x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 5.185

Impactos do eSocial nos escritorios de contabilidade.

David Wendel Gonçalves da Cruz

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 23:42

Boa noite Contadores,

Estou realizando um trabalho cientifico em relação ao eSocial, e sei que posso encontrar vários contadores aqui, minha problemática abordada é pesquisar sobre os impactos que estão causando nos escritórios de contabilidade com a expectativa da implantação do Sped Social. Então gostaria da colaboração de alguns, em me falar as consequências que tem acontecido nos escritórios. Tipo, aumentar a quantidade de funcionarios para atender, etc.

Desde já agradeço senhores contadores.

Visitante não registrado

há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 08:13

David
bom dia

Participo de um grupo de estudos aqui em Campinas no Sindicato dos Contabilista
Estamos preparando um memorial descritivo abordando os tópicos que iremos sugerir para que os Profissionais da Contabilidade que atuam em escritórios possam analisare ddebater .
Em princípio seria;
Criar um cultura do e social.
Selecionar um ou mais profissionais do escritório para realizar estudos.
Atuar junto aos clientes para esclarecer sobre o e social.
Etc.
Estou certo que outros colegas podem colaborar com mais sugestões.
Carlos Peixoto

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:24

Bom dia David, partindo dos pontos que o colega Carlos ja destacou eu vejo também que por enquanto as principais dificuldades são relacionadas a integração que será necessária entre Empregados x Empresa x Contabilidade, ja marcamos reuniões com representantes das empresas para que eles se reúnam com os funcionários para orientá-los, porque sabemos que a partir do eSocial teremos que completar, corrigir e atualizar uma grande quantidade de cadastros. muitos não comunicam a empresa sobre alterações como nome de casado ou solteiro, endereço etc. mas eu acho que o principal ponto de dificuldade será mudar a cultura das empresas, pois hoje a empresa envia para a contabilidade os documentos de um novo funcionário para registrarmos retroativo, pedem para fazer férias retroativas, rescisões com data de aviso prévio retroativo, e com o eSocial estes eventos terão que ser informados nas suas competências, então estamos tentando fazer os clientes entender que não dependerá mais da nossa vontade dar este "jeitinho Brasileiro"; sempre soubemos que legalmente não era o correto, mas nós ficamos em uma posição incomoda, pois se o cliente exige que se faça assim você entende como nós ficamos nessa situação.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 14:37

Precisando de dicas, para elaborar perguntas em que devo trabalhar para desenvolver a pesquisa. Se alguem puder me ajudar, ajustando as perguntas, ou mandando mais perguntas. Agradeço Colegas.

1. Quais as principais mudanças no seu escritório com a implantação do eSocial?

2. Como vocês estão se preparando para se adaptar nova realidade trazida pelo eSocial?

3. Será necessário aumentar ou diminuir o quadro de funcionário para poder atender a essa nova obrigação?

4. Quais serão as dificuldades que poderão encontrar junto a seus clientes?

5. Como será feito a preparação dos seus funcionários para que possam se adptar ao eSocial?

6. Os honorários contábeis deverão sofrer reajustes após a obrigatoriedade do eSocial?

7. Qual a sua opinião em relação a esse novo método de declarar as obrigações trabalhistas e previdenciárias?

8. Em sua opinião quais as vantagens serão obtidas com a implantação do eSocial?

9. E quais as desvantagens em declarar as obrigações de forma simplificada?

10. Quais as maiores dificuldades atuais para enviar as obrigações fiscais e trabalhistas?

Nilcimar

Nilcimar

Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 14:20

Pessoal,

Boa tarde.
Vi esse fórum e resolvi me cadastrar para interagir também.
Sou consultora de RH para sistema ERP na TOTVS e tenho feito alguns diagnósticos em empresas.

Também andei pensando em como as empresas de contabilidade vão se adequar a obrigatoriedade do
eSocial?
É complexo sim e vai muito além do que muitos imaginam porque causa impacto nos aspectos
sistêmicos, processos internos ( clientes e escritórios de contabilidade) e procedimentos diários
de RH, fiscal, legal e principalmente, justiça do trabalho.

A princípio, acredito, que será uma grande dor de cabeça pra todos mas depois entrará na normalidade
rotineira de um RH. O importante é "CONTROLE DE QUALIDADE DE ENVIO".
Estão todos preocupados com detalhes de tabelas e adequação de campos, mas vejo que não existe sistema
adequado se a matriz de responsabilidade "CLIENTE X OPERADOR" for eficiente.

Portanto, talvez o maior impacto seja a formatação dos "tempos e movimentos" dos atores dessa obrigatoriedade.
Não poderá ter jeitinho por causa dos atrasos.

Atc

Nilcimar Fernandes
Consultora RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade