Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 4.981

Venda de Participação Societária

ANDRESSA

Andressa

Iniciante DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 10 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 16:53

A alteração envolve duas empresas distintas: X e Y. A empresa X é constituída por quatro sócios distintos com as seguintes participações: João = 45%; Maria = 20%; José = 20%; Francisco = 15%. A empresa X possui participação de 50% no capital da empresa Y, então a participação dos sócios da empresa X em Y é: João = 22,5%; Maria = 10%; José = 10%; Francisco = 7,5%. Os sócios João e Francisco resolvem vender cada um 2,5% da sua participação na empresa Y para os demais sócios. Então dessa forma houve uma venda de 5% da participação da empresa X em Y, ficando a mesma com apenas 45% de Y. Na empresa Y ficou fácil a alteração contratual no quadro de sócios, mas o que devo fazer na empresa X, já que os outros dois sócios (Maria e José) não venderam suas participações.


Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 13:32

Nossa, mas que exercício medonho. Queria conhecer este professor que propõe algo tão sem sentido, pois este emaranhado é mais um quebra-cabeça do que uma questão contábil.

Primeiramente, temos que entender que João, Maria, José e Francisco são sócios apenas da empresa X.

Já a uma participação da empresa X na Y em 50% é outro negócio. Não é correto proporcionalizar o investimento na empresa Y pela participação das pessoas na empresa de forma que seja possível que João e Francisco resolvam vender a participação indireta em Y aos demais sócios.

O acionista controlador de Y é a empresa X e não os sócios da empresa X. Parece a mesma coisa, mas não é. Além do mais, se um dos sócios vendeu sua participação indireta em Y para os outros sócios, então nada muda na participação de X e Y.

Na real este exercício é tão absurdo que até a minha resposta já virou um emaranhado de ideias.

Estou curioso para o raciocínio dos demais colegas.

ANDRESSA

Andressa

Iniciante DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 13:57

Boa Maurício!

Também entendo que a participação é da empresa X em Y, e não dos sócios. Mas ocorreu dessa forma mesmo: dois dos sócios venderam a sua participação indireta. No fim das contas, entendo que na empresa Y houve essa alteração de participação, mas na empresa X não, embora os outros dois sócios não tenham recebido dinheiro dessa venda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade