Bom dia David, partindo dos pontos que o colega Carlos ja destacou eu vejo também que por enquanto as principais dificuldades são relacionadas a integração que será necessária entre Empregados x Empresa x Contabilidade, ja marcamos reuniões com representantes das empresas para que eles se reúnam com os funcionários para orientá-los, porque sabemos que a partir do eSocial teremos que completar, corrigir e atualizar uma grande quantidade de cadastros. muitos não comunicam a empresa sobre alterações como nome de casado ou solteiro, endereço etc. mas eu acho que o principal ponto de dificuldade será mudar a cultura das empresas, pois hoje a empresa envia para a contabilidade os documentos de um novo funcionário para registrarmos retroativo, pedem para fazer férias retroativas, rescisões com data de aviso prévio retroativo, e com o eSocial estes eventos terão que ser informados nas suas competências, então estamos tentando fazer os clientes entender que não dependerá mais da nossa vontade dar este "jeitinho Brasileiro"; sempre soubemos que legalmente não era o correto, mas nós ficamos em uma posição incomoda, pois se o cliente exige que se faça assim você entende como nós ficamos nessa situação.