x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 2.066

Contabilidade representa a realidade da empresa

Jefferson Alves

Jefferson Alves

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 10:00

Bom dia;
Estou realizando trabalho acadêmico e preciso que me respondam duas perguntas.
1) A contabilidade onde você trabalha representa a realidade da financeira da empresa?
2) O que podemos fazer para melhorar contabilidade?

Obrigado;

Jefferson Alves

Jefferson Alves

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:09

Estou realizando pesquisa para o meu TCC e com as mudanças das Normas Contábeis gostaria de saber se os escritórios contabeis que prestam serviços contabeis para empresas estão acompanhando esta evolução, foquei nas demonstrações contabeis elas representam a realidade da empresa, visto que em muitos balanços que verifiquei ha sempre contas que não deveriam existir, são contas para arrumar o caixa da empresa. Ex. emprestimos de terceiros. mutuos, fornecedores que estao a varios balanços com o mesmo valor, se verificar o diario verifica-se que o emprestimo de terceiros vem alguns dias antes do caixa ficar negativo. Neste ponto quero relatar em meu TCC e pergintar como podemos melhorar.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:47

Jefferson, interessante suas considerações.

Creio que o pequeno empresário e até mesmo de algumas empresas de médio porte pensam que o contador é meramente um recolhedor de tributos. Por isto este descaso com documentação, princípio da entidade, etc. Alguns nem ligam se os saldos do ativo estão credores e os saldos do passivo devedores, por este motivo muitas vezes a contabilidade não demonstra a real situação da empresa.

Mas é papel do contador mostrar a importância da contabilidade e seus demonstrativos para a tomada de decisão.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 09:15

Jefferson,

Eu atuo na área fiscal/tributária, tenho conhecimento de outras áreas, porém o Dpto. Contábil aqui do escritório, assim como os demais departamentos, procura sim estar acompanhando as mudanças, para isso temos acesso a sites de consultoria, procuramos verificar as notícias publicadas pelas esferas públicas, utilizar livros e investir em cursos para aprimorar e atualizar os colaboradores.

Muito do que você falou também depende da informação vir o mais real possível do cliente, inclusive, exemplo do Dpto Fiscal, é fazer as escriturações, lançamentos e apurações de acordo com a realidade das operações, bem como seguir as regras tributárias que sofrem constantes atualizações, desta forma a contabilidade acaba ficando o mais próximo possível da realidade.

Um ponto muito grande aqui, além do próprio escritório investir em ferramentas, como as que citei acima, ou até auditores de arquivos eletrônicos, é principalmente conscientizar o cliente de que estamos vivendo tempos de mudança em que as informações, devido ao avanço tecnológico, estão cada vez mais "amarradas" e passar arquivos, documentos e informações para escritório de acordo com a realidade da empresa são de suma importância para evitar problemas e ter a realidade financeira da empresa demonstrada de maneira precisa nos relatórios e demonstrações contábeis.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
BRUNA

Bruna

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 16:49

Fernando H. Buzaneli
Concordo com a sua colocação...Mas acredito que hoje a maior dificuldade, principalmente na área contábil, é a informação completa e em tempo hábil, para que possamos realizar as contabilizações com mais eficácia.
O que acontece onde trabalho, é que os departamentos (contas a pagar, contas a receber, financeiro, custo e faturamento) não tem conhecimento da importância de colocar as informações, por exemplo, de uma nota fiscal de devolução corretamente no sistema, isso gera uma deficiência nos saldos contábeis, e na maioria das vezes, quando percebemos do que se trata, já não conseguimos fazê-lo corretamente. É onde ocorrem os ajustes...

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 17:47

Olá,

Muito boa a colocação dos colegas!

Aqui na empresa onde atuo, a situação é bem mais parecida com a que a Bruna relatou. O financeiro (contas a pagar, a receber, etc) é muito deficiente, comete mensalmente erros bobos e quando são alertados sobre os erros cometidos, tratam a situação com certo descaso. Para eles (financeiro) aqui não importa como se conciliou um extrato bancário, por exemplo. Se os saldos finais dos relatórios deles está de acordo com o extrato bancário, ok passa a bomba pra frente, muitas vezes algumas movimentações eles nem sabem do que se tratam, lançam por lançar e de forma totalmente equivocadas, e isso é o que acaba distorcendo a informação real da empresa, e então quando a contabilidade vai trabalhar em cima de tais relatórios e percebe os erros, muita das vezes já é tarde e é justamente como a Bruna colocou, é nessa hora onde é preciso realizar os ajustes.

São situações preocupantes, entretanto, resta a nós contabilistas e atuantes da área, buscar orientar sempre e tentar diminuir estas situações para que o trabalho possa fluir da melhor maneira possível e possa atingir o objetivo a que se propõe, que é transmitir informações corretas e confiáveis.

Abraços.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade