x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 993

Até onde se sacrificar por um futuro?

Maurício Sanches

Maurício Sanches

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 08:21

Bom Dia,

desejo a opinião de vocês!

Atualmente tenho um carro, um gol 1.0 completo com bancos em couro, farol de milha em perfeito estado ano 2009, eu pago por ele mensalmente 669,00 de parcela, é um pouco salgada , mais o carro é muito bom por ser completo e econômico, já paguei em torno de 5 parcela.

Agora vem a questão, estou querendo cursar uma faculdade de contabilidade, já passei no vestibular e fiz minha matricula, só que com a faculdade vem os gastos... transporte, alimentação, livros, mensalidade (enquanto ainda não tenho FIES) .

sei que quando concluir a faculdade e conseguir o CRC, ai então trabalhar com bastante dedicação na área, vou conseguir comprar um carro melhor, ter melhor qualidade de vida e se sentir realizado.

Levando oque eu disse em consideração,

vale a pena eu vender o meu carro para alguém assumir a divida, pegando um valor aproximado de 6.000,00, que foi oque eu paguei da entrada, e colocar esse dinheiro no banco para ir pagando a faculdade com ele,

pois não sei se quero continuar no serviço que trabalho atualmente.. e nos tempos de agora, tenho medo de ficar desempregado ..
com esse dinheiro no banco, eu pagaria 1 ano de faculdade, o tempo mais do que suficiente para conseguir outro emprego..

Até onde vale a pena investir ?
Vale sacrificar bens para conseguir outros ?

Obrigado amigos..

Att .
Maurício Sanches
Auxiliar Administrativo

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
- Robert Collier, escritor.
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 08:57

Bom dia Maurício,

Olha, não sei em quantas parcelas você comprou o seu carro, mas a parcela está bem salgada hein...

Cara, se você tem medo de ficar desempregado e tal, e ainda assume esses novos gastos com faculdade, realmente é preocupante ficar com a prestação desse carro neste momento. A péssima notícia para você, é que as agências estão oferecendo condições fantásticas para quem quiser comprar carro, e isso derruba o preço para quem quer vender o seu no particular.

Quanto a vantagem:

Em Economia a gente tem uma máxima que diz que as condutas do ser humano são pautadas pela Maximização do Conforto e Minimização do Desconforto.

Mas para falar da vantagem, precisamos falar em custo benefício. No seu outro tópico anterior, não entrei na questão, e se não houver a preocupação com desemprego e tudo mais, dá para manter o carro e pagar a faculdade, se privando de outras coisas, mas dá. Não entrei na questão da venda do carro porque os benefícios também são muito grandes. Ter um carro facilita muito a vida, inclusive, para voltar da faculdade tarde da noite... Você precisa avaliar o desconforto que isto vai representar, e isso só você pode avaliar, não cabe a ninguém dar pitaco. A falta que um carro faz para mim, pode ser diferente da falta que faria para você. Mas você tem opções pense em scooters e similares...

Não me parece que você tenha feito um bom negócio na compra do carro em termos financeiros, mas está feito. Além das parcelas, você precisa pensar nos custos de manutenção, gasolina, seguro e eventuais problemas como acidentes e tal. Mas é uma questão que só você pode definir isso, pois só você sabe onde o seu calo aperta mais.

Carro não é investimento. Carreira sim. Você está comparando bens de valor diferentes, um bem de retorno imediato, e um investimento de longo prazo. Você pode aceitar um desconforto agora pensando numa maximização do conforto no futuro, ou manter o conforto agora e não se preocupar com o futuro... Mas isso, é personalíssimo, não tem certo ou errado.

Para ilustrar, deixo para sua reflexão as frases de dois grandes ícones do mundo dos negócios:

Warren Buffet que diz que o melhor investimento que ele fez na vida foi a educação, e Keynes fala que no longo prazo todos estaremos mortos.

Boa sorte na sua escolha, mas a escolha é só sua, precisa ser só sua.

Forte Abraço.

Maurício Sanches

Maurício Sanches

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 10:00

Sergio Fernandes Junior

Amigo, peço desculpas por levantar a mesma questão duas vezes..
e também digo obrigado por me ajudar nas duas, com uma opinião muito forte e muito bem elaborada.

realmente a parcela do carro está muito salgada, fiz besteira em não pensar direito nos juros...

quanto a meu emprego, estou realmente querendo sair do atual, estou extremamente sobrecarregado de serviços que quando fui admitido não eram meus... não consigo dormir a noite pensando nas responsabilidades, mais enfim muito obrigado pela opinião tão bem elabora e por deixar bem claro que a escolha é minha, que devo para alguma hora do meu dia pensar em oque farei..

gostei da frase de reflexão

"o melhor investimento que ele fez na vida foi a educação"

vou investir na educação!

Obrigado,

Att .
Maurício Sanches
Auxiliar Administrativo

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
- Robert Collier, escritor.
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 10:02

Bom dia Mauricio,

Nossa carinho essa parcela em. Bom eu no seu lugar, venderia o carro pelo valor que vale, quitaria a divida e ficaria livre das parcelas. Pois acredito que dificilmente você ira conseguir pegar o valor que deu de entrada e transferir a divida, como disse nosso colega Sergio, as agencias estão dando ótimos descontos na compra de carro até zero.

A meu ver, investimento em educação nunca é ruim, pode demorar o retorno mais ele sempre vem. Como disse nosso colega também, Carro traz um conforto enorme na hora de voltar da faculdade, eu no meu caso comprei uma scooter, barata e econômica.

Pense direito, faça a escolha mais sensata que valera a pena a você.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Paulo

Paulo

há 9 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 10:03

Bom dia Maurício,

Por nada, disponha. E não precisa se desculpar, imagino o quanto isso deve estar lhe afligindo.

Quanto a seu emprego, fica esperto, em tempos de crise está todo mundo acumulando funções mesmo, e sair é ruim para conseguir recolocação... Se for o caso de sair, procure outro ainda trabalhando.

Abraço

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 10:52

Bom dia!

Legal esse tópico pois a franqueza de nosso colega Maurício é impactante, mas vou dar uma agulhada..rsrsrr

Mauricio, não sei e não é isso que queria saber.. mas você tem que fazer as contas...Salário Bruto - Descontos = Salário Liquido

Sal.Liquido - Despesas Pessoais - Ajuda Financeira em casa (caso tenha) - Prestação Carro = Salário Livre

Salário Livre - Prestação Faculdade = Saldo positivo ou negativo

Aí, você poderá ver no que pode economizar, onde baixar os custos para que o saldo fique pelo menos zerado, e você não se desfaz do bem...

Geralmente essa conta recai nos gastos pessoais (baladas, cigarros, bebidas, roupas, calçados, etc.etc (não estou falando que vc tem vícios, por favor.. mas estou supondo apenas).

Faça as contas meu jovem.... é o melhor a fazer inicialmente.....

Quanto à vender o carro.. tenha muito cuidado se você conseguir vender para um particular... Geralmente como postaram acima.. as revendedoras estão vendendo muito carro usado.... aí vai um comprar de você com o nome sujo por exemplo ele pode não conseguir fazer a transferencia do financiamento para o nome dele.... e querer combinar com você que ele vai pagar a prestação que continuará no seu nome...

Saia fora disso, porque é fria.. acontece qualquer coisa e você perde o carro, o nome e o amigo...

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Paulo

Paulo

há 9 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 11:35

hahaha

Valeu Mateus da Silva Barbosa. Espero poder ajudar sempre, e que a sua vida financeira possa sempre melhorar mais e mais.

Forte abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade