pela variação cambial ocorrida entre a data do empréstimo ou do último saldo atualizado e a data do balanço.
As variações monetárias serão registradas contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesa operacional ou do Ativo Diferido (quando se tratar de empreendimento em fase pré-operacional).

Exemplo:
Contabilização da variação monetária passiva de R$ 10.000,00 relativamente á empréstimo do Banco Alfa S/A (a empresa está em fase operacional):
D - Variação Monetária Passiva (Resultado)
C - Empréstimo - Banco Alfa S/A (Passivo Circulante)
R$ 10.000,00
JUROS, COMISSÕES E OUTROS ENCARGOS FINANCEIROS
Os juros, comissões e outros eventuais encargos financeiros serão também registrados pelo regime de competência, ou seja, pelo tempo transcorrido, independendo da data de pagamento.
No caso dos juros e demais encargos incorridos, que serão pagáveis após a data do balanço, serão também provisionados.
O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras, exceto no caso dos juros e encargos incorridos durante a fase pré-operacional (que devem ser registrados no Ativo Diferido).

Exemplo:
Contabilização de juros de R$ 20.000,00 relativamente á empréstimo do Banco Beta S/A (a empresa está em fase operacional):
D - Juros Passivos (Resultado)
C - Empréstimo - Banco Beta S/A (Passivo Circulante)
R$ 20.000,00

ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER
Quando os encargos financeiros são descontados antecipadamente, sendo recebido somente o valor líquido do empréstimo, a empresa deve registrar o valor recebido na conta Bancos e o valor total do empréstimo na conta de Passivo, e os encargos financeiros antecipados serão debitados em uma conta Encargos Financeiros a Transcorrer, que é redutora da conta Empréstimos.

Exemplo:
Empréstimo obtido junto ao Banco Beta S/A, para capital de giro R$ 1.000.000,00, sendo descontados R$ 50.000,00 a título de encargos financeiros. O prazo de financiamento é de 30 dias.
1) Escrituração do empréstimo liberado em conta corrente:
D - Bancos Cta. Movimento (Ativo Circulante) R$ 950.000,00
D - Encargos Financeiros a Transcorrer (Passivo Circulante) R$ 50.000,00
C - Empréstimo - Banco Beta S/A (Passivo Circulante) R$ 1.000.000,00
2) Apropriação, no final do mês, dos encargos financeiros transcorridos (supondo-se que se passaram 15 dias da data do empréstimo, portanto, a apropriação será de 15/30 do valor dos encargos financeiros):
D - Juros Passivos (Conta de Resultado)
C - Encargos Financeiros a Transcorrer (Passivo Circulante)
R$ 25.000,00

ENCARGOS FINANCEIROS - IMOBILIZADO
Os encargos financeiros de empréstimos e financiamentos de terceiros para a construção ou montagem de bens do imobilizado devem ser capitalizados até o momento em que o bem estiver em condições de operação (NBC T 19.1.6.2).

Att
André Fabrício

"O Poder da tua INVEJA é a velocidade do meu SUCESSO"
Cláudio Batista

Cláudio Batista

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 15:48

Saudações, colegas!

Estou precisando responder a uma grande questão num trabalho do curso de Ciências Contábeis, que é a seguinte: "Por quê dos componentes das fórmulas de índices?". O professor quer saber o por quê daqueles componentes dos índices de estrutura de capital; dos índices de liquidez; dos índices de rentabilidade e dos índices de rentabilidade de Dupont?... Eu sei quais são os componentes mas não sei o porque deles nas fórmulas! Se alguém souber por favor me ajudem! Obrigado. Saúde e paz a todos!

Cláudio Batista

"Os livros não mudam o mundo. Os livros só mudam as pessoas. As pessoas mudam o mundo."
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 17:43

Boa tarde amigos.

Meus preclaros, este espaço foi criado especialmente para ajudar os acadêmicos, não parece lógico? Portanto vamos caprichar no título da questão, porque que isto facilita a pesquisa do colega que está procurando por um assunto semelhante e não vai encontrar nunca este poste, porque seu título não tem nada a haver com questionamento. Espero que o Rogério tenha projetado um mecanismo de busca não apenas baseado no título do tópico, porque senão vai ficar dificil achar um assunto pesquisando, simplesmente porque nossos amigos não querem nem saber das Regras do Fórum. Estou falando isto não apenas com relação a esta sala, mas no Fórum como um todo e também peço por gentileza que não se ofendam com minhas palavras, lembre-se que tudo o que fazemos aqui no Fórum é pensando em vocês, nós queremos que vocês se sintam satisfeitos com nosso trabalho, com o trabalho do Rogério, com trabalho do Saulo, com o Trabalho do Wilson Fernando, da Zilva Cândida, Ricardo Cardoso, André Fabrício... Todos usuários, ninguém aqui é dono do Fórum, o Fórum é nosso, somos nós que fazemos, sem nós o Fórum não existe, o Luis José pode sair, Cláudio Rufino pode sair, mas o Fórum fica, porque ele é vocês. Sabemos que um usuário iniciante não tem esta visão, mas que tal ler as Regras do Fórum antes de postar seu questionamento? E agora me responda, você esta com mesa cheia de trabalho, seu tempo é escasso e ai você consegue entrar no Fórum para tentar ajudar os colegas e dar de cara com título... Sou estudante e preciso de ajuda...!! pode ser????

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 10:45

Luiz José,

Ratifico tudo o que foi dito pelo amigo Luiz José.

Precisamos melhorar a qualidade do nosso Fórum, tanto nas perguntas quanto nas respostas.
Sei que quando somos iniciantes, não temos muita experiência na utilização do Fórum..Eu mesmo recebi "muitos puxões de orelha", que me serviram de aprendizagem.

Hoje o nosso fórum é rico em conteúdo e precisamos dar valor a isto...

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 11:46

Bom dia Claudio Batista.

A simples divisão entre ativo circulante (AC) e passivo circulante (PC) produz o Índice de Liquidez Corrente (ILC), que reflete a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo.

Sabemos que AC significa dinheiro e valores que se transformarão em dinheiro e que PC é composto por obrigações e encargos a curto prazo. O ilustre professor Antônio Lopes de Sá, em seu livro Formulas para Analisar de Balanços, (se não me falha a memória ) chama os componentes da formulas ( AC, PC) de "elementos" .
Porque dos elementos AC e PC? Ora, sabemos que o AC representa direitos da empresa e que o PC representa capital de terceiros, logo, para saber como está a capacidade de saldar as dívidas, nada mais natural que usar esses dois elementos patrimoniais para compor a formula do Índice de liquidez em pauta. Até onde consigo entender os mecanismos de análise, é isso que tenho para tentar ajuda-lo.
Bem, falei tudo isso, porque não entendi sua pergunta, espero que no meio de tudo que falei você consiga subsídios para sanar sua dúvida, senão, vamos esperar que nossos amigos mais envolvidos no assunto nos ajudem nessa.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 14:05

Boa tarde, Luiz José

A aplicação destas fórmulas estudei na matéria de AFO (Administração Financeira e Orçamentaria Empresarial) e ainda tenho os exercícios da faculdade aqui em minha gaveta.

Ocorre que em um certo dia já bem passado, navegando pela internet encontrei uma apostila básica acerca deste assunto e eu gostaria de disponibilizar este material para os demais usuários do Fórum.

Infelizmente não estou vendo o e-mail seu e nem o de Cláudio Rufino em seus respectivos perfis.

Já é possível fazer upload? Só não envio outro e-mail para o Webmaster porque ele já recebeu um anexo meu hoje pela manhã.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Cláudio Batista

Cláudio Batista

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 15:36

Boa tarde, Luiz José. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Cláudio Batista

"Os livros não mudam o mundo. Os livros só mudam as pessoas. As pessoas mudam o mundo."
Alessandra da Silva Henrique

Alessandra da Silva Henrique

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 18:30

1) Uma empresa pode obter um prejuízo contábil , porém ter excedente de caixa? Justifique e exemplifique.
2) Ao apresentar seus resultados em uma reunião de Diretoria, foi verificado que, apesar do indicador de liquidez corrente da empresa ser de 1,20, neste mesmo período, o indicador de liquidez geral é de 0,85. O Diretor Operacional argumentou que isso seria impossível , pois um indicador de liquidez geral não pode ser menor do que o de liquidez corrente. O Diretor Operacional está certo ou errado em sua análise? Justifique
3) Comente sobre as aplicações em caderneta de poupança, CDB pré-fixado e pós-fixado, fundos de investimento em ações e ações diretamente na Bolsa de Valores. enumerando seus pontos fortes e fracos de cada um.
4) Pesquisar na internet Lei 6.404/76 e suas modificações, com as alterações da 11.638/07 e 11.941/09, descrevendo todo o ativo circulante, o passivo circulante e o patrimônio líquido, dando algumas contas patrimoniais como exemplos.
5) Defina: Mercado Financeiro, Empresa Nacional de capital aberto e Empresa Nacional de capital fechado.
6) Depois de estudar o orçamento de caixa, o aluno deverá criar um exemplo prático de recebimentos e pagamentos de uma empresa Marketing ou de Recursos Humanos.
7) Estude pelo Material didático os itens Capital de Giro líquido, com as variações do ativos circulantes e de passivos circulantes. Após isso elabore um exemplo , considerando uma operação de uma empresa de Marketing ou Recursos Humanos que afete o capital de giro líquido.

Layla Bezerra da Silva

Layla Bezerra da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Secretária
há 14 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 12:43

Por favor preciso de uma orientaçao para um trabalho da faculdade, preciso postar até amanha .
1) Uma empresa pode obter um prejuízo contábil , porém ter excedente de caixa? Justifique e exemplifique.

2) Ao apresentar seus resultados em uma reunião de Diretoria, foi verificado que, apesar do indicador de liquidez corrente da empresa ser de 1,20, neste mesmo período, o indicador de liquidez geral é de 0,85. O Diretor Operacional argumentou que isso seria impossível , pois um indicador de liquidez geral não pode ser menor do que o de liquidez corrente. O Diretor Operacional está certo ou errado em sua análise? Justifique

3) Comente sobre as aplicações em caderneta de poupança, CDB pré-fixado e pós-fixado, fundos de investimento em ações e ações diretamente na Bolsa de Valores. enumerando seus pontos fortes e fracos de cada um.

4) Pesquisar na internet Lei 6.404/76 e suas modificações, com as alterações da 11.638/07 e 11.941/09, descrevendo todo o ativo circulante, o passivo circulante e o patrimônio líquido, dando algumas contas patrimoniais como exemplos.

5) Defina: Mercado Financeiro, Empresa Nacional de capital aberto e Empresa Nacional de capital fechado.

6) Depois de estudar o orçamento de caixa, o aluno deverá criar um exemplo prático de recebimentos e pagamentos de uma empresa Marketing ou de Recursos Humanos.

7) Estude pelo Material didático os itens Capital de Giro líquido, com as variações do ativos circulantes e de passivos circulantes. Após isso elabore um exemplo , considerando uma operação de uma empresa de
Marketing ou Recursos Humanos que afete o capital de giro líquido

8] Um tipo de aplicaçao financeira tipo cdb, pupança etc.., explique as condiçoes como rentbilidade prazo e tx de juros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade