x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 25.922

Lançar despesa de Água e Luz

Natercia Neres de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 14:46

Boa tarde!

Estou lançando despesas de Água e luz.
Posso lançar direto , já fazendo pagamento ou tenho que fazer provisão e depois paga-lo?

Se eu fizer direto vai dar problema no balancete?

1º- Fiz umas pesquisas e uns falam de provisões para 13º, Férias
Para luz, água dizem que apropriam-se.

2º - Quais contas devo provisionar, todas aquelas q o pagamento foi feito no mês subsequente a da geração da despesa?

Obrigada

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 20:37

oi, benvinda ao forum natercia!
exemplo de lançamentos de provisão e pagamento

>> talão de luz emitido deu-se dia 26/08/2015 e cujo o vencimento dar-se-ia dia 12/09/2015
como a leitura do consumo deu-se no mês de agosto, em cumprimento ao * princípio contábil da competência lança-se

* reconhecimento da despesa no momento em que ela é gerada

data: 26/08/2015
d- consumo de energia elétrica (**despesas operacionais\despesas gerais e administrativas)
c- coelce a pagar (passivo circulante\contas a pagar)
valor referente nosso consumo de luz neste mês conforme nota fiscal fatura xxx
$$$

** se tal consumo referir-se a algum setor de produção da empresa, o mesmo passaria a ser lançado no grupo dos " custos operacionais"

dt. 12/09/2015
d - coelce a pagar (idem acima)
c - caixa ou banco c/c. (ativo circulante\disponível)
vlr ref n/ pgto. talão de luz...
$$$

boa noite a todos!

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 08:35

Oi, bom dia

Obrigada por todas as respostas enviadas.

Só para eu entender melhor esta questão da provisão.
Eu preciso fazer provisão para todas as despesas que serão pagas no mês subsequente?

Outra dúvida,

Qual diferença de provisão e apropriação? Tem semelhanças estas palavras na contabilidade.

Grata.

KARINA QUADROS

Karina Quadros

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:19

Olá Natércia,

tenho a mesma dúvida que você....
casualmente estou trabalhando com uma contabilidade cuja empresa é Optante pelo SImples Nacional, e o contador responsável me diz que para essa modalidade de tributação as despesas como água,luz, telefone, o imposto Simples..tudo PODE ser lançado direto na Despesa. Eu particularmente não concordo, acho que deve ser sim provisionado mesmo sendo a empresa Optante pelo SImples, pelo menos foi assim que aprendi quando estudei!
Por isso vendo esse fórum, pergunto aos participantes/colegas se alguém pode me ajudar, se eu devo sim apropriar, ou lanço direto na despesa??

obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade