Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.851

Temas para TCC

Gabriela Maciel

Gabriela Maciel

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 09:52


Bom Dia,
Sou Acadêmica do 7° Semestre de Ciências Contábeis este semestre iremos fazer um Estagio Supervisionado!
Alguém poderia me ajudar com um tema na área fiscal? Já trabalho em escritório no fiscal!
São muitos temas a ser abordados o problema é achar materiais para se aprofundar livros e tal.

Denise Silva Borges

Denise Silva Borges

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Cobrança
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 23:10

Olá...

Bom, gostaria de alguma dica ou uma opinião acerca da seguinte questão, estou com dificuldades de definir um assunto e trabalhar a sua problematização para o TCC. A princípio queria trabalhar algo a respeito da controladoria e sua viabilidades nas  micro e pequenas empresas principalmente no período de crise, mais exatamente o impacto da pandemia no mercado e nessas instituições desse porte. como a controladoria poderia ser uma aliada nesse contexto. Contudo, tenho ciência que poderia não haver tanto material disponível para análise de dados, possivelmente, por ser algo recente mas presente. Ademais, como meu orientador acabou mencionando a respeito, há autores que defendem a adesão da controladoria como ferramenta de gestão nas MPEs e outros não. Enfim, não decidi nada e não estou conseguindo formular algo, definir e especificar.

Teriam alguma ideia?! Nem precisa ser voltado para a controladoria, o meu foco e desejo seria tratar de algum assunto contábil no que diz respeito as Micro e Pequenas empresas, algo relevante.

Ficaria grata caso haja alguma resposta e caso leu até daqui, obrigada! :)

JOYCE PAULA DE CASTRO CRUZ

Joyce Paula de Castro Cruz

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 julho 2021 | 11:52

Gente, estou fazendo MBA em Auditoria e Controladoria e gostaria de fazer o meu TCC em Auditoria e Controles Internos, por favor me indiquem temas que eu posso estudar dentro da Auditoria e Controles Internos.

Obrigada!

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 15:57

Boa tarde,

Gostaria de deixar registrado aqui minha humilde contribuição ao tópico. Recentemente concluí meu TCC e a partir dele, concluí que há diversos estudos interessantes que podem agregar à nossa comunidade contábil.
Ainda estamos vivendo diante de uma pandemia e em decorrência dela, toda a nossa sociedade teve que se readequar a uma nova realidade, seja econômica, política, relações humanas, entre diversas outras mudanças.
E dentro do nosso mundo, o contábil, podemos explorar diversas problemáticas, como por exemplo:
- Os desafios da contabilidade em um mundo pandêmico;
- O papel da contabilidade em meio a pandemia;
- Perspectivas da contabilidade pós pandemia;
- Visão dos empresários a respeito dos escritórios de contabilidade durante a pandemia;
- Realidade dos profissionais contábeis durante a pandemia;
- Adequação dos profissionais de contabilidade em meio à pandemia.

A pandemia da Covid-19 deixou muitos questionamentos em aberto de como será a vida após ela, e já há artigos científicos americanos que preveem que o mundo mudará os hábitos sanitários, com distanciamento entre pessoas no trabalho e diversos serviços. Escritórios aumentarão de tamanho para distanciar colaboradores, as portas serão automáticas para que ninguém precise tocá-las para abrir, celulares terão aplicativos com sensor de distância que acuse quando colaboradores estiverem muito próximos, a biometria deixará de ser por digital e será pelo olho/presença/facial entre diversas outras adequações.

ELANIEL PABLO PINHO

Elaniel Pablo Pinho

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2022 | 16:02

Boa Tarde, Sou Pablo estou cursando o último período do curso e preciso fazer meu TCC no caso artigo científico, e ainda não consegui pensar no tema, gostaria da ajuda dos amigo.

Taciana

Taciana

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 2 anos Domingo | 20 fevereiro 2022 | 22:05

Olá!

Alguém poderia me ajudar?

Preciso fazer trabalho de conclusão e estou com dificuldade para explanar algum tema para pesquisa de problema contábil em empresa industrial com fundamentação teórica. 

Agradeço demais se alguém tiver algum palpite; ao menos para clarear as ideias e possibilidades!!

REBECA DE MELLO BARREIRO TAVARES

Rebeca de Mello Barreiro Tavares

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 16:53

Gabriela Goes dos Santos,
o tema ICMS no setor de Energia elétrica com certeza é muito interessante e bem específico.

Inclusive, pode te ajudar a se aprofundar em uma expertise bem valorizada no mercado, pelas empresas do setor, já que poucos profissionais dominam a matéria.

Nosso escritório de assessoria contábil deseja boa sorte.

REBECA DE MELLO BARREIRO TAVARES

Rebeca de Mello Barreiro Tavares

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 16:57

Tifanny Oliveira Reis Pinheiro,
com certeza é um belo assunto.

Além dos impactos contábeis, seria bem interessante que você buscasse informações sobre a evoluções e melhorias que foram implementadas na empresa pós investigações, para conhecer também os impactos positivos que foram gerados após as descobertas.

Provavelmente, e pelo que é divulgado publicamente pela empresa, muitas melhorias nos controles internos, nos processos internos, processos de decisão e na conformidade foram realizados para evitar novos episódios.

JHONATAN

Jhonatan

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Domingo | 2 abril 2023 | 14:15

Olá galera, estou procurando possível tema para meu TCC, porém não estou achando ideia, geralmente todos falam que o tema deve ser relacionado a algo que você gosta, no meu caso gosto bastante de investimento, fazer leitura de indicadores de mercados, leitura de balanço de empresas listadas na bolsa de valores, porém não consigo relaciona o tema com o que gosto

Jhonatan
wihi

Wihi

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 39 semanas Terça-Feira | 25 julho 2023 | 09:42

Bom dia, a todos!

Estou fazendo o TCC para MBA em Gestão Tributária. E o tema é Responsabilidade Tributária Do ISS: Normas e Implicações na Prestação de Serviços, gostaria de saber se o meu tema esta bom, o foco do meu tcc é demonstrar as dificuldades enfrentadas pelas empresas tomadoras de serviço, referente as obrigações tributária desse imposto e com foco também no serviço de varrição e coleta de resíduos, descritos no item 7.09 da lista anexa da Lei 116/2003.
E se tiver livros ou artigos sobre isso que pudessem me indicar.
Agradeço!

Página 14 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.