Bom dia Vinicius
Pela experiencia que tenho, acredito que uma empresa que tem pessoas dispostas a dar ideias que podem influenciar positivamente esta com sorte.
Eu não sei por que você esta em dúvida afinal.... mas acredito que não será afronta nenhuma expor ideias, existe uma hierarquia talvez que na pior das hipóteses se sinta prejudicada, na teoria um funcionário participar assim eh o que deve acontecer na pratica infelizmente nos deparamos com lideres ruins que podem encarar isso como o que você destacou, uma afronta. CLARO, que isso é um caso particular.
A ideia é ótima, você deve ir em frente sim e ajudar como o bom colaborador que o mercado quer hoje em dia.
Escolha a pessoa certa com quem falar e com certeza vai colher os frutos por ser uma pessoa de iniciativa e particular interesse pelo sucesso.
Para falar com ele acredito que deve ser fora do horário, após o expediente, em particular e que deixe claro que esta feliz por trabalhar ali.
Diga que você vê possibilidades que podem aumentar a produtividade e talvez os lucros dele em um período de tempo, fale sobre outras empresas do mesmo ramo(pode ser de outro também) que executaram alguma rotina desse tipo e que teve bons resultados. mas se for dar exemplo não diga que viu em algum lugar ou que alguém lhe falou, a credibilidade desse tipo de informação vem da fonte que é encontrada.
"Um problema só existe quando estão presentes todas as ferramentas para resolve-lo!"