x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 4.957

FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 15:08

Marina, boa tarde!

Deixe-me ver se entendi a sua dúvida. Você está querendo saber sobre os registros contábeis ou a realização dos cálculos dos juros pela tabela Price?

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro
Marina Cristina de Lima Seixas

Marina Cristina de Lima Seixas

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 16:47

Preciso saber da Contabilização, por exemplo: tenho um financiamento de 60 meses em que os juros da tabela vão diminuindo, conforme vai pagando cada prestação, na contabilização dos juros de curto e longo prazo como contabilizo? Poque não posso simplesmente pegar o valor total dos juros e dividir pelos 60 meses pra saber os juros mensais? Ee eu já tenho o valor de juros corretos de cada mês então como faço?

FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

há 10 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 16:56

Cara Marina,

Os registros contábeis decorrentes do reconhecimento dos juros devem ser realizados quando no vencimento das parcelas. Ou seja, você deve manter um controle gerencial para acompanhar os reconhecimentos a serem realizados mensalmente pela competência. os juros devem acompanhar o pagamento das parcelas e, por isso, não podem ser reconhecidos de uma vez no resultado das empresas. Porém, estes juros devem ser reconhecidos em contas diferentes da conta do financiamento.

Veja os registros contábeis:

provisão

D-Despesas financeiras com juros
C-Juros a pagar

Pagamento dos juros

D-Juros a pagar
C-Banco conta movimento

Com relação ao financiamento propriamente dito, você deve registrar o valor montante a ser liquidado no prazo de um exercício social no Passivo Circulante e os demais no Passivo Não Circulante, de acordo com o item nº 61 do CPC nº 26.

Francisco Costa Carneiro
Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 08:45

Bom dia Marina e prezado Francisco,

apenas contribuindo ao tópico e abrindo discussão, acredito que a melhor forma de contabilização não seja provisionando Despesa com juros e gerando "Juros a pagar" mês a mês.

As normas contábeis pedem que nas operações de caráter financeiro (emprestimos, financiamentos, desconto de títulos) contabilize-se da seguinte forma.

Suponhamos um empréstimo de 50.000, no qual incorrerá em 10.000 de juros ao longo do período, ou seja, a princípio entrará 50.000,00 no banco, mas terá que ser pago 60.000,00 ao longo do empréstimo (em 60 vezes)

------------------------------

A contabilização pelo ato do emprestimo será:

D - Banco (AC) 50.000
C - Emprestimos a pagar (PC) 60.000
D - Encargos Financeiros a transcorrer (PC) 10.000

------------------------------

Pelo pagamento da 1ª parcela

D - Emprestimos a pagar (PC) 1.000
C - Banco (AC) 1.000

Pelo reconhecimento dos juros

D - Despesa Financeiras (R) 309,18
C - Encargos Financeiros a transcorrer (PC) 309,18

-------------------------------

Pelo pagamento da 2ª parcela

D - Emprestimos a pagar (PC) 1.000
C - Banco (AC) 1.000

Pelo reconhecimento dos juros

D - Despesa Financeiras (R) 304,90
C - Encargos Financeiros a transcorrer (PC) 304,90

E assim sucessivamente.

Walter Oliveira.
FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 09:27

Walter, bom dia!

Muito obrigado pela sua contribuição. Agora não entendi a diferença da sua colocação em relação à minha, haja vista que ambas possuem o reconhecimento mensal dos juros.

Um abraço, amigo!

Francisco Costa Carneiro
Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 10:00

A diferença é que existe um único pagamento mensal da parcela do empréstimo, obrigação essa que já existe desde o ato do emprestimo. Sendo que nem existe reconhecimento distinto de pagamento exclusivamente dos juros, não necessitando assim de ter um passivo chamado juros a pagar. O que se tem é emprestimos a pagar.

Além disso no seu reconhecimento, você apresenta o reconhecimento do passivo a cada mês, a medida que reconhece a despesa com os juros.

Basicamente na minha demonstração, no ato do empréstimo eu reconheço que a empresa tem um passivo de 60.000 (50.000 de emprestimos + 10.000 de juros). Como de fato a empresa tem a obrigação de 60.000.

Na sua, a empresa teria 50.309 (50.000 de emprestimos + 309 de juros). Mas lembremos que a obrigação do pagamento dos juros não surge a cada mês, ela surgiu no ato do empréstimo.

E também não se fala em Provisão de Despesa financeira nesse caso, o que temos é apropriação/reconhecimento da despesa, já demonstrada no Passivo da entidade.

Walter Oliveira.
FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

há 10 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 10:13

Walter,

Quando eu mencionei pagamento do financiamento eu não quis dizer do seu reconhecimento no resultado, mas sim o pagamento financeiro das parcelas. Mas sim, de fato não há o que se falar dos juros (passivo) de forma segregada e apenas o seu reconhecimento no resultado.
Obrigado, Walter!

Francisco Costa Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade