x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 32.745

Interpretação do balancete

Natercia Neres de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 13:44

Boa tarde!

Toda vez que abro algum balancete de qualquer cliente, olho aquela estrutura e não entendo nada.

Como posso interpretar o balancete? Tudo que sei é que débitos e créditos tem que estarem iguais. E que contas saldo devedor não pode estar credor e vice - versa.

Fora isso não sei se o resto esta certo.

Como posso analisar um balancete, e qual procedimentos para eu ter certeza de que ele está completamente correto.

Desde já agradeço.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 13:55

Natercia

Além das exigencias já elencadas por você, para comprovar a exatidão do balancete deve haver a conciliação contábil, processo onde você irá analisar as contas do balancete e levantar o que compõe o saldo de cada uma

Exemplo: Contas a Pagar
Saldo: 2.000,00 C

Composição:
NF 00x1 do fornecedor XPTO Ltda.: 500,00
NF 12x5 do fornecedor Rebimboca da Parafuseta S.A.: 1.500,00

Fazendo isso para todas as contas de ativo e passivo e verificando se nas contas de despesa e receita os valores lançados se referem realmente àquela receita/despesa você irá comprovar a exatidão de seu balancete, bem como do restante de suas informações

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 14:55

Boa tarde!

Natercia Neres,

Isso mesmo que o Rodrigo mencionou... O processo de conciliação contábil é de suma importância para manter as contas que compõem o balancete em ordem e os saldos corretos. Deve-se fazer isso com todas as contas. Para ter uma noção sobre conciliação contábil, veja o link abaixo:

http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/conciliacao-contabil.htm

Att.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 15:28

Ok! Obrigada a todos.

Deixe só eu tirar mas uma dúvida.

Quando eu tirar o razão por exemplo da conta caixa de um determinado período. O saldo devedor tem que ser igual ao do credor. Caso contrario a conta caixa citada no exemplo está errada.

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 16:27

Olá Natercia,

Respondendo a sua pergunta: Não! O saldos devedores e credores do caixa raramente dão iguais, exceto em casos de que haja o depósito de todo o saldo remanescente do caixa no final do dia. Nesse caso sim, ele irá apresentar um saldo de 0,00 (débitos = créditos). Outra forma disso acontecer, é quando se usa o saldo remanescente para pagar alguma duplicata/despesas, por exemplo.

No mais, o ideal é que nunca apresente saldo credor, afinal isso pode indicar falta de conciliação ou até omissão de receitas por parte da empresa.

"O saldo credor de caixa (caixa negativo) é indício lógico de falta de escrituração de receitas.

A falta do registro de custos, despesas, pagamentos pela aquisição de bens permanentes ou de direitos de qualquer natureza, admite a presunção de omissão de receitas, pois a ausência do registro faz pressupor que este foi efetuado com dinheiro á margem da contabilidade.
O chamado "passivo fictício" tem seu fundamento na seguinte lógica: pagam-se, por exemplo, duplicatas a fornecedores com dinheiro do "caixa dois". Como não há saldo de caixa(contábil) suficiente, não se procede a baixa porque ocorreria o “estouro do caixa” contábil (saldo credor de caixa). Desta forma, mantém-se o passivo pendente de registro, embora pago, baixando-o quando o caixa contábil apresenta condições. A forma de identificar o passivo fictício mais comumente encontrado nas empresas é comparar o saldo da conta fornecedores, existente na data do balanço, com as duplicatas representativas deste saldo. Pela análise da data da quitação verifica-se a ocorrência ou não de passivo fictício, ou seja, as duplicatas quitadas antes do balanço, ainda pendentes contabilmente, representam passivo fictício.
" Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/audtrib_omissaodereceita.htm

Espero ter ajudado.

Att.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies