x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 970

Crise da Grécia

Marlon Jefferson Jaculi de Oliveira

Marlon Jefferson Jaculi de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 08:28

Olá caros amigos, compreendo o objetivo principal deste fórum, que seria trocar experiências do cotidiano dos contadores pelo Brasil; Mas fazendo juízo à que nós contadores somos mais do que calculadores de impostos e responsáveis por transmitir informações ao fisco é que me motivo a abrir esse tópico.

No tocante a necessidade de compreender o contexto econômico mundial é que chamo a atenção para uma dúvida:

Todos temos acompanhado a crise da Grécia, além do grande cash da bolsa chinesa e sabemos que isso direta ou indiretamente impactam nossa economia e o dia a dia de pequenas e grandes empresas aqui no Brasil.

Minha dúvida é... sabemos que para a Grécia seria muito ruim ser excluída da zona do euro... mas e para a união européia? Qual a desvantagem em perder a Grécia? Há especulação que se a Grécia der o calote, outros países poderiam fazer o mesmo, podendo de repente criar um colapso desmantelando essa grande organização de países.

Espero que possamos discutir esse assunto.

Aos nossos colegas moderadores gostaria que caso essas questões por mim levantadas sejam dignas de exclusão, peço-lhes uma nova oportunidade recebendo uma advertência ao invés de ter minha conta excluída sem aviso prévio.

Agradeço a colaboração de todos e desejo-lhes um bom dia.

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 14:48

Boa tarde, Marlon Jefferson Jaculi de Oliveira

Realmente um tema muito interessante o levantado por você, na minha opinião o desenrolar dessa história tem relevância histórica e mundial sobre como a UE vai lidar com a situação na Grécia, podendo abrir precedentes para outros países em condições semelhantes guardada a devida proporção, claro.

Não vejo saída fácil para Grécia, se de um lado ceder a pressão dos credores pode sacrificar a população e tornar o governo insustentável, saindo da UE e tendo novamente moeda própria desvalorizada em relação ao euro pode atrair investimentos.

Mas a questão da última alternativa é, como seria a relação da Grécia fora do Bloco Europeu com seus países vizinhos? Segue abaixo link de uma agência de notícias sobre a situação atual das negociações que tendem a primeira alternativa. ./

br.reuters.com

Atenciosamente!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade