x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.579

Temas para TCC

Gabriel Woinarovicz

Gabriel Woinarovicz

Iniciante DIVISÃO 3, Subcontador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 18:42

Bom Dia a todos!
Estou pensando em fazer em fazer TCC sobre Contabilidade gerencial aplicada em um posto de combustível , mais estou com dúvida sobre o que abordar no trabalho.
Sou estudante, não tive matéria de Contabilidade gerencial ainda e alguém mais experiente poderia me dar umas dicas?
Obrigado,
Aguardo.

Hiago Henrique

Hiago Henrique

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 08:53

Bom dia

estou inciando a Monográfica da minha especialização o tema é o seguinte "Reestruturação do plano de contas com base na IFRS", porém, não encontro artigo ou até mesmo livros para utilizar no embasamento teórico, se alguém tiver algum autor ou livro pra indicar agradeço.

Atenciosamente.

Simone Sponchiado

Simone Sponchiado

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 17:44

Olá, estou terminando o curso de ciências contábeis e eu tinha escolhido o seguinte tema para o meu TCC: Aplicação de Instrumentos da Contabilidade de Custos: Um estudo de caso em uma loja de materiais de construção. Escolhi Custos pois me identifico com essa área, mas minha professora achou esse tema muito comum, e pediu outra ideia, alguém tem sugestões?

Obrigada.

Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 12:37

boa tarde, estou na fase final de um trabalho de monografia, tema planejamento tributário, mais estou com dificuldades em desenvolver duas últimas variáveis incidentes em um planejamento tributário que são:

3.3 Compreensão da Estrutura de Custos e Despes
Aqui você deve enfatizar a importância de se conhecer a estrutura de custos e despesas para que possa ser elaborada a DRE e ao mesmo tempo identificar valores de itens que geram crédito (no caso de empresas optantes pelo Lucro Real) , Salários (para cálculos de INSS) , entre outros.



3.4 Planejamento Estratégico para o próximo exercício
Ressaltar a importância de se obter um Planejamento Estratégico para o próximo ano a fim de verificar se o Regime Tributário atual permanecerá ou não no próximo período.


são essas duas!!! se alguém poder clarear fico grato!!!
desde já agradeço!!!!

GABRIELLA

Gabriella

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 10:47

Bom dia!!

Preciso de uma ajuda, vou para o 6º semestre e já estou preocupada com o TCC, trabalho na contabilidade de uma prefeitura, mas não tenho muita experiência, pois comecei a pouco tempo, gostaria que me ajudassem com um tema, estou sem saber que tema utilizar!!!

Gostaria muito de algumas sugestões!!!

Desde já agradeço

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 11:04

Gabriella,

Contabilidade no Terceiro Setor


É uma área que poucos conhece e que cresce muito.
O meu tema do meu TCC foi "Contabilidade para entidades sem fins lucrativos"

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Jaceline Maira Costa

Jaceline Maira Costa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 16:24

Procure um tema que goste ou que lhe cause curiosidade, pra cada dia vc ter vontade de procurar sobre o assunto não só por causa do tcc, mas pq quer saber tbm, tipo o meu fiz sobre fraudes e gostei muito de buscar pelo o tema, apesar de não ter sido tão fácil a pesquisa, por fiz fraudes com aplicação da perícia contábil

Ana Paula Formiga de Melo

Ana Paula Formiga de Melo

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 21:02

Boa Noite a todos!
Eu gostaria de algumas dicas para bons temas de TCC. Estou finalizando meu MBA de Gestão financeira, controladoria e auditoria e estou querendo aprofundar mais sobre a gestão financeira, ou seja, contabilidade financeira.

Tenho dúvidas sobre temas como: " O termômetro de Kanitz" , falar sobre a "importância dos indicadores financeiros", o que vocês acham ?


Alguma dica para mim ?


Será meu primeiro TCC e estou um pouco preocupada.



Desde já, agradeço a atenção.

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 13:38

Boa tarde Edvaldo,

eu tive a ideia de fazer um TCC com um tema bem semelhante ao seu, porém meu orientador disse que não seria uma boa ideia, pois analisar especificamente a questão da desvalorização não seria uma boa ideia porque na verdade o valor das ações despencou, mas subiu novamente e ainda tem instabilidade por estar ainda em investigação todo o esquema da operação lava jato.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
SAMARA JOVINO NASCIMENTO

Samara Jovino Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 13:27

sou acadêmica do sétimo semestre e escolhi controladoria como tema do meu tcc. Vou aprofundar minha pesquisa sobre o papel do profissional da contabilidade : a função do controller na atualidade. Gostaria da opinião sobre o tema e como tornar sua leitura atraente,estou com dificuldade de definir os objetivos específicos

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 13:20

Boa tarde Samara,

para "ter ideias" e estabelecer objetivos em um trabalho é recomendável a leitura de artigos semelhantes, neles você pode verificar até mesmo as sugestões para pesquisas futuras.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
MONIQUE DOS SANTOS EVARISTO

Monique dos Santos Evaristo

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 14:33

Boa tarde,
Pessoal.

Sou iniciante aqui no portal, estarei neste próximo semestre começando o 7º período do curso de ciências contábeis e, preciso de fazer a monografia.
Trabalho na área de departamento pessoal e gostaria de um tema que abrangesse este setor, por ter mais afinidade. Gostaria muitíssimo que pudessem me passar alguns temas.

Desde já agradeço a todos.

Atenciosamente,
Monique Evaristo.

Gabriel Borin Tabata

Gabriel Borin Tabata

Iniciante DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 8 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 10:15

Olá pessoal, estou no 6º semestre e tenho que apresentar um projeto para o TCC. Estou com muita duvida sobre qual tema abordar, tinha pensa em fazer alguma coisa sobre SPED contábil e fiscal ou sobre Pericia contábil.

Peço algumas sugestões de temas nessas áreas para que eu possa levar até o orientador.

Abraço.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 10:30

Aos amigos,

Antes da escolha do tema deve se obter informações claras, pois não basta apenas escolher pois após iniciado o projeto tende a concluir e não adianta escolher um tema só pelo nome e após o processo ver que não era aquilo que esperava. O correto é analisar bem as gamas de opções, estipular o que se espera do tema, procurar pesquisar sobre um tema que lhe traz dúvidas e curiosidades.
Resumindo não basta apenas ir em indicações, você tem que procurar entender e ver qual realmente lhe agrada.

Indico alguns temas para estudo e possível ajuda aos colegas: clique aqui


Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
GUILHERME MACHADO HENRIQUE

Guilherme Machado Henrique

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 12:56

OLÁ, pessoal

Estou no 7º semestre de Contábeis e claro iniciação para o TCC, tenho em mente sobre o assunto IFRS que durante as palestras que estive presente os palestrantes diziam que no Brasil ainda há muitas empresas que que não adotaram as normas IFRS devido série de complicações.

Com isso preciso afunilar o assunto IFRS que é muito grande e complexo, caso tenham ou já fizeram sobre este assunto e puder me indicar para que fique fácil minha visão e assim conseguir definir o tema.

Desde já agradeço!

Aline Gracile Preuss

Aline Gracile Preuss

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 18:13

Neste semestre estarei realizando o meu TCC , e gostaria de alguma idéia mais aprimorada para tema, pois todos os assuntos que tenho interesse e me chamam atenção ainda são muito amplos e não consigo delimitar dentro deles um tema principal. As áreas que mais me interessão seriam:

. Contabilidade Pública ( Pensei em algo relacionado ao momento - da Crise mas não sei o que tratar exatamente.)
. Contabilidade Ambiental
. Contabilidade Imibiliária/civil

Qualquer resposta será de grande ajuda.

Diego Rosão

Diego Rosão

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 21:26

Boa noite.

Aline, dentre esses temas, o que você mais vai conseguir material para embasar seu TCC será contabilidade pública.

Você pode explicar as principais leis de contabilidade pública e fazer um tópico demonstrando quais os pontos que o atual governo não está seguindo.

ATT

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 11:55

Bom dia,

Estou elaborando meu TCC e o tema é " A necessidade de adaptação e qualificação de profissionais contábeis com as exigências do SPED FISCAL "

Gostaria de informações de livros ou sites confiáveis que falem das dificuldades, problemas de adaptação de profissionais ao sistema.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 15:21

Aline

O meu foi sobre Custos em construção Civil e foi difícil encontrar bibliografia a respeito.Tem muita pouca coisa em português.Deve ter melhorado de 2013 pra cá, mas ainda é pouco.Por isso é preciso se identificar com o tema por que vai dar trabalho.

Boa sorte.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Jonathan Januario

Jonathan Januario

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 00:38

Prezados, boa noite!
Estou terminando minha graduação em ciências contábeis e preciso desenvolver meu TCC, pensei no seguinte tema: O impacto da lei complementar nº 150 para os empregados e empregadores domésticos, e tentar fazer uma ligação entre o sancionamento desta lei o atual momento de crise vivido pelo nosso país, primeiramente o que acham do tema? E por acaso alguem pode me indicar algumas referencias?

Desde já obrigado.

Amanda Gomes Pereira

Amanda Gomes Pereira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:29

Bom dia pessoal,


Estou no 6° semestre de Ciências Contábeis e já tenho que desenvolver meu projeto de TCC.
Inicialmente é normal ter diversas dúvidas, indecisões, preocupações e por aí vai, e queria muito a ajuda de vocês.

Estou em dúvida de fazer sobre Contabilidade de Custos (Contabilidade Gerencial) ou Contabilidade pública (Contabilidade Governamental)


Alguém tem dicas de temas que posso abordar e que tenha bastante material para pesquisa?

Desde já muito obrigada pela ajuda.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:38

Amanda Gomes,

O tema Contabilidade Pública é uma ótima escolha, há muitos materiais a tratar sobre o assunto e este ramo está em fase de desenvolvimento patrimonial sendo assim ótimo, pois facilita normais atuais e até mesmo estudos de caso. No entanto, a Contabilidade de Custos também é uma área excelente para projeto e até mesmo para se atuar, há muito o que discutir e tratar e até mesmo opinar. Quando fiz o meu tratei do Terceiro Setor que é similar a pública (1º setor) e encontrei muito no que falar.

Minha indicação para Contabilidade Pública é reforçada, mas você abordou dois bons temas.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Página 3 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.