x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 3.813

Prova de CRC Técnico em Contabilidade

Adriana Pereira Rodrigues

Adriana Pereira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 17:17

Boa Tarde,

Hoje venho ao portal registrar minha indignação.
Conclui o curso de técnica em contabilidade em 2012, amo a profissão de contabilidade, não tenho condições de cursar uma faculdade e consegui
fazer o técnico no programa de gratuidade do SENAC...
E foi com muita dificuldade, pois morando em Pouso Alegre com a mamãe com sérios problemas de saúde em São Paulo e cuidando dela!
Venci! conclui o curso.
Fiz a primeira prova de suficiência... reprovada com 24 pontos.
Inscrevi de novo, perdi a prova devido a saúde de minha mãe.
Inscrevi novamente, desempregada... devido estar cuidando de minha mãe (já em Pouso Alegre), pedi a isenção ... recusado!
justificativa ... Nis não era meu! Provei que era.... recusado!

Mesmo não estando em condições, paguei, pois seria minha ultima chance de poder exercer minha profissão, pois fui informada que a mesma não existiria mais... " indignação... como ficamos dentro de uma sala de aula por 2 anos, com diversas dificuldades, muitos pagando o curso e vem um "ser" e apenas diz a profissão não existira mais?"

Ai corremos para fazer a prova e me deparo com uma prova igual a do bacharel?
Então se os técnicos em contabilidade são considerados ... ao ponto de fazer a mesma prova de Bacharel, por extinguir a profissão?

Agora quem não passar não terá mais o direito de exercer a profissão e como ficara as pessoas que só poderiam pagar um técnico?

Adriana Rodrigues

Raphael Malvão

Raphael Malvão

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 10:54

Adriana Pereira Rodrigues

Minha cara, faço votos que sua mãe melhore de saúde.
Quanto a profissão do Técnico Contábil, a profissão não vai acabar, mas a emissão do registro será extinta. Claro que quando vamos procurar emprego na área, a maioria das empresas pedem CRC ativo, mas creio que isso vai mudar, como são feitos com os Técnicos administrativos. E somente pra retificar, as 20 questões inicias da prova de técnico foi semelhante a de Bacharel e não a prova toda, isso por serem matérias iguais.

E se serve de boa notícia em meio a tantas dificuldades e superações, existem vários contadores e técnicos entrando com ações na justiça contra essa norma do CFC, é provável que seja estendida até a próxima prova no final do ano, como segunda chance para os técnicos.

Boa sorte.

"Se não lutar pelo futuro que quer, é obrigado a aceitar o futuro que vier!"

Raphael Malvão
Assistente Contábil
[email protected]
Rio de Janeiro
Leandro Alexandrino de Melo

Leandro Alexandrino de Melo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 15:49

Adriana, estou na mesma situação que você, exceto na questão de algum parente doente. Desejo a sua mãe que melhore rapidamente!

Se eu não conseguir passar nesse exame, vou entrar com uma ação judicial requerendo o meu registro no CRC. Se para os que formaram até 2010 não necessitam de fazer o exame, porque os técnicos formados recentemente terão que prestar o exame de suficiência? Porque essa diferenciação?

Creio eu até que fosse ao contrário. Quem tivesse sido formado há mais tempo é quem deveria prestar o exame, já que muitos não terão a capacidade técnica para exercer a profissão, já os alunos mais recentes acabaram de concluir o curso e, consequentemente, teriam a maior probabilidade de estar capacitados para se tornarem técnicos com o devido registro no CRC.

O CFC está fazendo isso com o intuito tão somente de arrecadar dinheiro nas nossas costas e espero que a Justiça seja feita.

Leandro Melo
[email protected]
Simone  Nascimento

Simone Nascimento

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 16:00

assim como você ,também estou indignada ,pois esse ano fiz a prova mais pelo que ando vendo de gabarito extra oficiais acredito que eu não tenha passado ,mais no ano de 2014 quando estava terminado curso técnico que tinha data prevista pra terminar no começo do ano eu fiz prova e passei mais o curso não terminou na data certa e sim 1 mês apos aplicação das provas e eu tive direito ao crc negado ....

Eduardo Nunes Carneiro

Eduardo Nunes Carneiro

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 16:17

Concordo e entendo a indignação de todos.

Leandro, Infelizmente não a nada a ser feito, o CFC irá alegar que a lei ja havia sido publicada.

No meu caso caro colega, o meu diploma consta data de dois dias após a data limite para o técnico não precisar do exame e mesmo assim não teve conversa nenhuma com o CFC.

Ou seja, comecei os três semestres do curso com a certeza de que não precisaria da do exame, que já sairia com o registro em mãos após o termino. E mesmo assim não houve nada a ver feito.

Triste

Eduardo Carneiro
Assistente Fiscal

“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.”
Walt Disney

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade