Maria Emilia
Iniciante DIVISÃO 4Boa Noite Pessoal
Como faço essa Provisão?
Provisão das Despesas com Água no mês de Fevereiro/2015 900,00
respostas 2
acessos 980
Maria Emilia
Iniciante DIVISÃO 4Boa Noite Pessoal
Como faço essa Provisão?
Provisão das Despesas com Água no mês de Fevereiro/2015 900,00
Jederson Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa noite!
De forma clara e simplificada, a provisão é o reconhecimento da despesa dentro do período a que ela se refere. A provisão é feita para atender ao princípio da competência: Reconhecimento de receitas e despesas pelo seu auferimento/consumo, independente de seu recebimento/pagamento.
O lançamento a ser feito será:
D - Água e Esgoto (resultado) - 900,00
C - Água e Esgoto a pagar (passivo circulante) - 900,00.
Data do lançamento: Data de emissão do documento fiscal.
Via de regra, as faturas de água e esgoto tem vencimento dia 10 do mês subsequente ao que se referem. Se você fizer o pagamento nesta data, contra a conta de despesa, entende que terá uma despesa de 900,00 no mês de março, e não fevereiro? Então, para atender ao princípio acima sitado deverá provisionar.
OBS: Quando do pagamento, o lançamento seria:
D - Água e Esgoto a pagar (passivo circulante) - 900,00
C - Banco (ativo circulante) - 900,00
Data do lançamento: Data de pagamento.
Maria Emilia
Iniciante DIVISÃO 4Muito obrigado Jederson Silva
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade