Vinícius Pião
Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Administrativo FinanceiroAmigos(as),
Venho compartilhar com vocês um tema que surgiu somente agora no final de minha faculdade e que até então era inexistente para mim, o COMPLIANCE.
Iniciei o desenvolvimento de um trabalho acadêmico cujo tema é o Compliance e suas diretrizes que não cabe aqui quais são, pois não estou vindo aqui pedir ajuda para meu trabalho, e sim para receber e dividir um conhecimento.
Até o que eu entendi, Compliance é um mecanismo criado primeiramente nos EUA e trazido, em molde, para o Brasil através da Lei de Lavagem de Dinheiro 9.613/98 alterada pela 12.683/13, da Lei Anticorrupção 12.846/13 e também pela FCPA e FATCA. Como visto ele é totalmente ligado às raízes de crimes econômicos e financeiros, ou, a tentativa de bloqueio que estes aconteçam no mercado brasileiro. Ele é visto, vez como departamento de empresas SA, vez como um tipo de controladoria da empresa, e também vez como um tipo de auditoria de tal.
Aos amigos que conhecem do assunto, o que é a compliance efetivamente falando dentro do nosso mercado econômico empresarial?
Um abraço,
Até mais.
Vinícius R. Pião.