x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.832

Temas para TCC

Daniel Pinedo Engrel Maciel

Daniel Pinedo Engrel Maciel

Iniciante DIVISÃO 3
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 09:23

Bom dia,

Gostaria de fazer um TCC sobre algo relacionado ao IFRS ou à Controladoria (na realidade eu preciso do Projeto de TCC no momento), mas estou sem idéias de temas delimitados? Alguem poderia me ajudar?

Miqueias Calebe Donde

Miqueias Calebe Donde

Ouro DIVISÃO 3, Consultor(a) Serviços
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 09:36

Bom dia,

O tema relacionado a controladoria é mais simples de trabalhar, exite muito material disponivel.

Você pode optar por delimitar o tema da seguinte forma:

• Importância da implantação da controladoria como ferramenta de gestão para tomada de decisão
• Participação da controladoria no processo de elaboração do planejamento estratégico na (indústria, comercio e etc)
• Estudo caso de alguma empresa que você conheça que implantou o processo de controladoria (Pontos positivos, dificuldades, benefícios alcançados)

São só idéias...

Abraço

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 11:13

boa tarde


estou no quinto periodo de ciencias contabeis e ja quero selecionar alguns temas,nao quero deixar para a ultima hora.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 11:19

Prezados,

Para quem está em dúvida e não sabe por onde começar, estou disponibilizando um link com diversos temas na área de contabilidade e auditoria, onde abrange os diversos setores, espero que seja de grande valia.

Temas e artigos: clique aqui

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 16:33

Bom dia Daniel,

Talvez seja interessante falar sobre como a Controladoria poderia contribuir para que as empresas superem momentos de crise. Neste momento seria um tema muito atual. E se quiser delimitar mais, poderia falar de um determinado grupo de empresa, por segmento, por porte, enfim...

Fica a ideia.

Abraço.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 16:33

Bom dia Daniel,

Talvez seja interessante falar sobre como a Controladoria poderia contribuir para que as empresas superem momentos de crise. Neste momento seria um tema muito atual. E se quiser delimitar mais, poderia falar de um determinado grupo de empresa, por segmento, por porte, enfim...

Fica a ideia.

Abraço.

Caio Bonacina

Caio Bonacina

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 20:47

Boa noite,

chegou a minha hora de decidir um tema pra artigo/TCC. Estou pensando na área gerencial/custos. Gostaria de saber se é viável fazer sobre pequenas empresas de prestação de serviço, por exemplo, escritório de arquitetura.

Att,

Caio Bonacina

Mary Anne

Mary Anne

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 11:51

olá pessoal! sou a Mary, estou no 7º semestre de ciências contábeis e estou elaborando meu tcc. porem, estou com dificuldades em achar material sobre meu tema. escolhi o tema: Planejamento estratégico na implantação da contabilidade interna em uma empresa de material de construção nos últimos 3 anos. e o problema: Quais as contribuições o planejamento estratégico trás para a implantação da contabilidade interna em uma loja de material de construção.
então, tenho algumas dúvidas.
- Qual a vantagem de ter uma contabilidade dentro da sua empresa?
- Quais os procedimentos a serem feitos? ( sabendo q temos 4 empresas, 1 lucro real e 3 simples nacional)
-Quais livros podem me ajudar nesse tema?
- como elaborar um planejamento para tal situação?
se tiverem mais informações que eu precisa saber por favor me falem.
desde já agradeço!

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 13:40

Boa tarde, Mary Anne

Como as suas dúvidas são relativas a estrutura do TCC pretendido, vale a pena consultar com seus orientadores um tema que você tenha mais facilidade em desenvolver. Mas como cada empresa tem suas peculiaridades é preciso ver se vale a pena abordar esse tema que é tão abrangente e pode se tornar trabalhoso.
Mas caso esteja preparada para o desafio, será um grande aprendizado que pode te ajudar na sua vida profissional.

Boa sorte, e sucesso no seu TCC.

.)

Laine  Benvindo

Laine Benvindo

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 14:01

Boa tarde,
Estou terminando meu curso superior em Contabilidade e devo começar meu TCC esse semestre. estava buscando um tema na área de publica, mas ainda não surgiu nenhuma ideia especifica. Se alguém poder me ajudar, tiver alguma ideia, desde já agradeço.

Mary Anne

Mary Anne

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 11:00

Flávio Vicente, muito obrigada! é esse tema msm q qro fazer, pq futuramente implantarei uma contabilidade em minha empresa e como serei a contadora ñ terei mts custos já que temos um setor contabil lá mas somente para o basico. qria uma orientação pq ñ acho mt coisa na net e minha orientadora é professora de planejamento estrategico formada em adm e ñ entende mt sobre contabilidade :/ mas mt obrigada!

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 14:46

Oi, Mary Anne

Encontrei alguns links a respeito do seu tema, espero que te ajudem a ter uma noção sobre os aspectos a serem abordados em sua monografia:

www.google.com.br

*esse primeiro link é uma conclusão de curso a respeito, ao clicar ou acessar o link, ira abrir a monografia em pdf.

www.researchgate.net

*outra monografia de mesmo tema.

Vale a pena ler e absorver algumas ideias, no final das duas monografias eles citam a bibliografia, vale a pena a consulta!

.)



Mary Anne

Mary Anne

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 15:50

Flávio!! te agradeço mais umas vez. vc me ajudou e muito. esse ultimo link q passou tem informações excelentes estou agora mesmo fazendo a justificativa no projeto de pequisa e estava perdida. muito obrigada mesmo!

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 17:50

Bom dia Daniel,

Converse com seu orientador para ele te dar esse norte, realmente você precisa ser mais específico, pode falar dos custos, como o colega sugeriu, do resultado, de algum tipo de racionalização, uma análise comparativa, enfim...

Abraço

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 17:50

Bom dia Daniel,

Converse com seu orientador para ele te dar esse norte, realmente você precisa ser mais específico, pode falar dos custos, como o colega sugeriu, do resultado, de algum tipo de racionalização, uma análise comparativa, enfim...

Abraço

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 14:27

Boa tarde

O tema do meu TCC é Auditoria interna nas micro e pequenas empresas, e estou precisando de material para pesquisar. Sera que alguém poderia me indicar livros e artigos para poder consultar?

Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 11:40

Galera segue o link de um pequeno artigo que eu fiz para o blog do NIBO, com dicas para Pequenos Escritórios Contábeis, leiam, opinem, comentem:

Também pode servir como inspirações para um futuro TCC =)

www.nibo.com.br

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 17:19

Rondivangues Ferreira da Silva


boa tarde


gostei do artigo.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Rondivangues Ferreira da Silva

Rondivangues Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 30 abril 2016 | 00:57

Ah, obrigado Michele, que bom que gostou, se quiser pode comentar suas ideias lá na postagem do NIBO também, assim ajuda vários contadores, compartilhando boas ideias! =)

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." - Steven Jobs
Vitor

Vitor

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 14:57

Boa tarde!

Estou no 2º Semestre do Ensino Técnico em Contabilidade, estamos no período de elaboração do pré TCC. Nossa linha de pesquisa é a contabilidade rural.
Ainda não decidimos qual tema iremos abordar, mas desde já tenho uma dúvida que não consigo achar respostas. Por que não existem tantos profissionais na área de contabilidade agropecuária?

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 11:42

Colegas, boa tarde.

Preciso decidir sobre um tema do TCC do meu MBA. Estive pensando em falar algo sobre a Contabilidade Tributária e sua complexidade, como isso afeta as empresas e qual a importância de um bom estudo para minimizar os impactos causados pela grande quantidade de impostos, contribuições e taxas que são cobradas diariamente das empresas no Brasil, e também como isso afeta no preço de venda das empresas. Pensei em falar mais sobre as Micro e Pequenas Empresas, já que é a grande maioria das empresas no Brasil e também na minha região.
Gostaria de uma ajuda sobre definir um tema mais espcifico e indicações de bibliografias e fontes para pesquisas.
Grato!

MARIA MACENO

Maria Maceno

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 10:32

Bom dia!
Estou fazendo meu tcc sobre governança corporativa e irei sitar a lei Sarbanes-Oxley, contudo maioria das obras e a própria só encontro em inglês e a tradução do google não é nada eficiente.
Alguém sabe onde encontrar elas traduzidas ou um bom tradutor?
Obrigada

Juliane A Ribeiro

Juliane a Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 7 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 18:54

Boa noite
Estou cursando MBA em Controladoria de Empresas, trabalho com escrituração fiscal, estou sem ideia de tema para o TCC gostaria de algo relacionado nessa área, poderiam me ajudar.
Obrigada

Josue Gobbi

Josue Gobbi

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 09:03

Alguém poderia me ajudar com ideias?

Pretendo fazer meu TCC sobre A importância da contabilidade no gerenciamento das atividades rurais. Como meu pai tem lavoura de café e tem uma empresa familiar em conjunto com meus tios onde plantamos tomate e distribui na ceasa, como poderia aproveitar isso pra me ajudar no TCC ?
ALGUMA DICA?
@Oculto

Página 7 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.