x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 583

Compliance, pouca teoria e quase nenhuma prática.

Vinícius Pião

Vinícius Pião

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Administrativo Financeiro
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 15:25

Amigos(as),

Venho compartilhar com vocês um tema que surgiu somente agora no final de minha faculdade e que até então era inexistente para mim, o COMPLIANCE.

Iniciei o desenvolvimento de um trabalho acadêmico cujo tema é o Compliance e suas diretrizes que não cabe aqui quais são, pois não estou vindo aqui pedir ajuda para meu trabalho, e sim para receber e dividir um conhecimento.

Até o que eu entendi, Compliance é um mecanismo criado primeiramente nos EUA e trazido, em molde, para o Brasil através da Lei de Lavagem de Dinheiro 9.613/98 alterada pela 12.683/13, da Lei Anticorrupção 12.846/13 e também pela FCPA e FATCA. Como visto ele é totalmente ligado às raízes de crimes econômicos e financeiros, ou, a tentativa de bloqueio que estes aconteçam no mercado brasileiro. Ele é visto, vez como departamento de empresas SA, vez como um tipo de controladoria da empresa, e também vez como um tipo de auditoria de tal.

Aos amigos que conhecem do assunto, o que é a compliance efetivamente falando dentro do nosso mercado econômico empresarial?

Um abraço,

Até mais.

Vinícius R. Pião.

Visitante não registrado

há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 15:50

Nos âmbitos institucional e corporativo, Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compliance

Boa tarde

Olha eu também ja ouvi falar muito..
essa foi a melhor definição que achei ate agora..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade