x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 1.192

Como contabilizar?

Daniel Flávio de Lima

Daniel Flávio de Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 19 setembro 2015 | 10:22

Alguém pode ajudar?

Empresa de administração de bens próprios. Contabilização venda

O caso: - 1ª parte

Empresa tinha um imóvel no valor R$ 380.000,00.

Vendeu em 2013, para uma construtora em contrato total por R$ 3.000.000,00

Condições de pagamento:

À vista R$ 2.520.000,00

Restante de R$ 480.000,00 no final da construção do prédio com a entrega de um apartamento.

Fiz os lançamentos:

1º: Débito: Cliente
Crédito: Receita..............3.000.000,00

2º: Débito: Caixa
Crédito: Cliente.............2.520.000,00 (este valor foi tributado)

- Conta cliente (D).......... R$ 480.000,00 (saldo a receber - direito)


2ª parte

Em 2014, as partes refizeram o contrato.

Não entregará o apartamento ao final da construção do prédio.

Pagará o restante (R$ 480.000,00) em 60 parcelas de R$ 15.000,00 com reajustes de 0,5% ao mês.


Dúvida.

Entra a receita de 15.000,00 + juros (todo mês), então contabilmente fica:

Débito - ???? (caixa/banco)
Crédito - Receita

Como fazer os lançamentos do - Cliente a receber?

O que está errado? Como é o correto?

Como "zerar" os saldos das conta cliente no Ativo?

Alguém pode ajudar com a boa contabilidade?









Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 14:13

Boa tarde.

Eu faço os lançamentos seguintes:

Pela alienação do terreno
D - Caixa/Bancos(AC) 2.520.000,00
D - Contas a Receber(AC) 480.000,00
C - Alienação de bens do Ativo Imobilizado(RNO) 3.000.000,00

Pela baixa da Depreciação acumulada(Se tiver depreciação, efetue a baixa. Essa baixa irá influenciar no lançamento abaixo.)
D - Depreciação Acumulada de Imóvel (AI)
C - Imóvel (AI)

Pela baixa do veículo depreciado
D - Custo do Ativo Imobilizado Alienado(DNO) 380.000,00
C - Imóvel (AI) 380.000,00


Pelo recebimento dos valores a prazo
D - Caixa/Bancos(AC) 15.000,00
C - Contas a Receber(AC) 15.000,00

O valor total de juros que serão cobrados sobre cada parcela, já é sabido?

Observações: O ganho de capital é tributado, além das receitas financeiras de 0,5%.


Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Daniel Flávio de Lima

Daniel Flávio de Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 14:49

Obrigado!

Felipe.

Mas,..
Colocando as seguintes observações:
- O contrato inicial da venda total "acabou".
- Há um "novo" contrato, de venda de bem/direito com pagamento em parcelas;
- O valor do novo contrato é de 15.000,00 x 60 parcelas = R$ 900.000,00;
- As parcelas de 15.000,00, são receitas, portanto tributadas;
- Não entendi no seu modelo, como "tributar/contabilizar" a receita.

Li algo a respeito de "contas de resultados pendentes", mas não entendi direito... Seria o caso de completar "fechar o quandro"?

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 15:03

A contabilização da Receita Não Operacional, Alienação de Bens do Ativo Imobilizado está no primeiro lançamento.

Mas não compreendi. Serão 32 parcelas de R$15.000,00 que totalizam R$ 480.000,00 ou 60 parcelas de R$ 15.000,00 que totalizam R$ 900.000,00? A diferença, R$ 420.000,00, também deve ser tributada e reconhecida como receita.

Nunca li nada sobre "contas de resultados pendentes", e também nunca soube da existência dessas contas.


Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Daniel Flávio de Lima

Daniel Flávio de Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 18:23

Felipe

Mas uma vez tenho que agradecer a atenção. Mais algumas considerações...

Não seria um "novo contrato"?

O pagamento será 60 parcelas mensais de R$ 15.000,00. O recebimento das parcelas serão receitas tributadas mês a mês.

Um direito de R$ 480.000,00 que é elevado para R$ 960.000,00 com recebimento mensal de "receita" de R$ 15.000,00 por 5 anos. Com outros papeis assinados, novas garantias, etc, etc.

Acho que tenho que "creditar" receita e debitar "algo".

Como receita será contabilizada?

O raciocínio não é este?

Tenho todas estas dúvidas. Estou discutindo um coisa que pode ser resolvida de outra forma?

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies